Consultas médicas por videochamada chegam ainda este ano ao SNS

A aplicação MySNS Carteira, que já consta no telemóvel de 300 mil portugueses, deverá ganhar uma nova funcionalidade nos próximos meses.

Parece ficção, mas ter uma consulta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de uma aplicação no telemóvel que faz uma videochamada será possível ainda este ano. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) garantem que se tornará numa realidade em breve caso os médicos e os hospitais ou centros de saúde adiram à ideia.

Esta terça-feira, arranca em Lisboa a maior cimeira nacional de tecnologia e saúde. Henrique Martins, presidente dos SPMS, explicou à TSF que a telemedicina ou telesaúde será um dos pontos fortes deste encontro.

Atualmente, os SPMS estão a desenvolver um projeto que irá trazer para a aplicação MySNS Carteira uma nova funcionalidade: a possibilidade de os utentes terem à distância, através de um smartphone, uma consulta com o seu médico de família ou um médico de especialidade.

O objetivo é ter um projeto-piloto a funcionar na região de Lisboa ou do Porto até ao final do primeiro semestre deste ano e expandi-lo a todo o país até ao final de 2019.

A aplicação MySNS Carteira já permite guardar receitas, vacinas ou registos de alergias. O próximo passo será criar uma plataforma segura que permita realizar uma videochamada sem dúvidas sobre a identidade do médico e do doente.

Segundo Henrique Martins, a utilidade da ferramenta dependerá dos médicos e do uso que as instituições de saúde lhe quiserem dar, uma vez que um dos principais desafios para o futuro é tornar a telesaúde uma prática habitual e aceite pelos profissionais deste setor.

“Ter a possibilidade de ver o doente, mesmo à distância, ajuda muito. Claro que não se pode resolver tudo pois há muita coisa que não deve ser tratada por telesaúde, mas muitas dúvidas podem ser resolvidas por videochamada, com uma interação em que vejo o rosto do doente, uma mancha na pele, uma úlcera, um olho vermelho… Estamos a dar ferramentas aos profissionais de saúde para melhor acompanharem o doente”, explicou o responsável à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …