Coreia do Norte prepara-se para a guerra e promete não deixar “nenhum americano vivo”

prachatai / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de visita à Escola Revolucionária de Mangyongdae

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de visita à Escola Revolucionária de Mangyongdae

O líder da Coreia do Norte supervisionou o segundo concurso de aviação de combate do país e anunciou tratar-se de “preparativos para a guerra” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul, informou esta quinta-feira a agência de notícias norte-coreana KCNA.

Durante o concurso, que se realizou na cidade de Wonsan, o líder supremo norte-coreano Kim Jong-un explicou que o seu objetivo é “completar os preparativos para uma guerra, resultante da plena vontade de saldar dívidas, através de armas, com os imperialistas dos Estados Unidos, autores da agressão, e com os fantoches sul-coreanos”.

Segundo o jornal britânico Express, alguns analistas admitem a possibilidade de que a Coreia do Norte esteja a preparar-se para testar o lançamento de um míssil de longo alcance dentro de poucos meses.

Imagens de satélite de Sohae, a base militar de lançamento de mísseis norte-coreana, mostram o que parece ser uma nova plataforma de lançamento, com 30 metros de diâmetro, com a capacidade aparente de lançar um míssil com o dobro do tamanho do Unha-3, lançado em dezembro de 2012.

(dr) DigitalGlobe

Base militar de lançamento de mísseis de Sohae, na Coreia do Norte

Base militar de lançamento de mísseis de Sohae, na Coreia do Norte

Segundo o US-Korea Institute, gabinete de análise da Universidade John Hopkins, nos EUA, que analisou as fotografias, “a base encontra-se operacional” mas não há indícios de que estejam a ser preparados quaisquer lançamentos a curto prazo.

Esta semana, durante as comemorações do 62º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia, responsáveis militares norte-coreanos ameaçaram os Estados Unidos de que “não deixariam nenhum americano vivo“.

Caso os Estados Unidos encetem alguma acção militar contra a Coreia do Norte, garante o general Pak Yong-ski, do Exército norte-coreano, “todos os cidadãos americanos serão chacinados“.

“Não sobrará ninguém para assinar sequer um documento de rendição”, acrescentou o general.

AJB, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Estes gajos são maus hein! Nem vai sobrar um Americano?! O Kim vai pessoalmente aos confins do Alaska, aos meandros de Banguecoque e aos restantes países, cidades, vilas, aldeias e lugares de todo o mundo onde haja “fun” e limpa o sebo aos americas todos! Que máquina! Ou isso ou arrebenta com o mundo e nem americanos nem Norte Coreanos, nem outros “fantoches” assinam o que quer que seja. Vemos uns filmes parvos e depois a realidade supera…Incrível!

RESPONDER

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …