//

Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos na Coreia do Sul

2

Jung Ui-chel / POOL / EPA

Ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, e o chefe da delegação norte-coreana, Ri Son-Gwon

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que arrancam no próximo mês, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação, com atletas e dirigentes, aos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que se realizam em PyeongChang, na Coreia do Sul.

O anúncio foi feito depois da primeira reunião em mais de dois anos entre as duas Coreias, realizada esta terça-feira em Panmunjom, a mesma aldeia onde foi assinado o armistício de 1953 que terminou com os combates da Guerra da Coreia.

“A parte norte-coreana propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse aos jornalistas Chun Hae-Sung, ministro-adjunto da Unificação da Coreia do Sul.

Além disso, Seul propôs ainda a realização, em fevereiro, de encontros para as famílias separadas pela guerra da Coreia, que terminou em 1953 com a assinatura do armistício. Estas reuniões, segundo o Público, poderão acontecer no feriado do Ano Novo Lunar, a meio dos Jogos Olímpicos que decorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Na reunião desta terça-feira foi também sugerido que os atletas de ambas as Coreias desfilem em conjunto na cerimónia de abertura do evento, uma demonstração de união da península. Contudo, a reposta norte-coreana ainda não é conhecida.

A última vez que atletas das duas Coreias desfilaram juntos aconteceu em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o jornal, depois do encontro, a Coreia do Sul declarou que irá equacionar a suspensão temporária das sanções a Pyongyang, se necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica.

De acordo com o jornal, a decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citado pela Reuters.

ZAP //

2 Comments

  1. Atitude sensata a destes Srsº. Não deveriam reduzir, mas por em escala zero a tensão existente. Subiu muitos pontos na minha consideração, tal atitude, de ambos os lados. Estão de parabéns. Que haja paz entre os povos, e se esqueçam do passado, para o bem de toda a humanidade. Façam os Jogos Olimpicos em paz e tranquilidade, e Gloria aos vencedores e Honra aos vencidos. No restante que ameaça o planeta e a vida de quem não tem culpa, bom será que eles empatem. E os outros cães, que se calem.

  2. Podemos criticar o Trump, mas esta é seguramente uma enorme vitória dele. Quer se queira, quer não. Muitos presidentes dos eua tentaram. Apenas este conseguiu. Seja pela estupidez, pela força, pela loucura. Mas conseguiu que as coreias falassem. Mais incrível mesmo era que com as decisões atabalhoadas no médio oriente, conseguisse também aí alcançar algo… mesmo sem saber como.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.