Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

KCNA / EPA

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários.

A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 dólares) na importação de, pelo menos, 138 cavalos provenientes da Rússia entre 2010 e 2019. Neste montante estão incluídos 12 cavalos, no valor de 75.509,76 dólares, adquiridos no ano passado, segundo dados alfandegários russos disponibilizados pelo Governo.

A compra de novembro é considerada a maior do país desde 2015, quando importou 61 cavalos por 192.204 dólares.

A Coreia do Norte tem uma longa história na compra de cavalos à Rússia. As imagens do líder Kim Jong-un montando num cavalo branco na montanha Paektu, em outubro passado, correram o mundo. A imagem do líder norte-coreano no topo da montanha simboliza a força do país, assim como suas perspetivas sobre o passado e o futuro.

O tipo de imagens divulgadas e a linguagem usada no comunicado que descreve a subida de Kim ao topo do Monte Paektu contribuem para a construção da ideia de “mito” e têm um efeito de propaganda, considerou, na altura, Rachel Minyoung Lee, analista dos assuntos norte-coreanos, citada pela agência Reuters.

Esta é uma forma de afirmação, um símbolo de desafio”, disse também Joshua Pollack, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, especialista nos assuntos da Coreia do Norte.

Em 2003, o Presidente russo Vladimir Putin terá presenteado Kim Jong-Il, falecido pai de Kim Jong-un, com cavalos Orlov Trotter no seu aniversário. Citado pelo Newsweek, Artyom Lukin, investigador de relações internacionais da Universidade Federal do Extremo Oriente em Vladivostok, na Rússia, explicou que os norte-coreanos apreciaram muito esta raça de cavalos graças à sua “aparência real” e ao seu “bom humor”.

Ainda assim, não se sabe se os cavalos que a Rússia exportou para a Coreia do Norte em outubro são da mesma raça dos animais que Kim Jong-un e a sua comitiva montaram no Monte Paektu.

A compra de cavalos por parte da Coreia do Norte no ano passado ocorreram numa altura em que o país permanece sob sanções internacionais impostas pelas suas armas nucleares e programas de mísseis balísticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …