796 esqueletos de crianças encontrados em convento irlandês

garyfgarcia / Flickr

-

Rejeitadas em vida, estas crianças foram esquecidas na morte. Os esqueletos de 796 recém-nascidos foram encontrados por uma historiadora irlandesa numa cuba de betão ao lado de um antigo convento católico na cidade de Tuam, na Irlanda, onde jovens grávidas e solteiras foram acolhidas entre 1925 e 1961.

Ao efetuar pesquisas nos arquivos de um antigo convento da sua localidade, a vila de Tuam, no oeste da Irlanda, a historiadora Catherine Corless encontrou notas sobre a morte e enterro, sem caixão nem pedra tumular, de 796 recém-nascidos.

Os habitantes de Tuam desde sempre suspeitaram que as crianças ilegítimas do antigo lar para “mulheres caídas em desgraça” eram enterrados secretamente nas redondezas.

Mas só depois de ter investigado os arquivos do convento é que a historiadora teve a noção do tamanho do cemitério.

“Alguém mencionou a existência de um cemitério para recém-nascidos, mas o que encontrei foi muito mais que isso”, declarou Corless.

“O que encontrei é literalmente uma gigantesca vala comum para crianças”, afirmou a historiadora.

As crianças nascidas destas mulheres eram dadas para adopção e afastadas das mães, ou mantidas na Casa (The Home), nome dado ao lar do convento, negligenciadas e estigmatizadas pela comunidade local.

Limerick1914 / Flickr

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Corless lembra-se de na sua infância ver “os bebés da Casa”. Recorda-se de que eram relegados para o fundo das salas nas aulas e de serem gozados pelos outros estudantes – inclusivamente, por ela própria.

William Joseph Dolan, familiar de uma criança que viveu na instituição, apresentou uma queixa para perceber o que se passou na época.

Num outro escândalo, entre 1922 e 1996, mais de dez mil mulheres jovens e mulheres trabalharam gratuitamente em lavandarias exploradas comercialmente por religiosas católicas na Irlanda.

Conhecidas como Magdalene Sisters (Irmãs de Madalena), as mulheres tinham engravidado fora de um casamento ou tinham comportamentos considerados imorais, num país de forte tradição católica.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …