Em homenagem aos serviços de veteranos da Nação Navajo durante a Guerra da Coreia, o Governo sul-coreano enviou-lhes, entrou outro material, 10 mil máscaras de proteção contra a covid-19.
A Coreia do Sul enviou à Nação Navajo 10 mil máscaras e 3,9 toneladas de outro material, como por exemplo álcool gel. A obra de solidariedade foi feita em homenagem ao contributo dos veteranos que serviram o exército durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. A oferenda surge ainda numa altura em que se celebram os 70 anos do conflito bélico.
Os navajo, o maior povo indígena dos EUA, arriscam ser vítimas de uma verdadeira “carnificina humana” devido à pandemia de covid-19. Na Nação Navajo, a maior reserva índia dos EUA, é impossível cumprir a mais básica recomendação contra a covid-19 – lavar as mãos com frequência -, uma vez que muitas pessoas não têm sequer água potável.
O Governo sul-coreano confirmou, através um comunicado, o envio de “material de proteção, incluindo 10.000 máscaras, para os heróis ocultos da Guerra da Coreia na Nação Navajo para as pessoas especialmente afetadas pela covid-19″.
“Esperamos que os nossos pequenos presentes consolem os veteranos no meio da crise da covid-19”, disse Kim Eun-gi, copresidente do Comité de Comemoração da Guerra da Coreia. “O Governo lembra-se daqueles que fizeram um nobre sacrifício para defender um país estranho, há 70 anos, e esperamos que eles contem orgulhosamente a sua posteridade sobre a escolha que fizeram há tantos anos”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o corpo de Fuzileiros Navais dos EUA recrutou membros da Nação Navajo para utilizar uma linguagem pouco conhecida como meio de comunicação secreta. Os navajo usavam o seu conhecimento das línguas nativas americanas como base para transmitir mensagens codificadas.
O All That’s Interesting escreve que cerca de 800 membros da comunidade navajo serviram durante a Guerra da Coreia, arriscando a sua própria vida para entregar mensagens secretas.
Ainda no mês passado, de acordo com a KBS World, a Coreia do Sul enviou 500 mil máscaras para ajudar veteranos da Guerra da Coreia. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, mostrou-se agradecido pelo ato de bondade e disse que nada lhe dá mais alegria do que ver veteranos a ajudarem-se uns aos outros.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe