Corpo de Julen resgatado sem vida

Daniel Perez / EPA

Os pais de Julen, Jose Rosello e Vicky Garcia

Uma equipa de mineiros encontrou esta madrugada o corpo sem vida de Julen, o menino de dois anos que no passado dia 13 de janeiro caiu num poço na localidade de Ottalán, em Málaga, Espanha.

Segundo a Europa Press, que cita fontes do Governo, o corpo do menino Julen Jimenez foi encontrado sem vida pelos mineiros que conduziram a operação de resgate.

Os mineiros da equipa de resgate escavaram uma galeria horizontal com cerca de 4 metros para ligar o poço onde o menino caiu ao túnel vertical paralelo que foi escavado nos últimos dias.

Segundo o El País, após a notícia da recuperação do corpo sem vida do menino de dois anos, inúmeras pessoas acorreram à casa temporária onde se encontram instalados os pais de Julen, Victoria García e José Roselló — um gesto de solidariedade que se propagou também com homenagens nas redes sociais.

De acordo com a agência EFE, Julen foi encontrado morto pelas equipas de resgate ao início da madrugada, às 01h25 locais. A criança estava presa numa secção do túnel com 25 centímetros de diâmetro, a 107 metros de profundidade.

Antes do resgate, tinha sido necessário realizar uma micro-explosão, a quarta desde que teve início a construção do túnel paralelo, para abrir caminho através de uma rocha de grande dureza, um processo que atrasou ainda mais os trabalhos de resgate, quando o túnel estava já a apenas 55 cm do poço onde Julen tinha caído.

Uma vez recuperado o corpo, a equipa de resgate activou a Comissão Judicial que será encarregada de realizar a autópsia e determinar a causa da morte de Julen.

Na segunda-feira, a equipa de resgate tinha anunciado a finalização da perfuração vertical ao fim de 55 horas de trabalho. Segundo o El Español, que citava fontes oficiais, as “dificuldades surgiram depois dos 40 metros de profundidade”, uma vez que os tubos  colocados no túnel escavado excedem o diâmetro.

Na quarta-feira, a operação de resgate do pequeno Julen sofreu um novo atraso, devido a um erro de cálculo, tendo obrigado a que o túnel criado para chegar ao menino tivesse  que ser novamente perfurado.

As operações de resgate de Julen envolveram centenas de pessoas, dezenas de empresas, capital público e privado para executar um trabalho que levaria meses. O tribunal de Málaga anunciou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias em que Julen Jimenez caiu do poço no dia 13 de janeiro.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois de uma queda daquelas, o que se esperava? O que me intriga a mim é a forma como certos “profissionais” assumem um trabalho caso de deixarem o buraco aberto, o que não deixa de ser também estranho é como o menino logo enfiou os dois pés no buraco.

    • O que me surpreende é como um atestado de incompetência é mostrado ao mundo como a mais espetacular missão de salvamento que custou mais de meio milhão de euros!!

      Se fosse no nosso pais, as televisões e comentadores estariam a perguntar como raio:
      * ninguém conseguiu no domingo identificar se o miúdo estava vivo ou não, sera que não existe ultra-sons, detectores de calor, ou outros meios?
      * se leva 3 dias a tomar decisões e a iniciar trabalhos (ninguém queria segurar as rédeas e tomar decisões, foi preciso o pai dizer na televisão que ninguém estava a fazer nada de concreto para a vergonha vir dar um empurrão)
      * engenheiros conseguem errar os cálculos e escavar um túnel pequeno de mais para a gaiola descer e ter de perder um dia para escavar outra vez.

      Enfim, se fosse por Portugal, seriamos incompetentes, como foi a galinha da vizinha, é claramente melhor que a nossa.
      Sempre pensei que a nestas situações a prioridade fosse encontrar e manter vivo. Aqui os vizinhos foram diretos ao resgate.
      Se o Julen tivesse sobrevivido á queda, seria de lamentar que morresse sozinho, a chorar, com fome e com falta de ar. Ao que parece existe um deus que o salvou de todo o sofrimento da incompetên*** perdão, da magnifica campanha de resgate de 12 dias de 24 horas a trabalhar.

      Como pai de 6 filhos, 2 deles em idades aproximada á de Julen, lamento o que os pais da criança sofreram com 12 dias a dar-lhes esperanças para ao fim receberem a noticia que se deveria saber ao fiz de algumas horas.

RESPONDER

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …