Coreia do Sul envia 10.000 máscaras à Nação Navajo pelos seus serviços durante a guerra

Em homenagem aos serviços de veteranos da Nação Navajo durante a Guerra da Coreia, o Governo sul-coreano enviou-lhes, entrou outro material, 10 mil máscaras de proteção contra a covid-19.

A Coreia do Sul enviou à Nação Navajo 10 mil máscaras e 3,9 toneladas de outro material, como por exemplo álcool gel. A obra de solidariedade foi feita em homenagem ao contributo dos veteranos que serviram o exército durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. A oferenda surge ainda numa altura em que se celebram os 70 anos do conflito bélico.

Os navajo, o maior povo indígena dos EUA, arriscam ser vítimas de uma verdadeira “carnificina humana” devido à pandemia de covid-19. Na Nação Navajo, a maior reserva índia dos EUA, é impossível cumprir a mais básica recomendação contra a covid-19 – lavar as mãos com frequência -, uma vez que muitas pessoas não têm sequer água potável.

O Governo sul-coreano confirmou, através um comunicado, o envio de “material de proteção, incluindo 10.000 máscaras, para os heróis ocultos da Guerra da Coreia na Nação Navajo para as pessoas especialmente afetadas pela covid-19″.

“Esperamos que os nossos pequenos presentes consolem os veteranos no meio da crise da covid-19”, disse Kim Eun-gi, copresidente do Comité de Comemoração da Guerra da Coreia. “O Governo lembra-se daqueles que fizeram um nobre sacrifício para defender um país estranho, há 70 anos, e esperamos que eles contem orgulhosamente a sua posteridade sobre a escolha que fizeram há tantos anos”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o corpo de Fuzileiros Navais dos EUA recrutou membros da Nação Navajo para utilizar uma linguagem pouco conhecida como meio de comunicação secreta. Os navajo usavam o seu conhecimento das línguas nativas americanas como base para transmitir mensagens codificadas.

O All That’s Interesting escreve que cerca de 800 membros da comunidade navajo serviram durante a Guerra da Coreia, arriscando a sua própria vida para entregar mensagens secretas.

Ainda no mês passado, de acordo com a KBS World, a Coreia do Sul enviou 500 mil máscaras para ajudar veteranos da Guerra da Coreia. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, mostrou-se agradecido pelo ato de bondade e disse que nada lhe dá mais alegria do que ver veteranos a ajudarem-se uns aos outros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …