/

A Terra tremeu com o maior teste nuclear de sempre da Coreia do Norte

5

(h) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte confirmou, esta sexta-feira, que fez o seu quinto teste nuclear, no dia em que o país celebra o 68.º aniversário, provocando um tremor de terra de magnitude 5,3 na escala de Richter.

“A detonação atómica foi bem-sucedida”, afirmou Ri Chun-hee, da televisão estatal KCTV, encarregada de divulgar os principais anúncios do regime.

O novo teste é uma “resposta aos Estados Unidos e aos inimigos que nos sancionaram e criticaram as nossas ações baseadas no direito à autodefesa. Vamos continuar a reforçar as nossas capacidades para impulsionar a nossa força nuclear“, disse a locutora.

O teste nuclear foi realizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, a mesma que foi usada nas detonações de 2006, 2009, 2013 e de janeiro deste ano.

As autoridades da Coreia do Sul dizem que este foi o mais potente de todos os testes já realizados pela Coreia do Norte e solicitam mais medidas de controlo contra o país vizinho.

“Acreditamos que a Coreia do Norte levou a cabo um teste nuclear hoje. A explosão deverá ter [sido causada por] cerca de 10 quilotoneladas – a mais forte até agora realizada pela Coreia do Norte”, referiu uma fonte não identificada do Ministério da Defesa sul-coreano.

Já a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, qualificou o quinto teste nuclear norte-coreano como um ato de autodestruição.

“Com este teste, o regime de Kim Jong-Un apenas vai atrair mais sanções e isolamento”, acrescentou.

Além da Coreia do Sul, também a França, os Estados Unidos, o Japão, e a China condenaram o teste nuclear realizado por Pyongyang, com o Presidente Barack Obama a advertir para “consequências graves”.

“O Presidente [Obama] disse que iria continuar a consultar os nossos aliados para garantir que as ações provocadoras da Coreia do Norte são respondidas com consequências graves”, disse o secretário de Estado Josh Earnest.

Segundo o DN, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, adiantou que este teste e os lançamentos de 21 mísseis que a Coreia do Norte realizou este ano não podem ser aceites “de maneira nenhuma”.

“Este teste é uma grave ameaça para a segurança do Japão numa altura em que Pyongyang está a aumentar a sua capacidade de desenvolvimento de armas nucleares”, explicou.

Não foi detetada qualquer fuga de material radioativo, mas o Ministério do Ambiente chinês continua a medir os níveis de radiação ao largo da fronteira com os norte-coreanos.

BZR, ZAP / Lusa

5 Comments

  1. Que quer este louco? Provocar uma guerra nuclear mundial, ou será só com a intenção de se defender? Do chamado mundo livre (que de livre nada tem). Será que os NORTE COREANOS, NÃO TÊM FILHOS?
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISO URGENTE

  2. Tudo isto até se torna muito engraçado, será mesmo que aqueles que o condenam não lhe estarão a vender material para que o louco concretize as suas ações pois duvido que o país no estado degradante que se encontra tenha capacidade só por si de possuir todo esse material, muita hipocrisia vai pelo mundo politico, até mais parece uma peça de teatro cómico.

  3. Este individuo está a tornar-se uma ameaça cada vez maior á paz. De teste em teste, de missil em missil, vai galgando na espiral de loucura e de perigo.
    Agora, até os seus aliados tradicionais da Coreia do Norte (China), encaram com preocupação o desnorte completo deste individuo.
    Alguém terá de parar este louco antes que seja tarde.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.