Coreia do Norte desmente acidente nuclear que matou 200 pessoas

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte desmentiu, esta quinta-feira, a informação de que morreram 200 pessoas no desabamento de um túnel do complexo de testes nucleares, na região montanhosa de Punggye-ri.

Segundo a agência Reuters, a televisão estatal norte-coreana KCNA classificou esta notícia, veiculada inicialmente pela agência estatal sul-coreana Yonhap e pela cadeia de televisão japonesa TV Asahi de “desinformação”.

O mesmo órgão de comunicação afirma que esta notícia se baseou num “relatório falso” que tinha como objetivo caluniar o país e os seus avanços no desenvolvimento nuclear.

Esta terça-feira, a Yonhap e a TV Asahi avançaram que o sexto teste nuclear do regime norte-coreano, ocorrido no início de setembro, tinha provocado a morte de 200 pessoas e colocado o país sob risco de radiação.

De acordo com as informações apuradas, cem pessoas terão ficado soterradas no colapso de um túnel do complexo de testes nucleares e, posteriormente, durante as operações de resgate, o túnel terá colapsado de novo, matando outras cem pessoas.

Um estudo publicado pelo 38 North / US-Korea Institute, da Universidade Johns Hopkins, sugeria que o sexto ensaio norte-coreano tinha causado “danos substanciais” no túnel e imagens de satélite captadas depois dos testes mostravam sinais de danos significativos à superfície do local, incluindo desabamentos de terras.

Os testes nucleares do regime de Pyongyang são realizados geralmente na região montanhosa de Punggye-ri, no norte do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.