Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam em território sul-coreano.

O Exército Popular da Coreia do Norte (KPA) afirmou hoje que está preparado para se defender de qualquer tentativa dos comandos especiais inimigos de atacar a sua liderança, segundo um comunicado divulgado pela emissora norte-coreana “KCTV”.

Esmagaremos sem piedade os avanços inimigos com as nossas operações especiais e ataques preventivos”, indicou um porta-voz do Estado-Maior do exército norte-coreano na mensagem divulgada também pela agência estatal “KCNA”.

O exército norte-coreano “não será um espectador passivo”, e atacará sem aviso prévio e quando melhor convenha enquanto as forças de operações especiais dos EUA permanecerem na Coreia do Sul.

As tropas de Seul e Washington realizaram recentemente várias simulações de incapacitação da liderança de Pyongyang em caso de conflito, no marco das suas manobras anuais de combate simulado Key Resolve, que acontecerem entre os dias 13 e 24 de março.

O regime de Kim Jong-un considera estes exercícios um ensaio para invadir o seu território, e em protesto lançou quatro mísseis de médio alcance no último dia 6 de março e realizou uma prova fracassada com outro projétil na quarta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou o ano passado por várias vezes que poderia lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul, alegando ter o direito de se defender de provocações com um ataque nuclear preventivo.

Depois de a Rússia, sua tradicional aliada, ter feito notar que as ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos, as ameaças norte-coreanas baixaram de tom.

As duas Coreias seguem tecnicamente enfrentadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz.

ZAP // EFE

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. um ataque nuclear preventivo justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica mais um ataque nuclear preventivo até acabarem as justificações de ataques preventivos e ficam todos calados 🙂

  2. É mais um país de “bosta” que vai se ferrar….eu, não acredito que este louco estar sozinho numa empreitada desta natureza(guerra nuclear), deve está escondendo um trunfo(um A de ouro)na manga…apesar que precisamos dar uma reviravolta neste planeta, tem de fato muito pesos(pessoas), se aproveitando de situações esdrúxulas e tirando proveito. Que começe logo o teatro bélico, vou assistir de camarote.

  3. arrasem aquela porcaria, dêm cabo do pinipom e construam uma cena gira pros chinocas sairem da depressão que deve ser viver sob a ameaça daquele teletubby !

RESPONDER

Professor detido por violar aluna menor dentro de escola em Faro

Um professor de 55 anos foi detido, nesta quarta-feira, por suspeitas de ter violado uma aluna de 14 anos no interior de uma escola do concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de …

Governo vira-se para Rio para mudar a lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …