Contágio dispara na Alemanha. R sobe para 2,88

Nacho Gallego / EPA

A taxa de contágio do novo coronavírus na Alemanha teve um grande crescimento, com um salto de 1,79 no sábado para 2,88 no domingo, de acordo com as autoridades de saúde.

A taxa de 2,88, publicada pelo Instituto Robert Koch para a saúde pública, significa que de 100 pessoas que contraem o vírus, outras 288 serão infetadas. Para manter a pandemia sob controlada, a Alemanha precisa que a taxa de reprodução se situe abaixo de 1.

De acordo com o Diário de Notícias, o país está a tentar que as pessoas sigam as regras de isolamento nos locais onde foram impostas. No fim de semana, as autoridades de Goettingen precisaram da polícia de choque para impor medidas de quarentena. Houve confrontos, lojas pilhadas e vandalismo.

A violência começou no sábado, quando um grupo de residentes tentou atravessar uma barreira de metal instalada para conter as 700 pessoas que moram no complexo residencial e impedir o contágio. Os alemães atiraram pedras e pedaços de madeira aos agentes de segurança. Os habitantes do prédio ficaram em quarentena na quinta-feira, depois de dois moradores testarem positivo à covid-19. Na sexta-feira, 120 pessoas que residem no prédio foram diagnosticadas com a doença.

O principal surto ocorreu numa indústria de carne em Gütersloh (oeste da Alemanha), onde houve mais de mil contágios. Atualmente, o estado federal mais afetado no país é Renânia do Norte-Vestfália, com 2.306 casos ativos (12,9 por 100 mil habitantes), devido, em grande parte, ao surto de Gütersloh.

“Não posso excluir um confinamento mais amplo”, disse o líder do governo da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, à televisão alemã ZDF no domingo.

A taxa de 2,88 é um salto de 1,06 em relação a sexta-feira, com base nos dados médios móveis de quatro dias do instituto. Com base na média de sete dias, as taxas de infeção aumentaram para 2,03.

O aumento de casos pode levar a que sejam renovadas as restrições à atividade na maior economia da Europa, o que representaria um golpe para um país que até agora tem sido amplamente visto como bem-sucedido em conter a propagação do novo coronavírus.

Angela Merkel era a favor da manutenção de medidas de confinamento durante mais tempo, mas diminuiu gradualmente as restrições após pressão de políticos regionais para a retoma da economia.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A mania de abrir as coisas a correr não dão tempo das situações consolidarem e depois vai ser Muito PIOR. Aí é que a economia vai para o galheiro.

  2. qual a taxa de contágio em Lisboa tendo em conta o número de infectados? e se fizessem esse apuro de dados sem misturar com os já se encontram recuperados e com a totalidade do país?

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …