/

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

KCNA / EPA

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários.

A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 dólares) na importação de, pelo menos, 138 cavalos provenientes da Rússia entre 2010 e 2019. Neste montante estão incluídos 12 cavalos, no valor de 75.509,76 dólares, adquiridos no ano passado, segundo dados alfandegários russos disponibilizados pelo Governo.

A compra de novembro é considerada a maior do país desde 2015, quando importou 61 cavalos por 192.204 dólares.

A Coreia do Norte tem uma longa história na compra de cavalos à Rússia. As imagens do líder Kim Jong-un montando num cavalo branco na montanha Paektu, em outubro passado, correram o mundo. A imagem do líder norte-coreano no topo da montanha simboliza a força do país, assim como suas perspetivas sobre o passado e o futuro.

O tipo de imagens divulgadas e a linguagem usada no comunicado que descreve a subida de Kim ao topo do Monte Paektu contribuem para a construção da ideia de “mito” e têm um efeito de propaganda, considerou, na altura, Rachel Minyoung Lee, analista dos assuntos norte-coreanos, citada pela agência Reuters.

Esta é uma forma de afirmação, um símbolo de desafio”, disse também Joshua Pollack, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, especialista nos assuntos da Coreia do Norte.

Em 2003, o Presidente russo Vladimir Putin terá presenteado Kim Jong-Il, falecido pai de Kim Jong-un, com cavalos Orlov Trotter no seu aniversário. Citado pelo Newsweek, Artyom Lukin, investigador de relações internacionais da Universidade Federal do Extremo Oriente em Vladivostok, na Rússia, explicou que os norte-coreanos apreciaram muito esta raça de cavalos graças à sua “aparência real” e ao seu “bom humor”.

Ainda assim, não se sabe se os cavalos que a Rússia exportou para a Coreia do Norte em outubro são da mesma raça dos animais que Kim Jong-un e a sua comitiva montaram no Monte Paektu.

A compra de cavalos por parte da Coreia do Norte no ano passado ocorreram numa altura em que o país permanece sob sanções internacionais impostas pelas suas armas nucleares e programas de mísseis balísticos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.