Coreia do Norte anuncia reabertura de canal de comunicação com o Sul

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

A Coreia do Norte anunciou, esta quarta-feira, que vai reabrir o canal de comunicações intercoreano, um dia depois de ter recebido a proposta da Coreia do Sul para negociar a cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno.

Esta quarta-feira, a Coreia do Norte anunciou a reabertura do canal de comunicações diretas com a Coreia do Sul, de modo a facilitar as negociações entre os dois países para a eventual participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de inverno, que irão decorrer em PyeongChang, na Coreia do Sul, entre 9 e 25 de fevereiro.

A televisão oficial “KCTV da Coreia do Norte declarou que ia reabrir o canal de comunicações às 15h30 locais (06h30 em Lisboa)”, disse um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano.

Esta decisão surge um dia depois de a Coreia do Sul ter proposto ao Norte a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno, que vão decorrer em fevereiro, no Sul.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha já sugerido o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de PyeongChang, de forma a “descongelar” as relações entre os dois países.

Não há comunicações diretas de alto nível entre as duas Coreias desde dezembro de 2015, com a Coreia do Norte a suspender a linha telefónica no início do ano seguinte e a recusar-se a atender as chamadas do Sul.

Embora não seja certo que Pyongyang aceite enviar uma delegação para a chamada “aldeia da trégua” a 9 de janeiro a fim de manter discussões de alto nível com o Sul, a reabertura do canal de comunicações permitirá que haja conversas preliminares antes desse encontro.

Os dois únicos atletas norte-coreanos qualificados para os Jogos Olímpicos de PyeongChang, na modalidade patinagem artística, são Ryom Tae-ok e Rim Ju-ik.

A Coreia do Norte falhou, em outubro passado, o prazo estabelecido para inscrever atletas, mas os dois patinadores ainda poderão participar nos Jogos se forem convidados pelo Comité Olímpico Internacional (COI)

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.