As tarifas de electricidade pagas pelos portugueses que estão no mercado regulado vão baixar 3,5% a partir de Janeiro de 2019. Uma descida motivada pelo reforço da receita da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE).
O Expresso avança, na edição impressa deste sábado, que o Governo comunicou à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que vai proceder a um reforço de dois terços na receita da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE) para o sistema eléctrico.
A medida vai permitir descer as tarifas da electricidade em 3,5% a partir de Janeiro de 2019, o que dará uma poupança média de cerca de 1,5 euros por mês, como aponta o semanário.
O despacho governamental enviado para a ERSE data de 30 de Novembro, referindo a aprovação da transferência de mais 189 milhões de euros para o sector eléctrico. Mediante esta medida, um documento da ERSE prevê que as tarifas baixem 3,5% já em Janeiro em Portugal continental. Nos Açores e na Madeira, a descida deverá ser de 0,6%.
Trata-se da maior descida no preço da electricidade dos últimos 20 anos. Em 2018, a conta da luz baixou 0,2% relativamente a 2017 na que foi a primeira descida desde 2000.
3,5 – aumento de fim de ano < 3,5
Pois….