Contacto com Lobo Xavier obriga Ana Catarina Mendes a ficar de quarentena

A líder parlamentar do PS encontra-se em isolamento profilático após ter estado há sete dias no programa “Circulatura do Quadrado”, da TVI, com o conselheiro de Estado Lobo Xavier, que está infetado com o novo coronavírus.

De acordo com o semnário Expresso, Ana Catarina Mendes esteve perto de Lobo Xavier no programa da TVI24, falando sem máscaras.

Fonte da bancada socialista adiantou à agência Lusa que Ana Catarina Mendes já fez na terça-feira um teste, que deu resultado negativo e está sem qualquer sintoma de doença de covid-19.

Ana Catarina Mendes esteve esta quarta-feira ausente do primeiro debate sobre política geral com a presença do primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República, e não vai estar presentes nas reuniões plenárias do parlamento na quinta e sexta-feira.

Esta manhã, a líder parlamentar também não marcará presença na reunião semanal do Grupo Parlamentar do PS, mas acompanhará e participará nos trabalhos através do recurso a meios digitais.

“Seguindo as recomendações da Direção Geral da Saúde, a presidente do Grupo Parlamentar do PS está em isolamento profilático até conhecer o resultado de um segundo teste que irá fazer. Esse segundo teste deverá ser feito até ao final desta semana“, disse a mesma fonte.

De acordo com o Diário de Notícias, a socialista só deverá saber se está livre do vírus quando fizer novo teste na segunda-feira – quase duas semanas depois do programa.

No domingo passado, a Presidência da República foi informada que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

Na segunda-feira, fonte oficial da Presidência da República informou que os testes realizados pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e primeiro-ministro, António Costa, tinham dado negativo.

Também os testes de outros cinco conselheiros de Estado, os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pito Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã, deram negativo.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, está em quarentena até à próxima segunda-feira, anulando os eventos planeados e seguindo as regras de saúde pública decretadas na Bélgica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.