Subida a partir de segunda-feira. Maior aumento será no gasóleo: sobe 5 cêntimos por litro.
Mais uma mexida no preço dos combustíveis na próxima segunda-feira, mas esta será especial. Os preços dos combustíveis vão subir acentuadamente — como não subiam há cerca de três anos.
Estima-se que um aumento do preço do gasóleo simples entre 5 e 5,5 cêntimos por litro, para um valor médio de 1,70 euros por litro, enquanto a gasolina deverá encarecer entre 3 e 3,5 cêntimos por litro, passando a custar 1,78 cêntimos por litro, de acordo com o Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Este será o maior aumento do preço do gasóleo desde setembro de 2023. Já a gasolina não registava um aumento desta magnitude desde 2022, segundo a TVI e a CNN Portugal.
Apesar das subidas da próxima semana, os preços deverão continuar abaixo dos valores praticados no final do verão de 2023, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) citados pelo Jornal de Notícias.
A Agência Internacional de Energia e a OPEP preveem que, a médio prazo, o aumento da procura por petróleo possa contribuir para uma estabilização ou descida dos preços.
Portugal está em oitavo lugar entre os países com os combustíveis mais caros da União Europeia.