/

Corpo de John Dillinger vai ser exumado. 85 anos depois da morte do gangster, ainda há perguntas por responder

1

Os restos mortais do gangster norte-americano John Dillinger, que foi morto a tiro por agentes do FBI na década de 1930, vão ser exumados de um cemitério de Indianápolis, noticia esta quarta-feira a Associated Press.

De acordo com a agência, o Departamento de Saúde do estado norte-americano de Indiana aprovou a exumação do corpo a pedido do sobrinho de de Dillinger, Michael C. Thompson.

Os restos mortais de Dillinger serão exumados a 16 de setembro. Contudo, a operação pode ser dificultada, uma vez que o pai do gangster pediu que fossem colocadas duas toneladas de cimento sobre o caixão enterrado.

“O principal receio era que alguém fosse ao cemitério para desenterrar o caixão e profanar o cadáver ou o roubar”, recordou a historiadora Susan Sutton, citada pela revista Time.

Não se sabe ainda por que motivo o corpo de Dillinger será exumado e, nem o cemitério onde foi sepultado foi informado sobre o assunto.

Contudo, e tal como escreve o semanário Expresso, Dan Silberman, vice-presidente da A & E Networks, avançou que a exumação vair ser filmada, no âmbito de um documentário sobre Dillinger, que deverá ser emitido no History Channel.

A concretizar-se, a exumação pode trazer respostas, observa ainda o mesmo jornal. A verificação da identidade do corpo enterrado é uma das maiores questões ainda por responder, uma vez que algumas teorias da conspiração têm sugerido que não são realmente os restos de Dillinger que estão sepultados.

Dillinger alcançou o estatuto de herói popular durante o auge da Grande Depressão, que não perdeu mesmo depois de lhe ser atribuída a autoria de 10 mortes durante assaltos que levou a cabo na década de 1930. De acordo com as autoridades norte-americanas, Dillinger foi também responsável pela morte de um polícia em East Chicago.

Enquanto aguardava julgamento pelo assassinato do polícia, o gangster fugiu da cadeia usando uma arma esculpida em madeira. Diz-se ainda que recorreu à cirurgia plástica para alterar a sua fisionomia, havendo ainda a teoria que tentou remover as suas impressões digitais com ácido, recorda ainda o Expresso.

Dillinger foi morto aos 31 anos por agentes do FBI em julho de 1934, em Chicago, traído por uma mulher que ficou conhecida como “Lady in Red”.

A história de John Dillinger inspirou o filme norte-americano Public Enemies, lançado em 2009. Coube a Johnny Depp interpretar o gangster.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.