Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

(dr) Lenny Pozner

Lenny Pozner, o pai de uma das crianças que foi morta a tiro no massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que o massacre nunca ocorreu.

Leonard Pozner, que perdeu o seu filho de 6 anos, Noah, no ataque de 14 de outubro de 2012 na escola primária de Sandy Hook, nos Estados Unidos, deve receber indemnização por difamação de James Fetzer, professor reformado da Universidade do Minnesota Dulut.

Fetzer, juntamente com Mike Palacek, escreveram um livro, sob o título “Nobody Died at Sandy Hook” (Ninguém morreu em Sandy Hook), no qual afirmam que a tragédia nunca aconteceu e o pai falsificou a certidão de óbito do próprio filho.

No mesmo trabalho, conta a CBS News, os autores afirmam que o tiroteio foi realizado por ordem do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama com o objetivo de fortalecer as leis de controlo de armas no país.

Palacek já chegou a um acordo extrajudicial com o autor, não sendo ainda os detalhes do acordo conhecidos. Por sua vez, Fetzer, que considerou a quantia “absurda”, rejeitou a condenação e disse que iria recorrer da decisão, de acordo com o jornal The Guardian.

“[O livro] faz com que as pessoas acreditem que eu menti sobre a morte do meu filho, que ele não morreu e que eu estou a fazer [a recorrer aos tribunais] por outros motivos”, disse Leonard Pozner, citado pela CBS News.

Apesar de reconhecer que Fetzer tem o direito de “expressar a sua ignorância” e pensar que o massacre não ocorreu, Pozner argumenta que a sentença assenta no direito das vítimas de não sofrer difamação e assédio.

No início deste ano, a editora que publicou o livro pediu desculpas a Leonard Pozner.

O tiroteio na escola primária de Sandy Hook, em Newtown, no estado norte-americano do Connecticut, aconteceu a 14 de dezembro de 2012. Morreram 20 crianças, com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade, e seis adultos.

O massacre, recorde-se, lançou um amplo debate sobre a circulação de armas de fogo no país e levou o então Presidente dos Estados Unidos a fazer um emocionado discurso no qual não conseguiu conter uma lágrima que correu o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …