Nem o pico da pandemia travou a aprovação de Costa, que aumenta distância para Rio

Mário Cruz / Lusa

António Costa aumentou a distância para Rui Rio na mais recente sondagem que avaliou as políticas e liderança, a atuação no último mês e a confiança nos dois políticos.

A mais recente sondagem para da Aximage para o DN, JN e TSF revela que António Costa vê a sua vantagem sobre Rui Rio reforçada, com os portugueses a avaliarem melhor o primeiro-ministro em políticas e liderança, atuação no último mês e confiança.

O fosso entre os líderes dos dois partidos com maior representação política continua a aumentar. Nem o pico da pandemia registado em janeiro e fevereiro, após a época natalícia, conseguiu abalar a confiança dos portugueses em António Costa.

Segundo o barómetro da Aximage, 60% fazem uma apreciação positiva da sua atuação enquanto líder partidário no último mês. Isto constitui um aumento de seis pontos percentuais relativamente à última sondagem, realizada em dezembro. Em contrapartida, 20% fazem uma apreciação negativa do seu desempenho (menos cinco pontos percentuais).

Por sua vez, o líder do PSD, Rui Rio, tem 33% de apreciações positivas e 34% de avaliações negativas.

Costa também solidificou a sua base, sendo que 40% apreciam simultaneamente a personagem e as ideias do socialista. Independentemente da políticas, 61% dos portugueses apreciam a pessoa em si. Já a adesão às políticas, sem pesar a personalidade, é de 50%.

A sondagem mostra ainda que 35% não gostam nem de Rui Rio nem das ideias que este defende. Apenas 16% dos portugueses manifesta uma adesão total. Independentemente da personalidade, o social-democrata regista 28% de apoio. A situação de Rio aumenta quando se retira o apoio às políticas da equação, registando uma aprovação de 41%.

No indicador “confiança para primeiro-ministro”, as diferenças entre os dois políticos são ainda maiores, com Costa a manter a liderança face a Rui Rio a larga distância: 54% contra 18%.

No frente a frente trimestral, 35% não gostam de Rui Rio nem das suas políticas, 16% aprovam Rio em toda a linha e, entre os eleitores do PSD, apenas metade subscreve tanto o líder como as políticas.

O eleitorado que se assume como social-democrata apresenta-se dividido sobre António Costa: 20% aprovam a liderança e as políticas, 20% gostam do líder mas não das políticas e 40% dos inquiridos do PSD reprovam Costa tanto como líder como pelas políticas defendidas.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 24 e 27 de março. Foram recolhidas 830 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,40%.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Descanse que não vai ficar sem os subsídios de Natal e Férias, não vai ser retirado mensalmente um terço do vencimento, como aconteceu em 2013

      • Por agora… Depois de voltarem a roubar tudo como fizeram no passado e deixarem novamente o país com uma mão à frente e outra atrás, lá terá de ser.
        Mas por essa altura já reret novos Varas e Sócrates a serem detidos. E a minha aposta vai para todo o setor da energia e ambiente, que de resto já anda a ser investigado. Até já há escutas validadas, inclusivamente com o primeiro-ministro.
        Mas pode ficar descansada que depois virá alguém limpar a vossa porcaria.

      • Estás a esquecer-te que quem pôs o pais na bancarrota foi um governo do PS… Pela terceira vez desde o 25 de Abril… E foi o responsável pelo acordo com a tróica e pelas condições desse acordo! Aqueles que acusas de ter cortado subsídios e vencimentos só cumpriram o que o PS acordou, quando já não tínhamos dinheiro para pagar ordenados nem reformas!

  1. O Rio aproximar-se de “peças” como o Santana, Isaltino, A. Oliveira, Suzana Garcia, etc, etc e depois que o quê??!

RESPONDER

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …

"Vamos lutar até aos portões do inferno". Plano de vacina obrigatória de Biden suscita críticas e processos

O anúncio do plano de vacinação Joe Biden suscitou aplausos do lado Democrata, mas muitas críticas de governadores Republicanos, que estão a processar a administração norte-americana. Ainda não passou uma semana desde o anúncio, mas o …

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …