Coreia do Sul vai criar robôs de guerra à imagem e semelhança de humanos e animais

Chris.Jeriko / Flickr

A Coreia do Sul revelou estar a desenvolver robôs de combate que imitem a forma, os movimentos e demais características dos seres vivos. Seul quer criar máquinas de guerra à imagem e semelhança de animais e humanos. 

De acordo com os militares sul-coreanos, os biorrobots vão assemelhar-se tanto a seres humanos como a animais, como insetos, aves, cobras e até criaturas marinhas.

“Robôs biométricos vão mudar as regras do jogo em guerras futuras. Espera-se que as tecnologias relacionadas com estes robôs possam ter grandes efeitos em toda a indústria de defesa”, disse Park Jeong-eun, porta-voz do Defense Acquisition Program Administration sul-coreana, citada pelo Yonhap.

De acordo com a agência de Seul, vários problemas de engenharia poderiam ser resolvidos  recorrendo a estes robôs, graças às suas características animais otimizadas ao longo de milhões de anos de evolução. Assim que estiverem “alistados” no Exército, estas máquinas poderão ser utilizadas em operações de busca, salvamento ou reconhecimento.

A DAPA prevê que estes robôs, especificamente os insetos biónicos e robôs humanoides,  entrem em ação até 2024. Com base no sucessos da tecnologia, a Coreia do Sul poderia inserir no exército outros biorrobots inspirados noutros animais.

Apesar de os avanços e das benefícios que esta tecnologia sul-coreana poderá trazer, várias organizações manifestaram-se já contra este tipo de máquinas de combate.

Em março passado, um grupo de médicos assinou uma carta aberta, na qual exigiam que estes desenvolvimento de robôs fosse vetado, uma vez que esta tecnologia poderia matar seres vivos sem qualquer supervisão.

Também o multimilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, e o físico Stephen Hawking, que faleceu no ano passado, alertaram também para os perigos do desenvolvimento da inteligência artificial. No entender dos especialistas, estas tecnologias podem mesmo vir a exceder a inteligência humana, começando a agir contra a sua programação.

O bilionário chinês e co-fundador da Alibaba, Jack Ma, acredita, por sua vez, que a enorme quantidade de avanços tecnológicos no mundo poderá desencadear um novo conflito global, deixando a Humanidade mais perto da III Guerra Mundial.

“Esta é a terceira revolução tecnológica – já nos estamos a aproximar”, alertou o empresário, no fim de janeiro, no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Continuamos a tentar acabar com o mundo….
    Para quê isto se não estivermos à espera de fazer uma guerra?
    E para quê?
    Porque o humano não sabe fazer mais nada senão construir para destruir.

  2. Bem visto, Telma!

    “Judgment day is inevitable! You have just posponed it!” (In Terminator – Judgement Day)

    E, já agora, um preciosismo: biometria não é o conceito adequado. biometria (etimologicamente) remete para leitura de corpos biológicos. Claramente não é esse o tema da notícia. Na falta de melhor: autómatos.

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …