Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

(dv) KCNA / YONHAP

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, o jornal estatal Rodong Sinmun exortou as pessoas a ficarem longe dos folhetos e pediu-lhes que “pensassem e se movessem” em linha com as diretrizes da covid-19.

“Mesmo quando nos deparamos com um objeto estranho a voar ao vento, devemos considerá-lo como uma possível rota de transmissão do vírus malicioso em vez de um fenómeno natural”, lê-se, de acordo com o jornal britânico The Independent.

A emissão de panfletos de propaganda e balões a voar da Coreia do Sul tem sido um problema de longa data. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, classificou-o como um passo de provocação – e até ameaçou retaliar.

Esta quinta-feira, a polícia sul-coreana fez buscas no escritório de Park Sang-hak, um ativista e um conhecido desertor norte-coreano, que disse ter distribuído centenas de milhares de panfletos de propaganda para a Coreia do Norte num balão.

De acordo com a Polícia Metropolitana de Seul, as buscas no escritório do ativista em Seul estava relacionada com o anúncio de que o seu grupo lançou balões com 500 mil folhetos, cinco mil notas de um dólar e 500 livretes sobre o desenvolvimento económico da Coreia do Sul através da fronteira na semana passada.

Sang-hak fez os balões flutuarem apesar de uma nova lei contenciosa que proíbe folhetos, drives USB ou dinheiro a voar para a Coreia do Norte. A violação da nova lei pode fazer com que os perpetradores arrisquem até três anos de prisão.

O ativista é a primeira pessoa a ser investigada desde que a nova lei entrou em vigor.

“Mesmo que apanhemos três anos de prisão ou mesmo 30 anos de prisão, continuaremos a enviar panfletos anti-Norte para que os nossos compatriotas esfarrapados e famintos na Coreia do Norte saibam a verdade” sobre o governo autoritário, afirmou o ativista.

Após os balões serem enviados pela fronteira, no domingo, Kim Yo Jong, irmã de Kim Jong-un, disse que desertores norte-coreanos na Coreia do Sul recentemente “espalharam panfletos contra” o Norte.

Esta declaração é motivo de preocupação para as autoridades da Coreia do Sul. No ano passado, a Coreia do Norte fez explodir um escritório de ligação intercoreano vazio no seu território depois de reagir furiosamente a panfletos de propaganda semelhantes enviados à Coreia do Norte.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …