/

Construído o barco mais pequeno do mundo. Cabe num fio de cabelo e é capaz de zarpar

Universidade de Leiden

Uma equipa de físicos da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, acaba de bater um novo recorde ao construir o mais pequeno barco do mundo.

Recorrendo a uma sofisticada impressora 3D de polimerização de dois fotões, Rachel Doherty, Daniela Kraft e a sua equipa construíram um micro-barco que, da proa à popa, mede cerca de 30 micrómetros, cerca de um terço da espessura de um fio de cabelo.

Em comunicado, a equipa precisa que o barco não tem hélice, mas é capaz de zarpar.

A imagem do barco foi feita a partir de um microscópio eletrónico e pode ser encontrada no artigo publicado pela equipa na revista científica Soft Matter sobre o feito.

A equipa da universidade holandesa investiga os “micro-nadadores”, partículas minúsculas que se movem em fluídos como a água e que podem ser rastreados num microscópio – na prática, o barco construído é também um “micro-nadador”.

Um dos objetivos desta investigação e da impressão deste micro-barco é melhor compreender os “micro-nadadores” biológicos, como as bactérias.

Com estes pequenos objetos, os cientistas esperam perceber melhor o mecanismo de propulsão dos micro-organismos biológicos. Da mesma forma, consideram que a investigação permitirá um maior controlo sobre os “micro-nadadores” sintéticos na aplicação de diagnósticos terapêuticos e na administração de medicamentos.

A maioria das investigações neste campo é centrada em partículas sob a forma de uma esfera, mas a impressão 3D oferece novas possibilidades, escreve a Europa Press.

Os cientistas imprimiram também, recorrendo à mesma impressora, partículas em forma de espiral, que giram quando são impulsionadas pela água.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.