Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde na linha de frente e de lembrar aos cidadãos as medidas preventivas: um espetáculo de luzes.

De acordo com o France24, o evento aconteceu na sexta-feira passada e contou com 300 drones num espetáculo de 10 minutos. Os veículos aéreos não tripulados foram programados para formar imagens acima do rio Han, que atravessa a capital sul-coreana.

A exibição foi organizada pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte e teve como objetivo agradecer aos profissionais de saúde da linha de frente e lembrar aos cidadãos as medidas preventivas, como a lavagem de mãos e o uso de máscara.

O espetáculo começou com mensagem que lembravam aos cidadãos para usar máscaras, lavar as mãos e ter em conta as regras sociais de distanciamento, antes de partilhar uma mensagem de gratidão a médicos, enfermeiras e outras equipas médicas.

No final do espetáculo, os drones formaram um contorno da Península Coreana sobreposta com a mensagem: “Anime-se, República da Coreia”.

Apesar de ser uma forma incomum de tentar melhorar o moral público, os relatórios sugerem que os cidadãos da Coreia do Sul estão com dificuldades em aspetos de prevenção contra o novo coronavírus, particularmente o uso de máscaras – uma tarefa desafiadora nos verões quentes da capital sul-coreana.

A Coréia do Sul foi um dos primeiros países a exigir o uso de máscaras nos transportes coletivos e nos voos. O histórico do país no combate ao vírus tem sido excecional, incluindo testes em massa desde o início e uso generalizado de máscaras.

Embora o uso de máscaras não tenha se tornado uma questão politizada na Coreia do Sul, como nos Estados Unidos, os relatos de incidentes de “fúria de máscaras” no país estão a aumentar, com a polícia a registar 840 lutas, principalmente em transportes públicos, quando certos indivíduos não estão a utilizar máscara.

No final de junho, as autoridades de saúde da Coreia do Sul admitiram que estão a enfrentar uma “segunda onda” de casos de contágio de covid-19 no país, indicando que um fim de semana prolongado no início de maio marcou o início desse período.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …