Coreias vão desfilar juntas com bandeira da unificação nos Jogos Olímpicos

(dr) Yonhap

Chefe da delegação norte-coreana, Ri Son Gwon aperta a mão ao homólogo sul-coreano Cho Myoung-gyon durante a reunião na área desmilitarizada de Panmunjom, na semana passada

As duas Coreias decidiram esta quarta-feira desfilar juntas sob uma bandeira unificada na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontece a 9 de fevereiro em PyeongChang, de acordo com um comunicado conjunto.

A medida foi definida hoje, numa reunião realizada na fronteira entre os países, precisamente, para debater a participação norte-coreana no evento polidesportivo. Este sábado, o Comité Olímpico Internacional (COI) vai dar a palavra final sobre o assunto.

Esta será a primeira vez que as duas Coreias, que, tecnicamente, estão em guerra há mais de 65 anos, caminham juntas desde os Jogos de Inverno realizados em Turim, Itália, em 2006. Antes, o desfile aconteceu nos Jogos de Verão, nas edições de Sydney, na Austrália, em 2000, e Atenas, na Grécia, em 2004.

Além disso, os representantes dos países decidiram formar uma equipa unificada de hóquei feminino sobre o gelo, apesar das críticas na Coreia do Sul, de discriminação das jogadoras locais, em detrimento das norte-coreanas, que não se classificaram para os Jogos.

Esta é a terceira vez que acontece uma aliança para formar uma equipa desportiva. Em 1991, houve uma só Coreia no Campeonato Mundial de Ténis de Mesa, realizado no Japão, e no Campeonato Mundial sub-20 de futebol, disputado em Portugal.

Hoje, representantes das duas Coreias encontraram-se para discutir detalhes sobre o evento.

O regime liderado por Kim Jong-un propôs que a delegação do país viaje por terra, através da passagem situada na faixa ocidental da fronteira, utilizada para o funcionamento do polígono intercoreano de Kaesong, fechado desde 2016, divulgou o Ministério de Unificação sul-coreano.

Durante as conversas, ambas as partes discutiram também a possibilidade de realizar atos culturais conjuntos no Monte Kumgang e também na estação de esqui de Masikryong, ambos pontos em território norte-coreano.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …