Coreia do Sul disponível para se “sentar frente a frente” com o Norte daqui a uma semana

Yonhap South Korea Out / EPA

Cho Myoung-Gyon, ministro sul-coreano para a Unificação.

Esta terça-feira, o Governo sul-coreano propôs a Pyongyang realizar conversações oficiais a 9 de janeiro sobre a cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno, que vão realizar-se em fevereiro na Coreia do Sul.

O ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-Gyon, anunciou esta terça-feira que Seul está disponível para conversações de alto nível com a Coreia do Norte. As conversações realizar-se-ia já na próxima semana, dia 9 de janeiro, no posto fronteiriço de Panmunjom, a chamada “aldeia da trégua”.

A proposta sul-coreana surge um dia depois de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmar que o Norte e o Sul deviam reunir-se para negociar a presença de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul, que vão decorrer entre 9 e 25 de fevereiro.

“Esperemos que Sul e o Norte se possam sentar, frente a frente, para debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang, tal como outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas“, afirmou o ministro Cho, em conferência de imprensa.

A proposta visa recuperar o espírito do Acordo de Armistício, assinado precisamente em Panmunjom em 1953, iniciando uma pausa da Guerra Coreana.

Até ao momento, a Coreia do Norte não reagiu à proposta. A última vez que representantes de ambas as Coreias se encontraram foi em dezembro de 2015, na zona industrial conjunta de Karsong, para conversações que acabaram sem acordo.

Além disso, na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un voltou a ameaçar os Estados Unidos e indicou que o país tinha completado o programa nuclear.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou um sexto teste nuclear a lançou três mísseis balísticos intercontinentais, no âmbito do desenvolvimento dos programas nuclear e de armas, levando a ONU a agravar as sanções contra o país.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.