Consumidores com televisão+net+voz gastam mais na factura da luz

Dabe Murphy / Flickr

-

Os consumidores podem poupar até 35 euros por ano na conta de electricidade se desligarem da tomada os aparelhos do serviço triplo de telecomunicações, divulga a associação para a defesa dos consumidores (Deco) na próxima edição da Proteste.

A Deco procurou saber qual o consumo dos aparelhos necessários para utilizar o serviço triplo de telecomunicações (Internet+televisão+telefone fixo) quando estes não estão a ser usados.

Para o efeito, visitou a casa de 10 consumidores das várias operadoras e mediu o consumo de diferentes equipamentos: ‘boxes’ com e sem gravação, emissor ‘wireless’, modem, ‘router’, telefone fixo, televisão e computador portátil, entre outros.

O consumo foi medido quer em modo de espera (sem estar a funcionar, mas ligado à tomada) e em funcionamento.

Em modo de espera, “os equipamentos da Meo e da Vodafone apresentaram consumos de cerca de 9 e 11 Watts, enquanto as ‘boxes’ da Zon subiram a fasquia para os 16 a 18 Watts”.

Os da Cabovisão consumiram entre 18 e 21 Watts e os da Optimus ficaram nos 6 Watts, “mas tratava-se de uma ‘box’ sem gravação”, refere a Deco.

“Verificámos que as ‘boxes’ da Vodafone analisadas permitem colocá-las num modo de espera ativo, que diminui o consumo. Com esta função ligada, aquele desceu para cerca de 0,4 Watts”, adianta a associação para a defesa dos consumidores.

No caso dos ‘routers’ e o dispositivo ONT, obrigatório nos serviços de fibra, “excepto na Zon, em média, gastam quase oito euros cada um, em espera, ao fim do ano”.

A Deco concluiu que o consumo do ‘router’ diminui caso se desligue a rede sem fios. Se não for usada a rede ‘wireless’ esta poderá permitir uma poupança de dois euros ao fim de um ano.

“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera”, aponta a Deco.

“O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As ‘boxes’ são os aparelhos mais vorazes, mas os ‘routers’ também revelaram um consumo considerável”, adianta.

Neste estudo, a Deco decidiu também analisar outros aparelhos, como os gravadores de DVD, os sistemas de ‘surround’, consolas de jogos e leitores multimédia.

“Nos equipamentos mais recentes, como consolas de jogos, impressoras, discos rígidos externos, leitores multimédia, entre outros, o consumo em ‘stand-by’ não é significativo: é inferior a um euro por ano”, adianta.

No caso dos gravadores de vídeo, estes podem gastar mais de seis euros por ano, enquanto um leitor de DVD ronda os três euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É fácil resolver isso com tomadas múltiplas com interruptor. Quando se desligam desliga-se tudo, PORÉM… e no caso da ZON:

    1- Que eu saiba os “routers” não têm como desligar o “wireless” até porque servem como “antenas HotSpot” para serem utilizados por outros assinantes ZON – com o nosso consumo eléctrico a pingar.

    2 – Se desligarmos o “router” da corrente, ficamos sem telefone fixo…

    3 – Se desligarmos regularmente as “boxes”, da corrente, elas perdem o sincronismo e têm de ser “reiniciadas”? Isso com ajuda telefónica do serviço de apoio técnico da ZON, com pagamento de chamada – mesmo efectuada a partir da rede ZON. Lá se vai o dinheiro poupado na electricidade…

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …