O cortejo fúnebre do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela vai percorrer as ruas da capital Pretória durante três dias consecutivos, anunciou hoje o governo sul-africano, encorajando a população a acompanhar o percurso.
“Cada manhã, quando os restos mortais deixarem a casa mortuária para serem expostos ao público, as ruas serão abertas”, disse a porta-voz do governo, Neo Momodu.
“Encorajamos [as pessoas] a colocarem-se ao longo do percurso quando o corpo passar pelas ruas de Pretória” até à sede do governo, indicou Neo Momodu, diretora do Gabinete de Comunicação e Informação governamental.
Forças Armadas mobilizadas para ajudar nos preparativos do funeral
As Forças Armadas Sul-Africanas estão a mobilizar parte do seu efetivo para participar nos preparativos do funeral do antigo presidente Nelson Mandela, falecido na quinta-feira aos 95 anos.
Os militares e civis, “cujas unidades têm missões de apoio logístico” devem interromper as férias e cancelar todos as saídas para se apresentarem “nas respetivas unidades, bases ou casernas até à meia-noite”, refere um comunicado das Forças Armadas Nacionais Sul-Africanas (SANDF, na sigla em inglês).
O governo decretou uma semana de luto nacional e a realização de funeral de Estado para o herói da luta contra a segregação racial na África do Sul, que será sepultado a 15 de dezembro em Qunu (no sul).
/Lusa