Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos na Coreia do Sul

Jung Ui-chel / POOL / EPA

Ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, e o chefe da delegação norte-coreana, Ri Son-Gwon

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que arrancam no próximo mês, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação, com atletas e dirigentes, aos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que se realizam em PyeongChang, na Coreia do Sul.

O anúncio foi feito depois da primeira reunião em mais de dois anos entre as duas Coreias, realizada esta terça-feira em Panmunjom, a mesma aldeia onde foi assinado o armistício de 1953 que terminou com os combates da Guerra da Coreia.

“A parte norte-coreana propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse aos jornalistas Chun Hae-Sung, ministro-adjunto da Unificação da Coreia do Sul.

Além disso, Seul propôs ainda a realização, em fevereiro, de encontros para as famílias separadas pela guerra da Coreia, que terminou em 1953 com a assinatura do armistício. Estas reuniões, segundo o Público, poderão acontecer no feriado do Ano Novo Lunar, a meio dos Jogos Olímpicos que decorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Na reunião desta terça-feira foi também sugerido que os atletas de ambas as Coreias desfilem em conjunto na cerimónia de abertura do evento, uma demonstração de união da península. Contudo, a reposta norte-coreana ainda não é conhecida.

A última vez que atletas das duas Coreias desfilaram juntos aconteceu em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o jornal, depois do encontro, a Coreia do Sul declarou que irá equacionar a suspensão temporária das sanções a Pyongyang, se necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica.

De acordo com o jornal, a decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citado pela Reuters.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Atitude sensata a destes Srsº. Não deveriam reduzir, mas por em escala zero a tensão existente. Subiu muitos pontos na minha consideração, tal atitude, de ambos os lados. Estão de parabéns. Que haja paz entre os povos, e se esqueçam do passado, para o bem de toda a humanidade. Façam os Jogos Olimpicos em paz e tranquilidade, e Gloria aos vencedores e Honra aos vencidos. No restante que ameaça o planeta e a vida de quem não tem culpa, bom será que eles empatem. E os outros cães, que se calem.

  2. Podemos criticar o Trump, mas esta é seguramente uma enorme vitória dele. Quer se queira, quer não. Muitos presidentes dos eua tentaram. Apenas este conseguiu. Seja pela estupidez, pela força, pela loucura. Mas conseguiu que as coreias falassem. Mais incrível mesmo era que com as decisões atabalhoadas no médio oriente, conseguisse também aí alcançar algo… mesmo sem saber como.

RESPONDER

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …