Coreia do Norte terá introduzido armas nucleares em mísseis, diz relatório da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que a Coreia do Norte “provavelmente desenvolveu armas nucleares miniaturizadas que cabem em mísseis balísticos”, segundo um relatório confidencial a que a agência Reuters teve acesso na segunda-feira.

Segundo a Reuters, o relatório – entregue ao comité sancionatório à Coreia do Norte do Conselho de Segurança da ONU e assinado por especialistas independentes – indica que alguns países acreditam que os últimos testes realizados ajudaram no desenvolvimento dessas novas armas, apesar de o país não desenvolver testes nucleares desde 2017.

Na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong-un garantiu que o país seria responsável pela segurança das suas armas nucleares.

No entanto, de acordo com o relatório, a Coreia do Norte “continua com o seu programa nuclear, incluindo a produção de urânio altamente enriquecido e a construção de um reactor experimental. Um Estado-membro [da ONU] informou que a Coreia do Norte continua a produzir armas nucleares”.



Para a organização, os recentes avanços tecnológicos militares provam que o país poderá estar a “desenvolver vários sistemas de mísseis”.

Desde 2006 o país é sancionado devido aos programas nucleares e militares. Em 2018, Jong-un e o Presidente norte-americano Donald Trump reuniram-se para acordar uma desnuclearização, sem sucesso. Em maio desse ano, a Coreia do Norte demoliu um centro de testes nucleares, mas a ONU diz que este pode ser reconstruído em três meses.

Em junho, a Coreia do Norte destruiu um gabinete de ligação com a Coreia do Sul, em Kaesung, onde eram trabalhadas as relações diplomáticas entre os dois países.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …