/

Coreia do Norte forneceu materiais para armas químicas à Síria

2

Mohammed Badra / EPA

Um relatório de especialistas das Nações Unidas, revelado pelo jornal norte-americano The New York Times, revela que a Coreia do Norte tem ajudado a Síria com o seu programa de armamento, nomeadamente ao fornecer materiais para armas químicas.

O documento, que não foi tornado público e cujo conteúdo a ONU não quis confirmar, estuda possíveis violações por parte de Pyongyang das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os especialistas documentam as alegadas trocas entre a Coreia do Norte e a Síria, mas assinalam que as provas disponíveis não comprovam de forma definitiva a existência de uma cooperação entre os dois países no que diz respeito às armas químicas.

Segundo o relatório, o país asiático forneceu à Síria lajes, válvulas e termómetros, todos resistentes a ácidos, que podem ser utilizados na produção deste tipo de armamento.

Foram detetados mais de 40 envios de mercadoria de Pyongyang para Damasco entre 2012 e 2017.

O Governo sírio, dirigido por Bashar al-Assad, comprometeu-se em 2013 a destruir todo o seu arsenal químico, mas desde então tem sido acusado em várias ocasiões de utilizar substâncias proibidas com fins militares.

O documento dos especialistas da ONU, que informa o Conselho de Segurança sobre possíveis violações da sanções por parte da Coreia do Norte, assinala que em janeiro de 2017 foram intercetadas lajes resistentes a ácidos em dois barcos que partiram do país asiático com destino à Síria, segundo o jornal.

Estes materiais, referem, são utilizados na construção de instalações onde se produzem armas químicas.

O The New York Times assegura que o relatório sublinha o perigo que significa um comércio deste tipo entre a Síria e a Coreia do Norte, pois poderia facilitar a Damasco o uso de armas químicas e a Pyongyang receitas para financiar os programas nucleares e de mísseis.

Questionado sobre o documento, o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, disse desconhecer o seu conteúdo nem se este será divulgado.

Os Estados Unidos, que têm acusado repetidamente a Síria de usar armas químicas e a Coreia do Norte de tentar esquivar-se às sanções internacionais, também não quiseram confirmar a informação, mas asseguraram que vai ao encontro das suas suspeitas.

“Isto é algo que preocupa os Estados Unidos há algum tempo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert.

Segundo a representante, a preocupação é que, à medida que Pyongyang se sinta “mais desesperada”, procure “formas diferentes, criativas e horríveis de fazer dinheiro para financiar o seu regime criminoso”.

No início deste mês, um relatório da ONU citado pela CNN revelava outras tentativas da Coreia do Norte de fugir às sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas com a ajuda de Moçambique.

Segundo aquelas informações Moçambique estaria a ajudar o regime norte-coreano a financiar-se através de cooperação económica ilegal. Mas Moçambique negou desrespeitar sanções.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Os russos também estão a dar uma boa ajuda na chacina que por lá estão a praticar, o mal está sobretudo quando todos querem meter o nariz onde não são chamadas e os países ocidentais não estão isentos de culpa bem pelo contrário!.

  2. Os russos sao os verdadeiros culpados porque nao assumem a guerra na siria de uma vez por todas. E quando digo uma vez por todas e escorraçar todo e qualquer país que esteja a ocupar territorio sirio, e isto inclui os eua e os paises opcidentais. Por outros lado a russia devia fazer todo o possivel para que os avioes americanos nao forneçam mais material de guerra aos grupos terroristas, se este fornecimento parar, para a guerra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.