Virologista chinesa diz que o novo coronavírus foi “criado em laboratório militar”

Mário Cruz / Lusa

A virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos deu mais uma entrevista onde assegura que o novo coronavírus foi “criado num laboratório militar”.

Numa nova entrevista, citada pelo jornal online Observador, Li Meng-Yan, a virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos, diz que o novo coronavírus foi “criado num laboratório militar” controlado pelo Partido Comunista Chinês. “O mercado de Wuhan foi apenas usado como um isco, uma distração”, garantiu.

A virologista diz que transmitiu esta informação aos seus superiores na Universidade de Saúde Pública de Hong Kong, mas diz ter sido ignorada.

“Eu sabia que, assim que falasse, poderia desaparecer a qualquer altura, tal como os manifestantes de Hong Kong. Podia desaparecer a qualquer momento. Até o meu nome deixaria de existir“, cita a TVI24.

Numa primeira entrevista à estação televisiva Fox News, Yan disse que a China e a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinham conhecimento da existência e do perigo do novo coronavírus muito antes de anunciarem oficialmente o surto que ocorreu em Wuhan.

Depois, em meados de julho, numa nova entrevista ao mesmo canal, a virologista disse que é preciso “ir atrás das provas reais porque são peças-chave para travar esta pandemia”. “Não temos muito tempo”, lamentou.

Segundo o jornal digital, tanto o regime chinês como a OMS têm ignorado estas alegações, com a Organização Mundial de Saúde a garantir que não tem registo de que a virologista tenha estado envolvida em alguma investigação relacionada com o SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 694 mil mortos e infetou mais de 18,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma paga pela administração Trump para ajudar a tornar verídicas as afirmações Trump.
    Estranho sim mas a verdade só não vê quem não quer.
    Verdade que o vírus originou na china,estranho nisso foi aparecer exactamente na província onde muito pouco tempo antes foi deixada por um grupo de militares norte-americanos.
    !!!Para quem acredita em coincidências aí está uma!!!
    Depois os estados unidos vêem a perder na economia para a China a muitas décadas, e quando não se pode começar uma guerra com armas pois tornaria o mundo contra eles, tem que se encontrar outra forma de vencer a mesma guerra,e aí está a solução…
    Código de batalha coroa vírus ou sars 19 como lhe queiram chamar.

    • Até podia ser verdade. E vindo do Trump tudo o que é mau, é possivel.

      Infelizmente os USA são neste momento o país que mais sofre com o corona virus. Em termos humanitários e económicos (que são os que interessam ao Trump). Logo, parece-me pouco provável que tenham sido os USA a lançá-lo, não?
      Já a china parece-me que vai ser a grande beneficiada por esta pandemia. Tirando os milhares de chineses que morreram (pormenor para o PC chinês), em termos económicos parecem-me estar na linha da frente.
      Será coincidência? Talvez.
      Mas que a origem deste vírus tem que ser investigada a fundo, tem Para o bem da humanidade.
      E a OMS tem estado muito MAL neste tema. Muito MAL. E também merece uma investigação do porquê e para que serve afinal. Tem feito muito pouco e muito mal.

  2. Não papávamos nada que viesse do partido comunista soviético mas deste partido comunista chines que é bem pior aceitamos tudo.

  3. Grande golpe da organização Trumpiana para a campanha eleitoral, mas é tão credível o que ela diz
    que ninguém lhe passa cartuxo.
    O vírus “chinês” como lhe chama o “seu patrão”, dizem os mais reputados cientistas que era impossível
    ser criado em laboratório e nisso, eu acredito.
    Atenção, já há um novo alerta para um “novo vírus” as alterações climáticas e quem o diz? o mesmo que
    avisou há 5 anos para uma eventual pandemia e ninguém se preparou.

  4. Mas afinal o que é que estas afirmações têm a ver com a eleição do Trump? Só por puro fanatismo ideológico é que alguns assim o entendem, os americanos poderão ser estúpidos e ignorantes, mas certamente não tanto ao ponto de misturar as coisas, eu também não sou admirador do Tramp, mas de tempos a tempos lá diz uma acertada que muitas vezes não agrada a algumas correntes políticas. Acredito mais que a vida dela esteja em risco mesmo nos USA do que as suas afirmações influenciarem a votação em qualquer candidato, uma coisa nada tem a ver com a outra e a verdade é que o vírus aí está sem ninguém o dominar e muito menos entender e a própria China a tentar infiltrar-se pelo mundo inteiro por todos os meios possíveis a olhos vistos de todos.

  5. Dos russos devemos esperar do que representar sabotagem e destruição. Basta olharmos para um passado ,não distante e veremos as atrocidades cometidas pelo ¨carniceiro do Caúcaso¨; as atrocidades na guerra do Afeganistão; a guerra satânica da Siria,onde já morreram mais de quatrocentos mil sírios,curdos,etc..Ainda ,recentemente o ¨terribilíssimo czar¨ Vladmir foi acusado pelos órgãos britânicos pela tentativa de eliminação de um casal de cientistas,foragidos do regime russo e que se encontravam exilados na Inglaterra, injetando substância quimica letal.,provocando indignação por parte de vários Governos da Europa. E os chineses!!! Ah! são do mesmo naipe. Nós não sabemos de nada,porque,tudo é fechado a ¨sete chaves¨.Quem deveria saber mais sobre eles são os ingleses e portugueses,afinal Hong-Kong e Macau foram seus olhos na terra do Mao e do Chou. É o que pensa joaoluizgondimaguiargonddim,.jlg21.com@gmail.com

  6. Bem, uma coisa parece ser certa: se parece haver indícios da presença do vírus em França em Novembro, se parece haver presença em esgotos do Brasil também anteriormente a Dezembro, então… onde começou o vírus? Não foi num mercado em Dezembro?! Se foi natural, vão dizer que a origem foi natural… se foi uma fuga acidental, vão dizer que a origem foi natural.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …