/

Virologista chinesa diz que o novo coronavírus foi “criado em laboratório militar”

11

Mário Cruz / Lusa

A virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos deu mais uma entrevista onde assegura que o novo coronavírus foi “criado num laboratório militar”.

Numa nova entrevista, citada pelo jornal online Observador, Li Meng-Yan, a virologista chinesa que fugiu para os Estados Unidos, diz que o novo coronavírus foi “criado num laboratório militar” controlado pelo Partido Comunista Chinês. “O mercado de Wuhan foi apenas usado como um isco, uma distração”, garantiu.

A virologista diz que transmitiu esta informação aos seus superiores na Universidade de Saúde Pública de Hong Kong, mas diz ter sido ignorada.

“Eu sabia que, assim que falasse, poderia desaparecer a qualquer altura, tal como os manifestantes de Hong Kong. Podia desaparecer a qualquer momento. Até o meu nome deixaria de existir“, cita a TVI24.

Numa primeira entrevista à estação televisiva Fox News, Yan disse que a China e a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinham conhecimento da existência e do perigo do novo coronavírus muito antes de anunciarem oficialmente o surto que ocorreu em Wuhan.

Depois, em meados de julho, numa nova entrevista ao mesmo canal, a virologista disse que é preciso “ir atrás das provas reais porque são peças-chave para travar esta pandemia”. “Não temos muito tempo”, lamentou.

Segundo o jornal digital, tanto o regime chinês como a OMS têm ignorado estas alegações, com a Organização Mundial de Saúde a garantir que não tem registo de que a virologista tenha estado envolvida em alguma investigação relacionada com o SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 694 mil mortos e infetou mais de 18,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP //

11 Comments

  1. Mais uma paga pela administração Trump para ajudar a tornar verídicas as afirmações Trump.
    Estranho sim mas a verdade só não vê quem não quer.
    Verdade que o vírus originou na china,estranho nisso foi aparecer exactamente na província onde muito pouco tempo antes foi deixada por um grupo de militares norte-americanos.
    !!!Para quem acredita em coincidências aí está uma!!!
    Depois os estados unidos vêem a perder na economia para a China a muitas décadas, e quando não se pode começar uma guerra com armas pois tornaria o mundo contra eles, tem que se encontrar outra forma de vencer a mesma guerra,e aí está a solução…
    Código de batalha coroa vírus ou sars 19 como lhe queiram chamar.

    • Até podia ser verdade. E vindo do Trump tudo o que é mau, é possivel.

      Infelizmente os USA são neste momento o país que mais sofre com o corona virus. Em termos humanitários e económicos (que são os que interessam ao Trump). Logo, parece-me pouco provável que tenham sido os USA a lançá-lo, não?
      Já a china parece-me que vai ser a grande beneficiada por esta pandemia. Tirando os milhares de chineses que morreram (pormenor para o PC chinês), em termos económicos parecem-me estar na linha da frente.
      Será coincidência? Talvez.
      Mas que a origem deste vírus tem que ser investigada a fundo, tem Para o bem da humanidade.
      E a OMS tem estado muito MAL neste tema. Muito MAL. E também merece uma investigação do porquê e para que serve afinal. Tem feito muito pouco e muito mal.

  2. Não papávamos nada que viesse do partido comunista soviético mas deste partido comunista chines que é bem pior aceitamos tudo.

  3. Grande golpe da organização Trumpiana para a campanha eleitoral, mas é tão credível o que ela diz
    que ninguém lhe passa cartuxo.
    O vírus “chinês” como lhe chama o “seu patrão”, dizem os mais reputados cientistas que era impossível
    ser criado em laboratório e nisso, eu acredito.
    Atenção, já há um novo alerta para um “novo vírus” as alterações climáticas e quem o diz? o mesmo que
    avisou há 5 anos para uma eventual pandemia e ninguém se preparou.

  4. Mas afinal o que é que estas afirmações têm a ver com a eleição do Trump? Só por puro fanatismo ideológico é que alguns assim o entendem, os americanos poderão ser estúpidos e ignorantes, mas certamente não tanto ao ponto de misturar as coisas, eu também não sou admirador do Tramp, mas de tempos a tempos lá diz uma acertada que muitas vezes não agrada a algumas correntes políticas. Acredito mais que a vida dela esteja em risco mesmo nos USA do que as suas afirmações influenciarem a votação em qualquer candidato, uma coisa nada tem a ver com a outra e a verdade é que o vírus aí está sem ninguém o dominar e muito menos entender e a própria China a tentar infiltrar-se pelo mundo inteiro por todos os meios possíveis a olhos vistos de todos.

  5. Dos russos devemos esperar do que representar sabotagem e destruição. Basta olharmos para um passado ,não distante e veremos as atrocidades cometidas pelo ¨carniceiro do Caúcaso¨; as atrocidades na guerra do Afeganistão; a guerra satânica da Siria,onde já morreram mais de quatrocentos mil sírios,curdos,etc..Ainda ,recentemente o ¨terribilíssimo czar¨ Vladmir foi acusado pelos órgãos britânicos pela tentativa de eliminação de um casal de cientistas,foragidos do regime russo e que se encontravam exilados na Inglaterra, injetando substância quimica letal.,provocando indignação por parte de vários Governos da Europa. E os chineses!!! Ah! são do mesmo naipe. Nós não sabemos de nada,porque,tudo é fechado a ¨sete chaves¨.Quem deveria saber mais sobre eles são os ingleses e portugueses,afinal Hong-Kong e Macau foram seus olhos na terra do Mao e do Chou. É o que pensa joaoluizgondimaguiargonddim,[email protected]

  6. Bem, uma coisa parece ser certa: se parece haver indícios da presença do vírus em França em Novembro, se parece haver presença em esgotos do Brasil também anteriormente a Dezembro, então… onde começou o vírus? Não foi num mercado em Dezembro?! Se foi natural, vão dizer que a origem foi natural… se foi uma fuga acidental, vão dizer que a origem foi natural.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.