Encontrado corpo de turista portuguesa que caiu nas cataratas no sudeste do México

(dr) Instagram

Érka Liane Tavares estava de férias no México

O corpo de uma turista portuguesa que caiu nas cataratas de Água Azul, no estado de Chiapas, sudeste do México, foi encontrado na terça-feira por socorristas, segundo fontes da Proteção Civil mexicana.

A turista Erika Liane Tavares, 23 anos, caiu e afogou-se na segunda-feira à tarde nas águas do resort, que se situa a cerca de 64 quilómetros da zona arqueológica de Palenque.

Contudo, o corpo foi encontrado já perto do município de Tumbalá, a norte do estado.



Numa declaração, a Proteção Civil estatal relatou que, segundo testemunhas, na segunda-feira à tarde a jovem estava na água, mas entrou numa zona de alto risco e foi arrastada pela corrente onde se afogou e morreu.

Segundo os socorristas, a jovem mulher caiu numa fenda de cerca de oito metros de profundidade com fortes correntes de água.

As autoridades explicaram ainda no relatório que o corpo e a roupa correspondem aos relatos dados pelo seu companheiro, Johans Aigner, 24 anos de idade e de origem alemã.

Aigner disse que chegaram a Chiapas há dias para visitar San Cristobal de Las Casas, Palenque, Agua Azul e outros locais turísticos.

Durante quase 12 horas os socorristas e voluntários foram encarregues de procurar a jovem sem sucesso, tendo sido só na terça-feira à tarde que os socorristas do município de Tumbalá e das autoridades municipais de Chilón, cidades que partilham a área das Cascadas de Água Azul, resgataram o corpo numa área de vegetação espessa.

Entretanto, a procuradoria-geral do estado de Chiapas indicaram que o corpo da jovem mulher seria transferido para o município de Ocosingo, onde realizará a autópsia e só depois será entregue à família, em coordenação com o consulado de Portugal.

As Cascatas da Água Azul são consideradas cachoeiras e foram declaradas Reserva Natural da Biosfera em 1980. São formadas pelos afluentes dos rios Otulún, Shumuljá e Tulijá, formando cânions rasos com falésias verticais que dão origem às quedas de água de cor branca-azulada.

São um dos destinos turísticos mais importantes do México, uma vez que recebem aproximadamente 700.000 visitantes por ano, de acordo com a administração do centro turístico.

// Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. este anuncio não deveria ser colocado para cliente pagante ver ., para alem de já pagar-mos em ver anúncios , ainda estamos a ser cobrados por outros anúncios e continuar a pagar .

RESPONDER

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …