/

Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

9

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam em território sul-coreano.

O Exército Popular da Coreia do Norte (KPA) afirmou hoje que está preparado para se defender de qualquer tentativa dos comandos especiais inimigos de atacar a sua liderança, segundo um comunicado divulgado pela emissora norte-coreana “KCTV”.

Esmagaremos sem piedade os avanços inimigos com as nossas operações especiais e ataques preventivos”, indicou um porta-voz do Estado-Maior do exército norte-coreano na mensagem divulgada também pela agência estatal “KCNA”.

O exército norte-coreano “não será um espectador passivo”, e atacará sem aviso prévio e quando melhor convenha enquanto as forças de operações especiais dos EUA permanecerem na Coreia do Sul.

As tropas de Seul e Washington realizaram recentemente várias simulações de incapacitação da liderança de Pyongyang em caso de conflito, no marco das suas manobras anuais de combate simulado Key Resolve, que acontecerem entre os dias 13 e 24 de março.

O regime de Kim Jong-un considera estes exercícios um ensaio para invadir o seu território, e em protesto lançou quatro mísseis de médio alcance no último dia 6 de março e realizou uma prova fracassada com outro projétil na quarta-feira.

A Coreia do Norte ameaçou o ano passado por várias vezes que poderia lançar um “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos e Coreia do Sul, alegando ter o direito de se defender de provocações com um ataque nuclear preventivo.

Depois de a Rússia, sua tradicional aliada, ter feito notar que as ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos, as ameaças norte-coreanas baixaram de tom.

As duas Coreias seguem tecnicamente enfrentadas desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz.

ZAP // EFE

9 Comments

  1. um ataque nuclear preventivo justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica um ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica outro ataque nuclear preventivo, que justifica mais um ataque nuclear preventivo até acabarem as justificações de ataques preventivos e ficam todos calados 🙂

  2. É mais um país de “bosta” que vai se ferrar….eu, não acredito que este louco estar sozinho numa empreitada desta natureza(guerra nuclear), deve está escondendo um trunfo(um A de ouro)na manga…apesar que precisamos dar uma reviravolta neste planeta, tem de fato muito pesos(pessoas), se aproveitando de situações esdrúxulas e tirando proveito. Que começe logo o teatro bélico, vou assistir de camarote.

  3. arrasem aquela porcaria, dêm cabo do pinipom e construam uma cena gira pros chinocas sairem da depressão que deve ser viver sob a ameaça daquele teletubby !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.