Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam em território sul-coreano.

O Exército Popular da Coreia do Norte (KPA) afirmou hoje que está preparado para se defender de qualquer tentativa dos comandos especiais inimigos de atacar a sua liderança, segundo um comunicado divulgado pela emissora norte-coreana “KCTV”.

Esmagaremos sem piedade os avanços inimigos com as nossas operações especiais e ataques preventivos”, indicou um porta-voz do Estado-Maior do exército norte-coreano na mensagem divulgada também pela agência estatal “KCNA”.

O exército norte-coreano “não será um espectador passivo”, e atacará sem aviso prévio e quando melhor convenha enquanto as forças de operações especiais dos EUA permanecerem na Coreia do Sul.

As tropas de Seul e Washington realizaram recentemente várias simulações de incapacitação da liderança de Pyongyang em caso de conflito, no marco das suas manobras anuais de combate simulado Key Resolve, que acontecerem entre os dias 13 e 24 de março.

O regime de Kim Jong-un considera estes exercícios um ensaio para invadir o seu território, e em protesto lançou quatro mísseis de médio alcance no último dia 6 de março e realizou uma prova fracassada com outro projétil na quarta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou o ano passado por várias vezes que poderia lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul, alegando ter o direito de se defender de provocações com um ataque nuclear preventivo.

Depois de a Rússia, sua tradicional aliada, ter feito notar que as ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos, as ameaças norte-coreanas baixaram de tom.

As duas Coreias seguem tecnicamente enfrentadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz.

ZAP // EFE

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. um ataque nuclear preventivo justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica mais um ataque nuclear preventivo até acabarem as justificações de ataques preventivos e ficam todos calados 🙂

  2. É mais um país de “bosta” que vai se ferrar….eu, não acredito que este louco estar sozinho numa empreitada desta natureza(guerra nuclear), deve está escondendo um trunfo(um A de ouro)na manga…apesar que precisamos dar uma reviravolta neste planeta, tem de fato muito pesos(pessoas), se aproveitando de situações esdrúxulas e tirando proveito. Que começe logo o teatro bélico, vou assistir de camarote.

  3. arrasem aquela porcaria, dêm cabo do pinipom e construam uma cena gira pros chinocas sairem da depressão que deve ser viver sob a ameaça daquele teletubby !

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …