Corpo da militar desaparecida na Póvoa de Varzim encontrado

Rui Manuel Farinha / Lusa

Militar olha para o mar em busca de jovem arrastada por onda.

Oito jovens militares foram arrastados para o mar por uma onda na Praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim.

Num ponto de situação feito pelas 13h15, Ferreira Teles explicou que “um grupo de quatro fuzileiros, munidos com drones”, ia chegar de Lisboa.

O corpo da jovem militar desaparecida foi encontrado na tarde desta sexta-feira, ainda não eram 16h, e retirado do mar. De acordo com as imagens transmitidas pelos órgãos de comunicação no local, o helicóptero da Força Aérea esteve a sobrevoar o mesmo ponto cerca de 20 minutos para depois fazer o resgaste do corpo da jovem.

A Marinha reforçou durante a tarde os meios envolvidos nas buscas da jovem militar que desapareceu na madrugada desta sexta-feira, na Praia da Lagoa, Póvoa de Varzim, distrito do Porto, informou o comandante local da Polícia Marítima.

Num ponto de situação feito pelas 13h15, Ferreira Teles explicou que “um grupo de quatro fuzileiros, munidos com drones”, ia chegar de Lisboa ao início da tarde e que da região Centro viria um navio de busca e salvamento da Marinha”.

A esses meios ainda se juntaram “elementos da Direção-Geral da Autoridade Marítima, também equipados com drones, e efetivos da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”.

O contingente da Polícia Marítima no local também foi, entretanto, reforçado, continuando a fazer buscas a pé na praia, tal como equipas dos bombeiros da Póvoa de Varzim, também equipados por um drone, e um popular, com o mesmo equipamento, que se voluntariou para apoiar.

No mar continuou a embarcação da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim, enquanto o helicóptero da Força Área, que na parte da manhã patrulhou o local por duas vezes, regressou duas horas antes do pôr do sol.

Sobre o incidente, que envolveu oito jovens militares que foram arrastados pelo mar durante a madrugada, Ferreira Teles considerou que “a tragédia podia ter sido maior, mas sobretudo evitada”.

“A Autoridade Marítima Nacional efectuou diversos avisos devido à agitação marítima e apelou aos cidadãos [para] que tenham uma cultura de segurança, para evitar o risco. Estamos no inverno, o mar tem muita energia e qualquer passeio na praia, junto ao mar, pode ser fatal”, alertou o responsável da Capitania da Póvoa de Varzim.

Ferreira Teles informou ainda que “será feito um inquérito e caberá ao Ministério Público mandar o órgão de policial criminal fazer as investigações”. O alerta para o incidente envolvendo oito militares que frequentavam um curso de formação da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim foi dado às 4h48.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.