Cortes de Rio estão a pôr o PSD a dar lucro. Carros até têm controlo de velocidade

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

A estratégia de Rui Rio está a funcionar e as contas do partido estão a ir de vento em popa. Para poupar nas multas, o partido até instalou um sistema de controlo de velocidade por GPS.

O líder social-democrata decidiu fazer uma gestão zelosa das contas do partido para manter a fama das boas contas do Porto. Desta forma, o PSD deu ordens aos funcionários da São Caetano para cumprirem as regras de trânsito quando conduzem os carros do partido- e até mandou instalar um sistema de controlo de velocidade por GPS nas viaturas, de modo a reduzir o valor pago em multas.

Entre 2015 e 2017, o PSD pagou 8,9 mil euros só em coimas de trânsito, um “facto que não pode ser admitido por um partido que se quer cumpridor”, lê-se no Relatório de Gestão e Contas de 2018, que esta sexta-feira Rui Rio levou à apreciação do Conselho Nacional, em Viana do Castelo.

No ano passado, o PSD deu um lucro de 770 mil euros. Este valor contrasta com o ano de 2017 (durante a liderança de Pedro Passos Coelho), que registou um prejuízo de 2,5 milhões de euros.

Estes resultados financeiros positivos do PSD fazem parte também de uma estratégia política, uma vez que o relatório, assinado pelo secretário-geral José Silvano, está repleto de críticas à anterior liderança.

O partido deixou de estar em falência técnica“, foi assim que resumiu o dirigente numa das primeiras conclusões do relatório. O ex-autarca portuense quer dar como exemplo ao país o que está a fazer em relação às contas do partido, avança o Expresso.

A redução abrupta nas despesas não dispensou esforço, tendo sido feitos cortes significativos: menos 30% em deslocações e estadias, menos 39% em telecomunicações (os gastos reduziram-se de 121 mil para 73 mil euros), menos 43,1% em combustíveis, menos 70% em prestação serviços de media, menos 55,8% na manutenção de viaturas.

Além disso, o aniversário do PSD custou menos 56% e a festa do verão custou menos 79%, passando de 77,5 mil euros para 16,2 mil. Esta política de contenção de gastos resultou numa redução em 186 mil euros no total de fornecimentos e serviços externos.

Só os gastos com o serviço postal subiram 4,5%, sobretudo por causa do envio de avisos para pagamento de quotas.

No passivo do partido, registou-se uma redução de 33% em 2018, o que representa “um montante total de 4,7 milhões de euros”, avança o relatório, “resultado alcançado através da contenção de custos na sede nacional e com a liquidação de dívidas a fornecedores”. Contudo, mesmo assim, o passivo ainda se mantém nos 9,7 milhões de euros.

A liderança também promoveu uma reavaliação do valor do imobiliário do PSD que fez subir o valor do ativo para 29,8 milhões de euros. “Assim, fruto de todos estes eventos, a situação líquida do partido, que era em 2017 negativa em 1,3 milhões de euros, inverteu por completo, sendo agora positiva em 20 milhões de euros“, lê-se no documento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …