Corpos de mães solteiras poderão estar enterrados junto aos filhos no convento na Irlanda

Vários corpos de mães solteiras poderão estar enterrados junto aos seus filhos num convento de freiras na Irlanda, onde se acredita que estejam restos mortais de quase 800 recém-nascidos, noticia hoje o jornal Sunday Times.

A investigação é de uma historiadora irlandesa, que confirmou que poderão estar enterradas 796 crianças não identificadas numa cuba de betão ao lado de um antigo convento católico em Tuam, no condado de Galway, na Irlanda, conhecido como “A Casa”.

Catherine Corless encontrou notas sobre a morte e enterro, sem caixão nem pedra tumular, de 796 recém-nascidos, no edifício que abrigava mães solteiras — conhecidas por “Magdalene Sisters” (Irmãs de Madalena) – recebidas entre 1925 e 1961 no convento de freiras por terem engravidado fora de um casamento ou na sequência de comportamentos considerados imorais, num país de forte tradição católica.

A historiadora acredita que poderão estar também enterrados os corpos de nove mulheres, mães de algumas das crianças também sepultadas, tendo encontrado registos de pelo menos três delas.

De acordo com o Sunday Times, a historiadora fez corresponder os endereços que constam nos certificados de óbito dessas três mulheres com algumas das crianças alegadamente também lá enterradas.

Catherine Corless disse ainda ao jornal que desde que a sua descoberta se tornou pública, na semana passada, tem recebido muitos pedidos por ‘email’ de pessoas que procuram verificar os certificados de morte de familiares.

Limerick1914 / Flickr

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Para a historiadora, a descoberta dos quase 800 esqueletos é “a ponta do iceberg” pois suspeita que o governo irlandês mantenha em segredo certificados de óbito de perto de 4.000 bebés que foram enterrados em condições semelhantes.

O primeiro-ministro irlandês, o democrata cristão Enda Kenny, admitiu a possibilidade de alargar a pesquisa sobre Tuam a outras casas de acolhimento de ordens religiosas espalhadas pelo país.

A Amnistia Internacional pediu ao Executivo para investigar o caso que chocou o país, onde a Igreja Católica enfrentou décadas de escândalos por milhares de casos de maus tratos com crianças.

No momento, o Governo irlandês pediu à polícia para elaborar um relatório com todas as informações disponíveis, que irá ser remetido para um grupo interministerial, que ficará a cargo desta investigação.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …