Conta da luz vai baixar 3,5% a partir de Janeiro

istevenxue / Flickr

As tarifas de electricidade pagas pelos portugueses que estão no mercado regulado vão baixar 3,5% a partir de Janeiro de 2019. Uma descida motivada pelo reforço da receita da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE).

O Expresso avança, na edição impressa deste sábado, que o Governo comunicou à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que vai proceder a um reforço de dois terços na receita da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE) para o sistema eléctrico.

A medida vai permitir descer as tarifas da electricidade em 3,5% a partir de Janeiro de 2019, o que dará uma poupança média de cerca de 1,5 euros por mês, como aponta o semanário.

O despacho governamental enviado para a ERSE data de 30 de Novembro, referindo a aprovação da transferência de mais 189 milhões de euros para o sector eléctrico. Mediante esta medida, um documento da ERSE prevê que as tarifas baixem 3,5% já em Janeiro em Portugal continental. Nos Açores e na Madeira, a descida deverá ser de 0,6%.

Trata-se da maior descida no preço da electricidade dos últimos 20 anos. Em 2018, a conta da luz baixou 0,2% relativamente a 2017 na que foi a primeira descida desde 2000.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …