Consumidores com televisão+net+voz gastam mais na factura da luz

Dabe Murphy / Flickr

-

Os consumidores podem poupar até 35 euros por ano na conta de electricidade se desligarem da tomada os aparelhos do serviço triplo de telecomunicações, divulga a associação para a defesa dos consumidores (Deco) na próxima edição da Proteste.

A Deco procurou saber qual o consumo dos aparelhos necessários para utilizar o serviço triplo de telecomunicações (Internet+televisão+telefone fixo) quando estes não estão a ser usados.

Para o efeito, visitou a casa de 10 consumidores das várias operadoras e mediu o consumo de diferentes equipamentos: ‘boxes’ com e sem gravação, emissor ‘wireless’, modem, ‘router’, telefone fixo, televisão e computador portátil, entre outros.

O consumo foi medido quer em modo de espera (sem estar a funcionar, mas ligado à tomada) e em funcionamento.

Em modo de espera, “os equipamentos da Meo e da Vodafone apresentaram consumos de cerca de 9 e 11 Watts, enquanto as ‘boxes’ da Zon subiram a fasquia para os 16 a 18 Watts”.

Os da Cabovisão consumiram entre 18 e 21 Watts e os da Optimus ficaram nos 6 Watts, “mas tratava-se de uma ‘box’ sem gravação”, refere a Deco.

“Verificámos que as ‘boxes’ da Vodafone analisadas permitem colocá-las num modo de espera ativo, que diminui o consumo. Com esta função ligada, aquele desceu para cerca de 0,4 Watts”, adianta a associação para a defesa dos consumidores.

No caso dos ‘routers’ e o dispositivo ONT, obrigatório nos serviços de fibra, “excepto na Zon, em média, gastam quase oito euros cada um, em espera, ao fim do ano”.

A Deco concluiu que o consumo do ‘router’ diminui caso se desligue a rede sem fios. Se não for usada a rede ‘wireless’ esta poderá permitir uma poupança de dois euros ao fim de um ano.

“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera”, aponta a Deco.

“O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As ‘boxes’ são os aparelhos mais vorazes, mas os ‘routers’ também revelaram um consumo considerável”, adianta.

Neste estudo, a Deco decidiu também analisar outros aparelhos, como os gravadores de DVD, os sistemas de ‘surround’, consolas de jogos e leitores multimédia.

“Nos equipamentos mais recentes, como consolas de jogos, impressoras, discos rígidos externos, leitores multimédia, entre outros, o consumo em ‘stand-by’ não é significativo: é inferior a um euro por ano”, adianta.

No caso dos gravadores de vídeo, estes podem gastar mais de seis euros por ano, enquanto um leitor de DVD ronda os três euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É fácil resolver isso com tomadas múltiplas com interruptor. Quando se desligam desliga-se tudo, PORÉM… e no caso da ZON:

    1- Que eu saiba os “routers” não têm como desligar o “wireless” até porque servem como “antenas HotSpot” para serem utilizados por outros assinantes ZON – com o nosso consumo eléctrico a pingar.

    2 – Se desligarmos o “router” da corrente, ficamos sem telefone fixo…

    3 – Se desligarmos regularmente as “boxes”, da corrente, elas perdem o sincronismo e têm de ser “reiniciadas”? Isso com ajuda telefónica do serviço de apoio técnico da ZON, com pagamento de chamada – mesmo efectuada a partir da rede ZON. Lá se vai o dinheiro poupado na electricidade…

RESPONDER

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …