Relatório revela contaminação de água para consumo na Terceira

Um relatório americano revela a presença de excesso de dioxinas, amónia, ácido fosfónico, cobre, ácido acético, chumbo, naftaleno (um hidrocarboneto), trialometano, bem como dos herbicidas glifosato, diquat e endotal, e dos pesticidas hidroxicarbofurano e metiocarbe na água para consumo humano.

O Expresso, que teve acesso ao relatório americano “Drinking Water Quality Report 2015”, revela que a água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira dos Açores, está contaminada.

As diferenças mais acentuadas são vistas nas dioxina, que têm 260 mil vezes mais do que o permitido pela legislação dos EUA, seguidas pelo diquat, com 100 vezes mais, o glisofato e endotal, com 50 vezes mais, o trialometano, com 40 vezes mais, e o metiocarbe, com 30 vezes mais.

Há já vários anos que, tanto a população e os trabalhadores civis, como os militares norte-americanos que ali estão estacionados são aconselhados, verbalmente, a beber apenas água engarrafada.

Só entre julho de 2017 e março de 2018, os militares e trabalhadores da Força Aérea Portuguesa, com base nas Lajes, receberam 84 emails internos a avisar, alternadamente que a água se encontrava boa ou imprópria para consumo. Em nenhum dos emails foi explicada a razão.

As revelações do relatório surgem na véspera do debate em Assembleia da República das propostas do PS, PSD, CDS-PP, Bloco e Os Verdes para resolver o problema da contaminação.

Entretanto, o Governo Regional dos Açores enviou ao Parlamento pareceres sobre estas propostas, que vão ser debatidas em plenário amanhã, sexta-feira, conta o jornal.

Ao contrário do que foi sugerido no último estudo do LNEC, que dizia não ser necessário descontaminar todos os terrenos que hoje não têm utilização, Vasco Cordeiro, socialista que preside ao Governo Regional dos Açores, quer “uma ação global sobre a totalidade dos locais identificados como contaminados ou potencialmente contaminados que permitirá resolver, satisfatoriamente, a matéria da descontaminação da ilha Terceira”.

O Governo defende também que os encargos devem caber, em primeiro lugar, “ao poluidor – os EUA – cabendo, em consequência, ao Estado português garantir não apenas a execução das mesmas, mas o custeio respetivo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira define prazo para Jesus responder. Quinta-feira é o "Dia D"

A imprensa desportiva escreve esta segunda-feira que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, definiu um prazo para Jorge Jesus, atual treinador do Flamengo, sinalizar se tem ou não interesse em regressar à Luz. De …

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …