Consumidores com televisão+net+voz gastam mais na factura da luz

Dabe Murphy / Flickr

-

Os consumidores podem poupar até 35 euros por ano na conta de electricidade se desligarem da tomada os aparelhos do serviço triplo de telecomunicações, divulga a associação para a defesa dos consumidores (Deco) na próxima edição da Proteste.

A Deco procurou saber qual o consumo dos aparelhos necessários para utilizar o serviço triplo de telecomunicações (Internet+televisão+telefone fixo) quando estes não estão a ser usados.

Para o efeito, visitou a casa de 10 consumidores das várias operadoras e mediu o consumo de diferentes equipamentos: ‘boxes’ com e sem gravação, emissor ‘wireless’, modem, ‘router’, telefone fixo, televisão e computador portátil, entre outros.

O consumo foi medido quer em modo de espera (sem estar a funcionar, mas ligado à tomada) e em funcionamento.

Em modo de espera, “os equipamentos da Meo e da Vodafone apresentaram consumos de cerca de 9 e 11 Watts, enquanto as ‘boxes’ da Zon subiram a fasquia para os 16 a 18 Watts”.

Os da Cabovisão consumiram entre 18 e 21 Watts e os da Optimus ficaram nos 6 Watts, “mas tratava-se de uma ‘box’ sem gravação”, refere a Deco.

“Verificámos que as ‘boxes’ da Vodafone analisadas permitem colocá-las num modo de espera ativo, que diminui o consumo. Com esta função ligada, aquele desceu para cerca de 0,4 Watts”, adianta a associação para a defesa dos consumidores.

No caso dos ‘routers’ e o dispositivo ONT, obrigatório nos serviços de fibra, “excepto na Zon, em média, gastam quase oito euros cada um, em espera, ao fim do ano”.

A Deco concluiu que o consumo do ‘router’ diminui caso se desligue a rede sem fios. Se não for usada a rede ‘wireless’ esta poderá permitir uma poupança de dois euros ao fim de um ano.

“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera”, aponta a Deco.

“O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As ‘boxes’ são os aparelhos mais vorazes, mas os ‘routers’ também revelaram um consumo considerável”, adianta.

Neste estudo, a Deco decidiu também analisar outros aparelhos, como os gravadores de DVD, os sistemas de ‘surround’, consolas de jogos e leitores multimédia.

“Nos equipamentos mais recentes, como consolas de jogos, impressoras, discos rígidos externos, leitores multimédia, entre outros, o consumo em ‘stand-by’ não é significativo: é inferior a um euro por ano”, adianta.

No caso dos gravadores de vídeo, estes podem gastar mais de seis euros por ano, enquanto um leitor de DVD ronda os três euros.

/Lusa

1 COMENTÁRIO

  1. É fácil resolver isso com tomadas múltiplas com interruptor. Quando se desligam desliga-se tudo, PORÉM… e no caso da ZON:

    1- Que eu saiba os “routers” não têm como desligar o “wireless” até porque servem como “antenas HotSpot” para serem utilizados por outros assinantes ZON – com o nosso consumo eléctrico a pingar.

    2 – Se desligarmos o “router” da corrente, ficamos sem telefone fixo…

    3 – Se desligarmos regularmente as “boxes”, da corrente, elas perdem o sincronismo e têm de ser “reiniciadas”? Isso com ajuda telefónica do serviço de apoio técnico da ZON, com pagamento de chamada – mesmo efectuada a partir da rede ZON. Lá se vai o dinheiro poupado na electricidade…

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …