Coreia do Sul dispara tiros de aviso contra avião militar russo que entrou no espaço aéreo do país

A Coreia do Sul anunciou esta terça-feira ter disparado tiros de aviso contra um avião militar russo que violou esta manhã o espaço aéreo sul-coreano.

A primeira violação ocorreu depois das 9h (1h em Lisboa) e durou três minutos. Pouco depois, o avião russo entrou novamente no espaço aéreo sul-coreano por mais quatro minutos. Em resposta, a Força Aérea sul-coreana disparou tiros de aviso. Os jatos de combate F-15F E KF-16 terão disparado em ambas, usando armamento de 20 mm, segundo informação divulgada pelo ministério da Defesa.

Os tiros em forma de advertência são vistos como algo “muito sério” e “muito raro” pelo ex-diretor de operações do Centro de Inteligência do Comando do Pacífico do EUA. Para Carl Schuster, a ação significa que a Coreia considerou este um ato sério e deliberado.

De acordo com a agência Reuters, o ministério da Defesa russo já veio negar a invasão, afirmando que não terá existido qualquer tentativa de contacto por parte dos pilotos sul-coreanos. O ministério considera que os jatos sul-coreanos realizaram manobras perigosas que ameaçaram o avião militar.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), que cita fonte governamental, é a primeira vez que um avião russo viola o espaço aéreo sul-coreano. O incidente ocorreu perto das Ilhas Dokdo, reivindicadas como Takeshima por Tóquio, que acusa a Coreia do Sul de ocupá-las ilegalmente.

Este incidente entre russos e sul-coreanos não foi único na terça-feira. O estado-maior sul-coreano confirmou ainda que duas aeronaves chinesas entraram, às 6h44 e às 7h49 locais (22h44 e 23h44 de segunda-feira em Lisboa), na Zona de Identificação de Defesa Aérea da Coreia do Sul (KAZID). O estado-maior diz ainda que estas se terão juntado com aviões russos e os quatro entraram juntos no KADIZ perto das 8h40 (0h44) e lá permaneceram por 24 minutos.

Este tipo de incidentes são pouco comuns, já que raramente se verificam conflitos entre a Rússia e a Coreia do Sul, apesar do ponto de discórdia em relação à ilha de Noktundo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …