Corpo de Julen resgatado sem vida

Daniel Perez / EPA

Os pais de Julen, Jose Rosello e Vicky Garcia

Uma equipa de mineiros encontrou esta madrugada o corpo sem vida de Julen, o menino de dois anos que no passado dia 13 de janeiro caiu num poço na localidade de Ottalán, em Málaga, Espanha.

Segundo a Europa Press, que cita fontes do Governo, o corpo do menino Julen Jimenez foi encontrado sem vida pelos mineiros que conduziram a operação de resgate.

Os mineiros da equipa de resgate escavaram uma galeria horizontal com cerca de 4 metros para ligar o poço onde o menino caiu ao túnel vertical paralelo que foi escavado nos últimos dias.

Segundo o El País, após a notícia da recuperação do corpo sem vida do menino de dois anos, inúmeras pessoas acorreram à casa temporária onde se encontram instalados os pais de Julen, Victoria García e José Roselló — um gesto de solidariedade que se propagou também com homenagens nas redes sociais.

De acordo com a agência EFE, Julen foi encontrado morto pelas equipas de resgate ao início da madrugada, às 01h25 locais. A criança estava presa numa secção do túnel com 25 centímetros de diâmetro, a 107 metros de profundidade.

Antes do resgate, tinha sido necessário realizar uma micro-explosão, a quarta desde que teve início a construção do túnel paralelo, para abrir caminho através de uma rocha de grande dureza, um processo que atrasou ainda mais os trabalhos de resgate, quando o túnel estava já a apenas 55 cm do poço onde Julen tinha caído.

Uma vez recuperado o corpo, a equipa de resgate activou a Comissão Judicial que será encarregada de realizar a autópsia e determinar a causa da morte de Julen.

Na segunda-feira, a equipa de resgate tinha anunciado a finalização da perfuração vertical ao fim de 55 horas de trabalho. Segundo o El Español, que citava fontes oficiais, as “dificuldades surgiram depois dos 40 metros de profundidade”, uma vez que os tubos  colocados no túnel escavado excedem o diâmetro.

Na quarta-feira, a operação de resgate do pequeno Julen sofreu um novo atraso, devido a um erro de cálculo, tendo obrigado a que o túnel criado para chegar ao menino tivesse  que ser novamente perfurado.

As operações de resgate de Julen envolveram centenas de pessoas, dezenas de empresas, capital público e privado para executar um trabalho que levaria meses. O tribunal de Málaga anunciou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias em que Julen Jimenez caiu do poço no dia 13 de janeiro.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois de uma queda daquelas, o que se esperava? O que me intriga a mim é a forma como certos “profissionais” assumem um trabalho caso de deixarem o buraco aberto, o que não deixa de ser também estranho é como o menino logo enfiou os dois pés no buraco.

    • O que me surpreende é como um atestado de incompetência é mostrado ao mundo como a mais espetacular missão de salvamento que custou mais de meio milhão de euros!!

      Se fosse no nosso pais, as televisões e comentadores estariam a perguntar como raio:
      * ninguém conseguiu no domingo identificar se o miúdo estava vivo ou não, sera que não existe ultra-sons, detectores de calor, ou outros meios?
      * se leva 3 dias a tomar decisões e a iniciar trabalhos (ninguém queria segurar as rédeas e tomar decisões, foi preciso o pai dizer na televisão que ninguém estava a fazer nada de concreto para a vergonha vir dar um empurrão)
      * engenheiros conseguem errar os cálculos e escavar um túnel pequeno de mais para a gaiola descer e ter de perder um dia para escavar outra vez.

      Enfim, se fosse por Portugal, seriamos incompetentes, como foi a galinha da vizinha, é claramente melhor que a nossa.
      Sempre pensei que a nestas situações a prioridade fosse encontrar e manter vivo. Aqui os vizinhos foram diretos ao resgate.
      Se o Julen tivesse sobrevivido á queda, seria de lamentar que morresse sozinho, a chorar, com fome e com falta de ar. Ao que parece existe um deus que o salvou de todo o sofrimento da incompetên*** perdão, da magnifica campanha de resgate de 12 dias de 24 horas a trabalhar.

      Como pai de 6 filhos, 2 deles em idades aproximada á de Julen, lamento o que os pais da criança sofreram com 12 dias a dar-lhes esperanças para ao fim receberem a noticia que se deveria saber ao fiz de algumas horas.

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …