António Costa: “Até agora não faltou nada aos hospitais e não é previsível que falte”

Hugo Delgado / Lusa

Em entrevista à TVI, esta segunda-feira, António Costa mostrou-se tranquilo no que toca aos meios disponíveis na área da Saúde em Portugal para lidar com o surto do novo coronavírus.

“Até agora não faltou nada aos hospitais e não é previsível que falte”, disse o primeiro-ministro português, acrescentando ainda que foram já comprados 500 ventiladores à China por 10 milhões de dólares.

“Houve já um reforço de mil médicos e 1800 enfermeiros, um reforço da capacidade de resposta da linha de Saúde 24″, disse ainda António Costa.

Com o país em estado de emergência, Costa relembrou que é crucial manter a calma para não entrar em pânico. “Temos autoridades de saúde que estão a seguir as melhores práticas”, reiterou, citado pelo Correio da Manhã.

Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas, segundo o boletim desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No que respeita ao número de infetados por Covid-19, deu-se um aumento de 29% relativamente aos números divulgados neste domingo.

Das 2.060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus oriundo da China(SARS-CoV-2), a grande maioria (1.859) está a recuperar em casa, 201 estão internadas, 47 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Segundo os dados do organismo liderado por Graça Freitas, 14 recuperados (mais nove do que ontem) e 1402 pessoas à espera de resultados laboratoriais.

O novo coronavírus já causou pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro, de acordo com um balanço desta segunda-feira da agência noticiosa France-Presse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Maior surpresa do que o aparecimento do coronavirus é o facto das pessoas votarem neste primeiro ministro ou o Jorge Jesus ter sido condecorado pelo Presidente. Este novo comendador desejou que as pessoas ficassem contaminadas.

  2. Como não tem faltado nada aos hospitais, das próximas vezes vai lá ‘vocelência’ entregar o que falta, de preferência nos locais de maior contaminação!

  3. Grande mentiroso.
    Alguma TV deveria fazer uma entrevista conjunta entre A.Costa e o Bastonário dos Médicos.
    A mais de uma centena de médicos infectados diz bem das protecções que lhes tem sido fornecidas.

  4. Considero verdadeiramente inacreditável que se minta com esta facilidade, perante uma situação tão grave. Só quem não está nos hospitais é que pode fazer esta afirmação. Quando uma pessoa acredita na sua própria mentira, torna-se definitivamente mentiroso compulsivo.

  5. É muito provável que venha a faltar material descartavel, devido a utilização intensiva. O prazo de reabastecimento pode oscilar entre horas ou dias, é infelizmente um imponderável na situação tão calamitosa que vivemos. De mesmo modo também é dito que não faltaram bens essenciais nas grandes superficies, e constata-se que mesmo assim há prateleiras esvaziadas em pouco tempo, sendo reabastecidas conforme a reserva ou no dia seguinte. Se alguns fossem menos egoístas, seria melhor para todos nós !

  6. O Primeiro Ministro mente, mente, mente. Tenho na família um médico e 4 enfermeiros. Todos clamam por uma enorme falta de meios de proteção individual, chegando quase ao desespero.
    Eu próprio já paguei mais de mil euros nesses meios que o Estado deveria garantir.
    Somos um país à deriva e do salve-se quem puder. Triste….muito triste…

  7. Desejo que continue firme no seu posto aprovando medidas que contenham o surto e que promovam o bem-estar das pessoas. Já se sabe que por muito que se faça haverá sempre uma meia dúzia de ignorantes, antipatriotas e doentes da partidarite aguda que querem o “quanto pior melhor”, mas estes infelizmente são poucos e cada vez menos. Vamos em frente, o inimigo é o virus. Boa sorte para si e para todos nós.

  8. Como é possivel que os portugueses votem nesta pessoae neste partido? Gostam de ser enganadas! Ou então estão com saudades de serem liderados por mentirosos ao género “Sócrates”

  9. Fazer tais afirmações é no mínimo uma falta de respeito para com os profissionais de saúde que se batem com enormes casos de doença e muita falta de meios que é do conhecimento geral, vir com fantasias nada adianta, mas infelizmente nem é apenas nos hospitais que há falta de meios, onde é que uma pessoa encontra, álcool ou qualquer desinfectante, máscaras etc.? Nada existe no mercado e se houver será a preços proibitivos e o governo nada faz para castigar severamente os oportunistas. Mas infelizmente este vírus veio pôr à prova todas as fragilidades da União Europeia, pois não é só por cá que esta falta de meios acontece, pelos vistos é por toda a Europa que agora deixa cair a máscara das asneiras que têm feito ao longo dos anos, caso mais flagrante a globalização e agora é constatar que nestes países se necessitam de uma simples máscara para não falar dos ventiladores, têm que se socorrer da China para nos socorrer agora com milhões de apetrechos e onde faz uma negociata monumental com o mal que nos transmitiu. Os políticos europeus que se preparem para depois da guerra do vírus enfrentarem a guerra da contestação por toda a Europa e duvido muito que as coisas fiquem apenas por aí, o colapso da UE poderá estar eminente, ninguém fala agora do Brexit, mas possivelmente cada vez mais serão aqueles que acreditam que afinal os britânicos estarão dentro da razão. Desprover os países do aproveitamento dos seus recursos naturais para entregar a terceiros quer dentro ou fora da União quanto a mim é um crime, aconteceu em muito lado e só comprova a incompetência de todos os políticos envolvidos em tais negociatas. Vou apenas dar um exemplo concreto, o álcool e aguardente provinham em grande parte do figo preto, cultura que foi abatida já há vários anos na região onde habito por imposição da UE para que o produto seja importado de um país de leste, resultado está à vista!.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …