Coreia do Sul vai criar robôs de guerra à imagem e semelhança de humanos e animais

Chris.Jeriko / Flickr

A Coreia do Sul revelou estar a desenvolver robôs de combate que imitem a forma, os movimentos e demais características dos seres vivos. Seul quer criar máquinas de guerra à imagem e semelhança de animais e humanos. 

De acordo com os militares sul-coreanos, os biorrobots vão assemelhar-se tanto a seres humanos como a animais, como insetos, aves, cobras e até criaturas marinhas.

“Robôs biométricos vão mudar as regras do jogo em guerras futuras. Espera-se que as tecnologias relacionadas com estes robôs possam ter grandes efeitos em toda a indústria de defesa”, disse Park Jeong-eun, porta-voz do Defense Acquisition Program Administration sul-coreana, citada pelo Yonhap.

De acordo com a agência de Seul, vários problemas de engenharia poderiam ser resolvidos  recorrendo a estes robôs, graças às suas características animais otimizadas ao longo de milhões de anos de evolução. Assim que estiverem “alistados” no Exército, estas máquinas poderão ser utilizadas em operações de busca, salvamento ou reconhecimento.

A DAPA prevê que estes robôs, especificamente os insetos biónicos e robôs humanoides,  entrem em ação até 2024. Com base no sucessos da tecnologia, a Coreia do Sul poderia inserir no exército outros biorrobots inspirados noutros animais.

Apesar de os avanços e das benefícios que esta tecnologia sul-coreana poderá trazer, várias organizações manifestaram-se já contra este tipo de máquinas de combate.

Em março passado, um grupo de médicos assinou uma carta aberta, na qual exigiam que estes desenvolvimento de robôs fosse vetado, uma vez que esta tecnologia poderia matar seres vivos sem qualquer supervisão.

Também o multimilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, e o físico Stephen Hawking, que faleceu no ano passado, alertaram também para os perigos do desenvolvimento da inteligência artificial. No entender dos especialistas, estas tecnologias podem mesmo vir a exceder a inteligência humana, começando a agir contra a sua programação.

O bilionário chinês e co-fundador da Alibaba, Jack Ma, acredita, por sua vez, que a enorme quantidade de avanços tecnológicos no mundo poderá desencadear um novo conflito global, deixando a Humanidade mais perto da III Guerra Mundial.

“Esta é a terceira revolução tecnológica – já nos estamos a aproximar”, alertou o empresário, no fim de janeiro, no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Continuamos a tentar acabar com o mundo….
    Para quê isto se não estivermos à espera de fazer uma guerra?
    E para quê?
    Porque o humano não sabe fazer mais nada senão construir para destruir.

  2. Bem visto, Telma!

    “Judgment day is inevitable! You have just posponed it!” (In Terminator – Judgement Day)

    E, já agora, um preciosismo: biometria não é o conceito adequado. biometria (etimologicamente) remete para leitura de corpos biológicos. Claramente não é esse o tema da notícia. Na falta de melhor: autómatos.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …