/

Ainda há divergências “significativas”. Conversações para o Brexit prolongadas por mais 72 horas

Olivier Hoslet / EPA

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O acordo terá de ser alcançado até domingo, mas ainda há divergências significativas entre o Reino Unido e a União Europeia.

Esta quarta-feira à noite, o Reino Unido e a União Europeia acordaram prolongar por mais 72 horas as negociações para um acordo pós-Brexit, depois de um jantar-cimeira, que durou cerca de três horas, entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Entendemos a posição de cada um. E elas mantêm-se muito distantes”, escreveu von der Leyen na rede social Twitter esta quarta-feira, após o jantar com Boris Johnson. Na mesma publicação, a responsável promete uma decisão até ao final da semana.

De acordo com o The Guardian, que cita fontes de Downing Street, o jantar serviu para uma “conversa muito franca” entre ambas as partes.

“O primeiro-ministro e von der Leyen tiveram uma discussão muito franca sobre os obstáculos que permanecem nas negociações. Concordaram que até domingo uma decisão firme deve ser tomada relativamente ao futuro das negociações”, disse a mesma fonte.

A União Europeia e o Reino Unido estão a tentar chegar a acordo sobre as relações futuras, uma vez que a partir de 1 de janeiro de 2021, o Reino Unido, que abandonou o bloco europeu em janeiro deste ano, deixa de gozar do período de transição, mantendo o acesso dos britânicos ao mercado único.

Esta semana, o Governo britânico rejeitou retomar as negociações comerciais pós-Brexit em 2021, caso não se chegue a um acordo até ao final do ano. Em caso de no deal, as relações económicas e comerciais passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de vários controlos alfandegários e regulatórios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.