Nem o pico da pandemia travou a aprovação de Costa, que aumenta distância para Rio

Mário Cruz / Lusa

António Costa aumentou a distância para Rui Rio na mais recente sondagem que avaliou as políticas e liderança, a atuação no último mês e a confiança nos dois políticos.

A mais recente sondagem para da Aximage para o DN, JN e TSF revela que António Costa vê a sua vantagem sobre Rui Rio reforçada, com os portugueses a avaliarem melhor o primeiro-ministro em políticas e liderança, atuação no último mês e confiança.

O fosso entre os líderes dos dois partidos com maior representação política continua a aumentar. Nem o pico da pandemia registado em janeiro e fevereiro, após a época natalícia, conseguiu abalar a confiança dos portugueses em António Costa.



Segundo o barómetro da Aximage, 60% fazem uma apreciação positiva da sua atuação enquanto líder partidário no último mês. Isto constitui um aumento de seis pontos percentuais relativamente à última sondagem, realizada em dezembro. Em contrapartida, 20% fazem uma apreciação negativa do seu desempenho (menos cinco pontos percentuais).

Por sua vez, o líder do PSD, Rui Rio, tem 33% de apreciações positivas e 34% de avaliações negativas.

Costa também solidificou a sua base, sendo que 40% apreciam simultaneamente a personagem e as ideias do socialista. Independentemente da políticas, 61% dos portugueses apreciam a pessoa em si. Já a adesão às políticas, sem pesar a personalidade, é de 50%.

A sondagem mostra ainda que 35% não gostam nem de Rui Rio nem das ideias que este defende. Apenas 16% dos portugueses manifesta uma adesão total. Independentemente da personalidade, o social-democrata regista 28% de apoio. A situação de Rio aumenta quando se retira o apoio às políticas da equação, registando uma aprovação de 41%.

No indicador “confiança para primeiro-ministro”, as diferenças entre os dois políticos são ainda maiores, com Costa a manter a liderança face a Rui Rio a larga distância: 54% contra 18%.

No frente a frente trimestral, 35% não gostam de Rui Rio nem das suas políticas, 16% aprovam Rio em toda a linha e, entre os eleitores do PSD, apenas metade subscreve tanto o líder como as políticas.

O eleitorado que se assume como social-democrata apresenta-se dividido sobre António Costa: 20% aprovam a liderança e as políticas, 20% gostam do líder mas não das políticas e 40% dos inquiridos do PSD reprovam Costa tanto como líder como pelas políticas defendidas.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 24 e 27 de março. Foram recolhidas 830 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade. À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,40%.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Descanse que não vai ficar sem os subsídios de Natal e Férias, não vai ser retirado mensalmente um terço do vencimento, como aconteceu em 2013

      • Por agora… Depois de voltarem a roubar tudo como fizeram no passado e deixarem novamente o país com uma mão à frente e outra atrás, lá terá de ser.
        Mas por essa altura já reret novos Varas e Sócrates a serem detidos. E a minha aposta vai para todo o setor da energia e ambiente, que de resto já anda a ser investigado. Até já há escutas validadas, inclusivamente com o primeiro-ministro.
        Mas pode ficar descansada que depois virá alguém limpar a vossa porcaria.

      • Estás a esquecer-te que quem pôs o pais na bancarrota foi um governo do PS… Pela terceira vez desde o 25 de Abril… E foi o responsável pelo acordo com a tróica e pelas condições desse acordo! Aqueles que acusas de ter cortado subsídios e vencimentos só cumpriram o que o PS acordou, quando já não tínhamos dinheiro para pagar ordenados nem reformas!

  1. O Rio aproximar-se de “peças” como o Santana, Isaltino, A. Oliveira, Suzana Garcia, etc, etc e depois que o quê??!

RESPONDER

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …