Coreia do Norte vai participar nos Jogos Olímpicos na Coreia do Sul

Jung Ui-chel / POOL / EPA

Ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, e o chefe da delegação norte-coreana, Ri Son-Gwon

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que arrancam no próximo mês, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte vai enviar uma delegação, com atletas e dirigentes, aos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que se realizam em PyeongChang, na Coreia do Sul.

O anúncio foi feito depois da primeira reunião em mais de dois anos entre as duas Coreias, realizada esta terça-feira em Panmunjom, a mesma aldeia onde foi assinado o armistício de 1953 que terminou com os combates da Guerra da Coreia.

“A parte norte-coreana propôs enviar uma delegação de alto nível aos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse aos jornalistas Chun Hae-Sung, ministro-adjunto da Unificação da Coreia do Sul.

Além disso, Seul propôs ainda a realização, em fevereiro, de encontros para as famílias separadas pela guerra da Coreia, que terminou em 1953 com a assinatura do armistício. Estas reuniões, segundo o Público, poderão acontecer no feriado do Ano Novo Lunar, a meio dos Jogos Olímpicos que decorrem entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Na reunião desta terça-feira foi também sugerido que os atletas de ambas as Coreias desfilem em conjunto na cerimónia de abertura do evento, uma demonstração de união da península. Contudo, a reposta norte-coreana ainda não é conhecida.

A última vez que atletas das duas Coreias desfilaram juntos aconteceu em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.

De acordo com o jornal, depois do encontro, a Coreia do Sul declarou que irá equacionar a suspensão temporária das sanções a Pyongyang, se necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica.

De acordo com o jornal, a decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citado pela Reuters.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Atitude sensata a destes Srsº. Não deveriam reduzir, mas por em escala zero a tensão existente. Subiu muitos pontos na minha consideração, tal atitude, de ambos os lados. Estão de parabéns. Que haja paz entre os povos, e se esqueçam do passado, para o bem de toda a humanidade. Façam os Jogos Olimpicos em paz e tranquilidade, e Gloria aos vencedores e Honra aos vencidos. No restante que ameaça o planeta e a vida de quem não tem culpa, bom será que eles empatem. E os outros cães, que se calem.

  2. Podemos criticar o Trump, mas esta é seguramente uma enorme vitória dele. Quer se queira, quer não. Muitos presidentes dos eua tentaram. Apenas este conseguiu. Seja pela estupidez, pela força, pela loucura. Mas conseguiu que as coreias falassem. Mais incrível mesmo era que com as decisões atabalhoadas no médio oriente, conseguisse também aí alcançar algo… mesmo sem saber como.

RESPONDER

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …