Coreia do Sul envia 10.000 máscaras à Nação Navajo pelos seus serviços durante a guerra

Em homenagem aos serviços de veteranos da Nação Navajo durante a Guerra da Coreia, o Governo sul-coreano enviou-lhes, entrou outro material, 10 mil máscaras de proteção contra a covid-19.

A Coreia do Sul enviou à Nação Navajo 10 mil máscaras e 3,9 toneladas de outro material, como por exemplo álcool gel. A obra de solidariedade foi feita em homenagem ao contributo dos veteranos que serviram o exército durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. A oferenda surge ainda numa altura em que se celebram os 70 anos do conflito bélico.

Os navajo, o maior povo indígena dos EUA, arriscam ser vítimas de uma verdadeira “carnificina humana” devido à pandemia de covid-19. Na Nação Navajo, a maior reserva índia dos EUA, é impossível cumprir a mais básica recomendação contra a covid-19 – lavar as mãos com frequência -, uma vez que muitas pessoas não têm sequer água potável.

O Governo sul-coreano confirmou, através um comunicado, o envio de “material de proteção, incluindo 10.000 máscaras, para os heróis ocultos da Guerra da Coreia na Nação Navajo para as pessoas especialmente afetadas pela covid-19″.

“Esperamos que os nossos pequenos presentes consolem os veteranos no meio da crise da covid-19”, disse Kim Eun-gi, copresidente do Comité de Comemoração da Guerra da Coreia. “O Governo lembra-se daqueles que fizeram um nobre sacrifício para defender um país estranho, há 70 anos, e esperamos que eles contem orgulhosamente a sua posteridade sobre a escolha que fizeram há tantos anos”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o corpo de Fuzileiros Navais dos EUA recrutou membros da Nação Navajo para utilizar uma linguagem pouco conhecida como meio de comunicação secreta. Os navajo usavam o seu conhecimento das línguas nativas americanas como base para transmitir mensagens codificadas.

O All That’s Interesting escreve que cerca de 800 membros da comunidade navajo serviram durante a Guerra da Coreia, arriscando a sua própria vida para entregar mensagens secretas.

Ainda no mês passado, de acordo com a KBS World, a Coreia do Sul enviou 500 mil máscaras para ajudar veteranos da Guerra da Coreia. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, mostrou-se agradecido pelo ato de bondade e disse que nada lhe dá mais alegria do que ver veteranos a ajudarem-se uns aos outros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …