Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

Franck Robichon / EPA

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo em grandes quantidades, através das fezes, nas primeiras duas semanas de doença.

O estudo, citado pelo Observador e cujas conclusões foram publicadas na quarta-feira na Nature, envolveu nove pacientes com Covid-19 que foram acompanhados num hospital em Munique, Alemanha, em janeiro deste ano.

Os autores do estudo – já revisto pelos pares -, frisaram que o número de pacientes vistos é pequeno, sendo necessário estudar e seguir mais pessoas, durante mais tempo. Ainda assim, a amostra permitiu tirar algumas conclusões recorrendo aos materiais biológicos recolhidos no nariz, boca, catarro, sangue, urina e fezes.

De acordo com o artigo, as amostras recolhidas no nariz e faringe dos doentes com uma zaragatoa – entre o primeiro e o quinto dia de sintomas -, tinham, em média, 676 mil cópias da informação genética do vírus. No máximo, encontraram-se 711 milhões de cópias numa só zaragatoa.

A equipa, liderada por Christian Drosten, especialista em novos agentes patológicos virais, indicou que estes valores chegam a ser mil vezes superiores aos registados durante a epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003. Este vírus tem também uma grande capacidade de se replicar quando ainda está na boca, nariz ou garganta.

Nalguns casos, estas cópias da informação genética do vírus só deixaram de ser detetadas ao fim de 28 dias nas zaragatoas, mesmo com os pacientes já sem sintomas. Nas fezes, essas cópias persistem durante 18 dias, em média, ou até 26. A equipa recolheu ainda amostras que sugerem que o coronavírus consegue replicar-se no trato gastrointestinal.

Isso “coloca as estratégias de contenção da Covid-19 em perspetiva. Estas descobertas sugerem uma transmissão mais eficiente de SARS-CoV-2 no momento em que os sintomas ainda são leves e típicos de infeção do trato respiratório superior”, descreveu a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Saudações a todod
    Se fica no nariz ou boca por uma semana, então teria de limpar os dois , pra não chegar nos pulmões

    Sei lá salmora (sal e água), uma vez por semana?

    Ou puxa o ar de uma água fervendo com alho ou outra coisa, pra matar essas bactérias

    Sei lá todos nós somos parte da natureza, ela deve ter os remédios, e os médicos poderiam ajudar também pra ver se ideia ajuda ou não, antes de alguém tentar

    • Recomendaçâo a 100%,
      pôr agua a ferver numa panela com agua e por a cabeça coberta com uma toalha,respirar o vapôr da agua 3 a 5 minutos,fazer isso 2x por dia,de manhâ ao acordar e a noite antes de ir para cama,

      Outra,3 a 4 dentes de alho esmagados pôr dentro de uma garrafa de vidro com agua e beber todo dia,cada dia a mesma quantidade.

      Outra,de manha antes do pequeno almoço,esprema um ou 2 limoes e beba simples em jejum,

      Outra,coma todos dias 1 ou 2 ovos cozidos e uma ou 2 bananas.

      É o que eu faço,coragem para todos,um abraçâo.

RESPONDER

Maior extinção da História. Identificado culpado que aniquilou quase toda a vida da Terra

Técnicas analíticas de ponta e modelos geoquímicos inovadores reconstruíram conclusivamente toda a cascata de eventos na maior extinção da história da Terra. Há cerca de de 252 milhões de anos, a maior extinção da história da …

Chovem críticas à Educação. Falta de professores e número de alunos por turma são o alvo

O ministro da Educação foi alvo de críticas dos partidos pela forma como geriu o regresso às aulas, com os deputados a referirem, entre outros problemas, a falta de professores e o número de alunos …

Europa com cuidados intensivos à beira do limite. Apertadas medidas e um "circuit-breaker" são a esperança

O número de infeções diárias de covid-19 tem aumentando drasticamente em grande parte dos países da Europa. Apesar de estarem a tentar evitar um novo confinamento, os governos europeus estão com receio que os cuidados …

Rui Rio e Adão Silva podem ser alvo de sanções (e até mesmo enfrentar expulsão)

Rui Rio e Adão Silva podem enfrentar sanções após contrariarem uma moção aprovada no último Congresso do partido relativamente ao referendo da eutanásia. Quando terminar a votação do referendo à eutanásia, a direção do PSD, encabeçada …

Vinícius fez duas assistências na estreia. Mourinho diz que "pode fazer melhor"

Carlos Vinícius estreou-se a titular pelo Tottenham com duas assistências para golo. José Mourinho gostou do desempenho do jogador emprestado pelo Benfica, mas acredita que o brasileiro é capaz de fazer melhor. Esta quinta-feira, Carlos Vinícius …

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Com a alteração dos estatutos da …

A "maglia rosa" de João Almeida caiu, mas o mundo do ciclismo rende-se ao português

Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação. João Almeida já não é o líder …

"Inverno escuro", negócios de família e o apelo aos "swing states". Assim foi o último debate presidencial

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos encontraram-se pela última vez antes das eleições, em Nashville, Tennessee, mas desta vez num tom onde não prevaleceram os gritos e os insultos. Contudo, os ataques foram duros …

Casos diários podem duplicar até ao Natal devido ao efeito "cascata"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes prevê que o número de infeções diárias em Portugal duplique em dois meses. O problema é o efeito "cascata" que escapou à atenção da saúde pública. A situação epidemiológica em Portugal …

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …