Relatório revela contaminação de água para consumo na Terceira

Um relatório americano revela a presença de excesso de dioxinas, amónia, ácido fosfónico, cobre, ácido acético, chumbo, naftaleno (um hidrocarboneto), trialometano, bem como dos herbicidas glifosato, diquat e endotal, e dos pesticidas hidroxicarbofurano e metiocarbe na água para consumo humano.

O Expresso, que teve acesso ao relatório americano “Drinking Water Quality Report 2015”, revela que a água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira dos Açores, está contaminada.

As diferenças mais acentuadas são vistas nas dioxina, que têm 260 mil vezes mais do que o permitido pela legislação dos EUA, seguidas pelo diquat, com 100 vezes mais, o glisofato e endotal, com 50 vezes mais, o trialometano, com 40 vezes mais, e o metiocarbe, com 30 vezes mais.

Há já vários anos que, tanto a população e os trabalhadores civis, como os militares norte-americanos que ali estão estacionados são aconselhados, verbalmente, a beber apenas água engarrafada.

Só entre julho de 2017 e março de 2018, os militares e trabalhadores da Força Aérea Portuguesa, com base nas Lajes, receberam 84 emails internos a avisar, alternadamente que a água se encontrava boa ou imprópria para consumo. Em nenhum dos emails foi explicada a razão.

As revelações do relatório surgem na véspera do debate em Assembleia da República das propostas do PS, PSD, CDS-PP, Bloco e Os Verdes para resolver o problema da contaminação.

Entretanto, o Governo Regional dos Açores enviou ao Parlamento pareceres sobre estas propostas, que vão ser debatidas em plenário amanhã, sexta-feira, conta o jornal.

Ao contrário do que foi sugerido no último estudo do LNEC, que dizia não ser necessário descontaminar todos os terrenos que hoje não têm utilização, Vasco Cordeiro, socialista que preside ao Governo Regional dos Açores, quer “uma ação global sobre a totalidade dos locais identificados como contaminados ou potencialmente contaminados que permitirá resolver, satisfatoriamente, a matéria da descontaminação da ilha Terceira”.

O Governo defende também que os encargos devem caber, em primeiro lugar, “ao poluidor – os EUA – cabendo, em consequência, ao Estado português garantir não apenas a execução das mesmas, mas o custeio respetivo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália vai autorizar emojis nas matrículas

A partir de março, em Queensland, as matrículas personalizadas poderão usar os famosos emojis. Contudo, pelo menos para já, estão apenas autorizadas as carinhas sorridentes. A novidade acaba de chegar à Austrália, e se para uns …

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …