Continua a compensar ir abastecer a Espanha

Google Maps

Gasolineira La Chuca, junto à fronteira com Portugal, por Quintanilha (Bragança)

Para quem vive junto à fronteira continua a compensar ir abastecer a Espanha. Mesmo que, no país vizinho, o preço dos combustíveis também esteja a subir.

Os combustíveis sofreram, esta segunda-feira, o maior aumento desde 2022.

De acordo com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), o preço do gasóleo simples sobre entre 5 e 5,5 cêntimos por litro, para um valor médio de 1,70 euros por litro.

Por seu turno, a gasolina encarece entre 3 e 3,5 cêntimos por litro, passando a custar 1,78 cêntimos por litro.

Mas não é só em Portugal… Nas últimas semanas, o preço dos combustíveis também tem escalado em Espanha.

Apesar disso, continua a compensar atravessar a fronteira para abastecer. De acordo com a TSF, a vantagem em relação aos valores praticados em Portugal, atinge, por estes dias, entre 20 a 30 cêntimos por litro.

A mesma rádio esteve em reportagem em Tui, na fronteira com Valença (Viana do Castelo), que recebe centenas de portugueses por dia para abastecer.

“Vimos sempre cá. Vimos fazer outras coisas e abastecemos gasóleo também. É muito mais barato. E aqui já está mais caro porque há uma semana e meia, duas semanas, o gasóleo estava a 1,39 euros”, contou Elisa Dias, de Vila Nova de Cerveira.

Por sua vez, Joana Castro, de Monção, conta que nunca abasteceu em Portugal: “Gosto de vir a Tui, porque é muito mais barato. Venho sempre, desde que tirei a carta. Nunca abasteci em Portugal”.

“Vêm sempre muitos portugueses, porque há sempre uma diferença de preço bastante grande entre Espanha e Portugal. Sabemos que vai haver uma subida grande de preço lá, mas para eles já é normal que esteja alto e vir aqui”, contou à TSF, uma das funcionárias de um dos postos de abastecimento mais baratos de Tui.

A mesma rádio conta que, naquela localidade, existem perto de 20 postos de abastecimento de combustíveis num raio de cerca de 12 quilómetros – e, habitualmente, com filas de carros de matrícula portuguesa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.