//

796 esqueletos de crianças encontrados em convento irlandês

1

garyfgarcia / Flickr

-

Rejeitadas em vida, estas crianças foram esquecidas na morte. Os esqueletos de 796 recém-nascidos foram encontrados por uma historiadora irlandesa numa cuba de betão ao lado de um antigo convento católico na cidade de Tuam, na Irlanda, onde jovens grávidas e solteiras foram acolhidas entre 1925 e 1961.

Ao efetuar pesquisas nos arquivos de um antigo convento da sua localidade, a vila de Tuam, no oeste da Irlanda, a historiadora Catherine Corless encontrou notas sobre a morte e enterro, sem caixão nem pedra tumular, de 796 recém-nascidos.

Os habitantes de Tuam desde sempre suspeitaram que as crianças ilegítimas do antigo lar para “mulheres caídas em desgraça” eram enterrados secretamente nas redondezas.

Mas só depois de ter investigado os arquivos do convento é que a historiadora teve a noção do tamanho do cemitério.

“Alguém mencionou a existência de um cemitério para recém-nascidos, mas o que encontrei foi muito mais que isso”, declarou Corless.

“O que encontrei é literalmente uma gigantesca vala comum para crianças”, afirmou a historiadora.

As crianças nascidas destas mulheres eram dadas para adopção e afastadas das mães, ou mantidas na Casa (The Home), nome dado ao lar do convento, negligenciadas e estigmatizadas pela comunidade local.

Limerick1914 / Flickr

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Corless lembra-se de na sua infância ver “os bebés da Casa”. Recorda-se de que eram relegados para o fundo das salas nas aulas e de serem gozados pelos outros estudantes – inclusivamente, por ela própria.

William Joseph Dolan, familiar de uma criança que viveu na instituição, apresentou uma queixa para perceber o que se passou na época.

Num outro escândalo, entre 1922 e 1996, mais de dez mil mulheres jovens e mulheres trabalharam gratuitamente em lavandarias exploradas comercialmente por religiosas católicas na Irlanda.

Conhecidas como Magdalene Sisters (Irmãs de Madalena), as mulheres tinham engravidado fora de um casamento ou tinham comportamentos considerados imorais, num país de forte tradição católica.

ZAP/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.