Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

Franck Robichon / EPA

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo em grandes quantidades, através das fezes, nas primeiras duas semanas de doença.

O estudo, citado pelo Observador e cujas conclusões foram publicadas na quarta-feira na Nature, envolveu nove pacientes com Covid-19 que foram acompanhados num hospital em Munique, Alemanha, em janeiro deste ano.

Os autores do estudo – já revisto pelos pares -, frisaram que o número de pacientes vistos é pequeno, sendo necessário estudar e seguir mais pessoas, durante mais tempo. Ainda assim, a amostra permitiu tirar algumas conclusões recorrendo aos materiais biológicos recolhidos no nariz, boca, catarro, sangue, urina e fezes.

De acordo com o artigo, as amostras recolhidas no nariz e faringe dos doentes com uma zaragatoa – entre o primeiro e o quinto dia de sintomas -, tinham, em média, 676 mil cópias da informação genética do vírus. No máximo, encontraram-se 711 milhões de cópias numa só zaragatoa.

A equipa, liderada por Christian Drosten, especialista em novos agentes patológicos virais, indicou que estes valores chegam a ser mil vezes superiores aos registados durante a epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003. Este vírus tem também uma grande capacidade de se replicar quando ainda está na boca, nariz ou garganta.

Nalguns casos, estas cópias da informação genética do vírus só deixaram de ser detetadas ao fim de 28 dias nas zaragatoas, mesmo com os pacientes já sem sintomas. Nas fezes, essas cópias persistem durante 18 dias, em média, ou até 26. A equipa recolheu ainda amostras que sugerem que o coronavírus consegue replicar-se no trato gastrointestinal.

Isso “coloca as estratégias de contenção da Covid-19 em perspetiva. Estas descobertas sugerem uma transmissão mais eficiente de SARS-CoV-2 no momento em que os sintomas ainda são leves e típicos de infeção do trato respiratório superior”, descreveu a equipa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Saudações a todod
    Se fica no nariz ou boca por uma semana, então teria de limpar os dois , pra não chegar nos pulmões

    Sei lá salmora (sal e água), uma vez por semana?

    Ou puxa o ar de uma água fervendo com alho ou outra coisa, pra matar essas bactérias

    Sei lá todos nós somos parte da natureza, ela deve ter os remédios, e os médicos poderiam ajudar também pra ver se ideia ajuda ou não, antes de alguém tentar

    • Recomendaçâo a 100%,
      pôr agua a ferver numa panela com agua e por a cabeça coberta com uma toalha,respirar o vapôr da agua 3 a 5 minutos,fazer isso 2x por dia,de manhâ ao acordar e a noite antes de ir para cama,

      Outra,3 a 4 dentes de alho esmagados pôr dentro de uma garrafa de vidro com agua e beber todo dia,cada dia a mesma quantidade.

      Outra,de manha antes do pequeno almoço,esprema um ou 2 limoes e beba simples em jejum,

      Outra,coma todos dias 1 ou 2 ovos cozidos e uma ou 2 bananas.

      É o que eu faço,coragem para todos,um abraçâo.

RESPONDER

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …