Cortes de Rio estão a pôr o PSD a dar lucro. Carros até têm controlo de velocidade

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

A estratégia de Rui Rio está a funcionar e as contas do partido estão a ir de vento em popa. Para poupar nas multas, o partido até instalou um sistema de controlo de velocidade por GPS.

O líder social-democrata decidiu fazer uma gestão zelosa das contas do partido para manter a fama das boas contas do Porto. Desta forma, o PSD deu ordens aos funcionários da São Caetano para cumprirem as regras de trânsito quando conduzem os carros do partido- e até mandou instalar um sistema de controlo de velocidade por GPS nas viaturas, de modo a reduzir o valor pago em multas.

Entre 2015 e 2017, o PSD pagou 8,9 mil euros só em coimas de trânsito, um “facto que não pode ser admitido por um partido que se quer cumpridor”, lê-se no Relatório de Gestão e Contas de 2018, que esta sexta-feira Rui Rio levou à apreciação do Conselho Nacional, em Viana do Castelo.

No ano passado, o PSD deu um lucro de 770 mil euros. Este valor contrasta com o ano de 2017 (durante a liderança de Pedro Passos Coelho), que registou um prejuízo de 2,5 milhões de euros.

Estes resultados financeiros positivos do PSD fazem parte também de uma estratégia política, uma vez que o relatório, assinado pelo secretário-geral José Silvano, está repleto de críticas à anterior liderança.

O partido deixou de estar em falência técnica“, foi assim que resumiu o dirigente numa das primeiras conclusões do relatório. O ex-autarca portuense quer dar como exemplo ao país o que está a fazer em relação às contas do partido, avança o Expresso.

A redução abrupta nas despesas não dispensou esforço, tendo sido feitos cortes significativos: menos 30% em deslocações e estadias, menos 39% em telecomunicações (os gastos reduziram-se de 121 mil para 73 mil euros), menos 43,1% em combustíveis, menos 70% em prestação serviços de media, menos 55,8% na manutenção de viaturas.

Além disso, o aniversário do PSD custou menos 56% e a festa do verão custou menos 79%, passando de 77,5 mil euros para 16,2 mil. Esta política de contenção de gastos resultou numa redução em 186 mil euros no total de fornecimentos e serviços externos.

Só os gastos com o serviço postal subiram 4,5%, sobretudo por causa do envio de avisos para pagamento de quotas.

No passivo do partido, registou-se uma redução de 33% em 2018, o que representa “um montante total de 4,7 milhões de euros”, avança o relatório, “resultado alcançado através da contenção de custos na sede nacional e com a liquidação de dívidas a fornecedores”. Contudo, mesmo assim, o passivo ainda se mantém nos 9,7 milhões de euros.

A liderança também promoveu uma reavaliação do valor do imobiliário do PSD que fez subir o valor do ativo para 29,8 milhões de euros. “Assim, fruto de todos estes eventos, a situação líquida do partido, que era em 2017 negativa em 1,3 milhões de euros, inverteu por completo, sendo agora positiva em 20 milhões de euros“, lê-se no documento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …