Ainda há divergências “significativas”. Conversações para o Brexit prolongadas por mais 72 horas

Olivier Hoslet / EPA

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O acordo terá de ser alcançado até domingo, mas ainda há divergências significativas entre o Reino Unido e a União Europeia.

Esta quarta-feira à noite, o Reino Unido e a União Europeia acordaram prolongar por mais 72 horas as negociações para um acordo pós-Brexit, depois de um jantar-cimeira, que durou cerca de três horas, entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Entendemos a posição de cada um. E elas mantêm-se muito distantes”, escreveu von der Leyen na rede social Twitter esta quarta-feira, após o jantar com Boris Johnson. Na mesma publicação, a responsável promete uma decisão até ao final da semana.

De acordo com o The Guardian, que cita fontes de Downing Street, o jantar serviu para uma “conversa muito franca” entre ambas as partes.

“O primeiro-ministro e von der Leyen tiveram uma discussão muito franca sobre os obstáculos que permanecem nas negociações. Concordaram que até domingo uma decisão firme deve ser tomada relativamente ao futuro das negociações”, disse a mesma fonte.

A União Europeia e o Reino Unido estão a tentar chegar a acordo sobre as relações futuras, uma vez que a partir de 1 de janeiro de 2021, o Reino Unido, que abandonou o bloco europeu em janeiro deste ano, deixa de gozar do período de transição, mantendo o acesso dos britânicos ao mercado único.

Esta semana, o Governo britânico rejeitou retomar as negociações comerciais pós-Brexit em 2021, caso não se chegue a um acordo até ao final do ano. Em caso de no deal, as relações económicas e comerciais passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de vários controlos alfandegários e regulatórios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …