/

Coreia do Norte terá introduzido armas nucleares em mísseis, diz relatório da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que a Coreia do Norte “provavelmente desenvolveu armas nucleares miniaturizadas que cabem em mísseis balísticos”, segundo um relatório confidencial a que a agência Reuters teve acesso na segunda-feira.

Segundo a Reuters, o relatório – entregue ao comité sancionatório à Coreia do Norte do Conselho de Segurança da ONU e assinado por especialistas independentes – indica que alguns países acreditam que os últimos testes realizados ajudaram no desenvolvimento dessas novas armas, apesar de o país não desenvolver testes nucleares desde 2017.

Na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong-un garantiu que o país seria responsável pela segurança das suas armas nucleares.

No entanto, de acordo com o relatório, a Coreia do Norte “continua com o seu programa nuclear, incluindo a produção de urânio altamente enriquecido e a construção de um reactor experimental. Um Estado-membro [da ONU] informou que a Coreia do Norte continua a produzir armas nucleares”.

Para a organização, os recentes avanços tecnológicos militares provam que o país poderá estar a “desenvolver vários sistemas de mísseis”.

Desde 2006 o país é sancionado devido aos programas nucleares e militares. Em 2018, Jong-un e o Presidente norte-americano Donald Trump reuniram-se para acordar uma desnuclearização, sem sucesso. Em maio desse ano, a Coreia do Norte demoliu um centro de testes nucleares, mas a ONU diz que este pode ser reconstruído em três meses.

Em junho, a Coreia do Norte destruiu um gabinete de ligação com a Coreia do Sul, em Kaesung, onde eram trabalhadas as relações diplomáticas entre os dois países.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.