Coreia do Sul vai criar robôs de guerra à imagem e semelhança de humanos e animais

Chris.Jeriko / Flickr

A Coreia do Sul revelou estar a desenvolver robôs de combate que imitem a forma, os movimentos e demais características dos seres vivos. Seul quer criar máquinas de guerra à imagem e semelhança de animais e humanos. 

De acordo com os militares sul-coreanos, os biorrobots vão assemelhar-se tanto a seres humanos como a animais, como insetos, aves, cobras e até criaturas marinhas.

“Robôs biométricos vão mudar as regras do jogo em guerras futuras. Espera-se que as tecnologias relacionadas com estes robôs possam ter grandes efeitos em toda a indústria de defesa”, disse Park Jeong-eun, porta-voz do Defense Acquisition Program Administration sul-coreana, citada pelo Yonhap.

De acordo com a agência de Seul, vários problemas de engenharia poderiam ser resolvidos  recorrendo a estes robôs, graças às suas características animais otimizadas ao longo de milhões de anos de evolução. Assim que estiverem “alistados” no Exército, estas máquinas poderão ser utilizadas em operações de busca, salvamento ou reconhecimento.

A DAPA prevê que estes robôs, especificamente os insetos biónicos e robôs humanoides,  entrem em ação até 2024. Com base no sucessos da tecnologia, a Coreia do Sul poderia inserir no exército outros biorrobots inspirados noutros animais.

Apesar de os avanços e das benefícios que esta tecnologia sul-coreana poderá trazer, várias organizações manifestaram-se já contra este tipo de máquinas de combate.

Em março passado, um grupo de médicos assinou uma carta aberta, na qual exigiam que estes desenvolvimento de robôs fosse vetado, uma vez que esta tecnologia poderia matar seres vivos sem qualquer supervisão.

Também o multimilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, e o físico Stephen Hawking, que faleceu no ano passado, alertaram também para os perigos do desenvolvimento da inteligência artificial. No entender dos especialistas, estas tecnologias podem mesmo vir a exceder a inteligência humana, começando a agir contra a sua programação.

O bilionário chinês e co-fundador da Alibaba, Jack Ma, acredita, por sua vez, que a enorme quantidade de avanços tecnológicos no mundo poderá desencadear um novo conflito global, deixando a Humanidade mais perto da III Guerra Mundial.

“Esta é a terceira revolução tecnológica – já nos estamos a aproximar”, alertou o empresário, no fim de janeiro, no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Continuamos a tentar acabar com o mundo….
    Para quê isto se não estivermos à espera de fazer uma guerra?
    E para quê?
    Porque o humano não sabe fazer mais nada senão construir para destruir.

  2. Bem visto, Telma!

    “Judgment day is inevitable! You have just posponed it!” (In Terminator – Judgement Day)

    E, já agora, um preciosismo: biometria não é o conceito adequado. biometria (etimologicamente) remete para leitura de corpos biológicos. Claramente não é esse o tema da notícia. Na falta de melhor: autómatos.

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …