Coreia do Sul dispara tiros de aviso contra avião militar russo que entrou no espaço aéreo do país

A Coreia do Sul anunciou esta terça-feira ter disparado tiros de aviso contra um avião militar russo que violou esta manhã o espaço aéreo sul-coreano.

A primeira violação ocorreu depois das 9h (1h em Lisboa) e durou três minutos. Pouco depois, o avião russo entrou novamente no espaço aéreo sul-coreano por mais quatro minutos. Em resposta, a Força Aérea sul-coreana disparou tiros de aviso. Os jatos de combate F-15F E KF-16 terão disparado em ambas, usando armamento de 20 mm, segundo informação divulgada pelo ministério da Defesa.

Os tiros em forma de advertência são vistos como algo “muito sério” e “muito raro” pelo ex-diretor de operações do Centro de Inteligência do Comando do Pacífico do EUA. Para Carl Schuster, a ação significa que a Coreia considerou este um ato sério e deliberado.

De acordo com a agência Reuters, o ministério da Defesa russo já veio negar a invasão, afirmando que não terá existido qualquer tentativa de contacto por parte dos pilotos sul-coreanos. O ministério considera que os jatos sul-coreanos realizaram manobras perigosas que ameaçaram o avião militar.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), que cita fonte governamental, é a primeira vez que um avião russo viola o espaço aéreo sul-coreano. O incidente ocorreu perto das Ilhas Dokdo, reivindicadas como Takeshima por Tóquio, que acusa a Coreia do Sul de ocupá-las ilegalmente.

Este incidente entre russos e sul-coreanos não foi único na terça-feira. O estado-maior sul-coreano confirmou ainda que duas aeronaves chinesas entraram, às 6h44 e às 7h49 locais (22h44 e 23h44 de segunda-feira em Lisboa), na Zona de Identificação de Defesa Aérea da Coreia do Sul (KAZID). O estado-maior diz ainda que estas se terão juntado com aviões russos e os quatro entraram juntos no KADIZ perto das 8h40 (0h44) e lá permaneceram por 24 minutos.

Este tipo de incidentes são pouco comuns, já que raramente se verificam conflitos entre a Rússia e a Coreia do Sul, apesar do ponto de discórdia em relação à ilha de Noktundo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …