Contágio dispara na Alemanha. R sobe para 2,88

Nacho Gallego / EPA

A taxa de contágio do novo coronavírus na Alemanha teve um grande crescimento, com um salto de 1,79 no sábado para 2,88 no domingo, de acordo com as autoridades de saúde.

A taxa de 2,88, publicada pelo Instituto Robert Koch para a saúde pública, significa que de 100 pessoas que contraem o vírus, outras 288 serão infetadas. Para manter a pandemia sob controlada, a Alemanha precisa que a taxa de reprodução se situe abaixo de 1.

De acordo com o Diário de Notícias, o país está a tentar que as pessoas sigam as regras de isolamento nos locais onde foram impostas. No fim de semana, as autoridades de Goettingen precisaram da polícia de choque para impor medidas de quarentena. Houve confrontos, lojas pilhadas e vandalismo.

A violência começou no sábado, quando um grupo de residentes tentou atravessar uma barreira de metal instalada para conter as 700 pessoas que moram no complexo residencial e impedir o contágio. Os alemães atiraram pedras e pedaços de madeira aos agentes de segurança. Os habitantes do prédio ficaram em quarentena na quinta-feira, depois de dois moradores testarem positivo à covid-19. Na sexta-feira, 120 pessoas que residem no prédio foram diagnosticadas com a doença.

O principal surto ocorreu numa indústria de carne em Gütersloh (oeste da Alemanha), onde houve mais de mil contágios. Atualmente, o estado federal mais afetado no país é Renânia do Norte-Vestfália, com 2.306 casos ativos (12,9 por 100 mil habitantes), devido, em grande parte, ao surto de Gütersloh.

“Não posso excluir um confinamento mais amplo”, disse o líder do governo da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, à televisão alemã ZDF no domingo.

A taxa de 2,88 é um salto de 1,06 em relação a sexta-feira, com base nos dados médios móveis de quatro dias do instituto. Com base na média de sete dias, as taxas de infeção aumentaram para 2,03.

O aumento de casos pode levar a que sejam renovadas as restrições à atividade na maior economia da Europa, o que representaria um golpe para um país que até agora tem sido amplamente visto como bem-sucedido em conter a propagação do novo coronavírus.

Angela Merkel era a favor da manutenção de medidas de confinamento durante mais tempo, mas diminuiu gradualmente as restrições após pressão de políticos regionais para a retoma da economia.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A mania de abrir as coisas a correr não dão tempo das situações consolidarem e depois vai ser Muito PIOR. Aí é que a economia vai para o galheiro.

  2. qual a taxa de contágio em Lisboa tendo em conta o número de infectados? e se fizessem esse apuro de dados sem misturar com os já se encontram recuperados e com a totalidade do país?

RESPONDER

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …