Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

Franck Robichon / EPA

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo em grandes quantidades, através das fezes, nas primeiras duas semanas de doença.

O estudo, citado pelo Observador e cujas conclusões foram publicadas na quarta-feira na Nature, envolveu nove pacientes com Covid-19 que foram acompanhados num hospital em Munique, Alemanha, em janeiro deste ano.

Os autores do estudo – já revisto pelos pares -, frisaram que o número de pacientes vistos é pequeno, sendo necessário estudar e seguir mais pessoas, durante mais tempo. Ainda assim, a amostra permitiu tirar algumas conclusões recorrendo aos materiais biológicos recolhidos no nariz, boca, catarro, sangue, urina e fezes.

De acordo com o artigo, as amostras recolhidas no nariz e faringe dos doentes com uma zaragatoa – entre o primeiro e o quinto dia de sintomas -, tinham, em média, 676 mil cópias da informação genética do vírus. No máximo, encontraram-se 711 milhões de cópias numa só zaragatoa.

A equipa, liderada por Christian Drosten, especialista em novos agentes patológicos virais, indicou que estes valores chegam a ser mil vezes superiores aos registados durante a epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2003. Este vírus tem também uma grande capacidade de se replicar quando ainda está na boca, nariz ou garganta.

Nalguns casos, estas cópias da informação genética do vírus só deixaram de ser detetadas ao fim de 28 dias nas zaragatoas, mesmo com os pacientes já sem sintomas. Nas fezes, essas cópias persistem durante 18 dias, em média, ou até 26. A equipa recolheu ainda amostras que sugerem que o coronavírus consegue replicar-se no trato gastrointestinal.

Isso “coloca as estratégias de contenção da Covid-19 em perspetiva. Estas descobertas sugerem uma transmissão mais eficiente de SARS-CoV-2 no momento em que os sintomas ainda são leves e típicos de infeção do trato respiratório superior”, descreveu a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Saudações a todod
    Se fica no nariz ou boca por uma semana, então teria de limpar os dois , pra não chegar nos pulmões

    Sei lá salmora (sal e água), uma vez por semana?

    Ou puxa o ar de uma água fervendo com alho ou outra coisa, pra matar essas bactérias

    Sei lá todos nós somos parte da natureza, ela deve ter os remédios, e os médicos poderiam ajudar também pra ver se ideia ajuda ou não, antes de alguém tentar

    • Recomendaçâo a 100%,
      pôr agua a ferver numa panela com agua e por a cabeça coberta com uma toalha,respirar o vapôr da agua 3 a 5 minutos,fazer isso 2x por dia,de manhâ ao acordar e a noite antes de ir para cama,

      Outra,3 a 4 dentes de alho esmagados pôr dentro de uma garrafa de vidro com agua e beber todo dia,cada dia a mesma quantidade.

      Outra,de manha antes do pequeno almoço,esprema um ou 2 limoes e beba simples em jejum,

      Outra,coma todos dias 1 ou 2 ovos cozidos e uma ou 2 bananas.

      É o que eu faço,coragem para todos,um abraçâo.

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …