Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos na Coreia do Sul

Jung Ui-chel / POOL / EPA

Ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, e o chefe da delegação norte-coreana, Ri Son-Gwon

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que arrancam no próximo mês, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação, com atletas e dirigentes, aos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que se realizam em PyeongChang, na Coreia do Sul.

O anúncio foi feito depois da primeira reunião em mais de dois anos entre as duas Coreias, realizada esta terça-feira em Panmunjom, a mesma aldeia onde foi assinado o armistício de 1953 que terminou com os combates da Guerra da Coreia.

“A parte norte-coreana propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse aos jornalistas Chun Hae-Sung, ministro-adjunto da Unificação da Coreia do Sul.

Além disso, Seul propôs ainda a realização, em fevereiro, de encontros para as famílias separadas pela guerra da Coreia, que terminou em 1953 com a assinatura do armistício. Estas reuniões, segundo o Público, poderão acontecer no feriado do Ano Novo Lunar, a meio dos Jogos Olímpicos que decorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Na reunião desta terça-feira foi também sugerido que os atletas de ambas as Coreias desfilem em conjunto na cerimónia de abertura do evento, uma demonstração de união da península. Contudo, a reposta norte-coreana ainda não é conhecida.

A última vez que atletas das duas Coreias desfilaram juntos aconteceu em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o jornal, depois do encontro, a Coreia do Sul declarou que irá equacionar a suspensão temporária das sanções a Pyongyang, se necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica.

De acordo com o jornal, a decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citado pela Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Atitude sensata a destes Srsº. Não deveriam reduzir, mas por em escala zero a tensão existente. Subiu muitos pontos na minha consideração, tal atitude, de ambos os lados. Estão de parabéns. Que haja paz entre os povos, e se esqueçam do passado, para o bem de toda a humanidade. Façam os Jogos Olimpicos em paz e tranquilidade, e Gloria aos vencedores e Honra aos vencidos. No restante que ameaça o planeta e a vida de quem não tem culpa, bom será que eles empatem. E os outros cães, que se calem.

  2. Podemos criticar o Trump, mas esta é seguramente uma enorme vitória dele. Quer se queira, quer não. Muitos presidentes dos eua tentaram. Apenas este conseguiu. Seja pela estupidez, pela força, pela loucura. Mas conseguiu que as coreias falassem. Mais incrível mesmo era que com as decisões atabalhoadas no médio oriente, conseguisse também aí alcançar algo… mesmo sem saber como.

RESPONDER

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …

A Igreja Católica medieval moldou a sociedade ocidental (e deu à luz europeus "estranhos")

As pessoas do Ocidente são psicologicamente diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Estudos globais descobriram que os europeus ocidentais e os seus descendentes tendem a ser mais individualistas, menos conformistas e confiam mais …