Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

(dr) Lenny Pozner

Lenny Pozner, o pai de uma das crianças que foi morta a tiro no massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que o massacre nunca ocorreu.

Leonard Pozner, que perdeu o seu filho de 6 anos, Noah, no ataque de 14 de outubro de 2012 na escola primária de Sandy Hook, nos Estados Unidos, deve receber indemnização por difamação de James Fetzer, professor reformado da Universidade do Minnesota Dulut.

Fetzer, juntamente com Mike Palacek, escreveram um livro, sob o título “Nobody Died at Sandy Hook” (Ninguém morreu em Sandy Hook), no qual afirmam que a tragédia nunca aconteceu e o pai falsificou a certidão de óbito do próprio filho.

No mesmo trabalho, conta a CBS News, os autores afirmam que o tiroteio foi realizado por ordem do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama com o objetivo de fortalecer as leis de controlo de armas no país.

Palacek já chegou a um acordo extrajudicial com o autor, não sendo ainda os detalhes do acordo conhecidos. Por sua vez, Fetzer, que considerou a quantia “absurda”, rejeitou a condenação e disse que iria recorrer da decisão, de acordo com o jornal The Guardian.

“[O livro] faz com que as pessoas acreditem que eu menti sobre a morte do meu filho, que ele não morreu e que eu estou a fazer [a recorrer aos tribunais] por outros motivos”, disse Leonard Pozner, citado pela CBS News.

Apesar de reconhecer que Fetzer tem o direito de “expressar a sua ignorância” e pensar que o massacre não ocorreu, Pozner argumenta que a sentença assenta no direito das vítimas de não sofrer difamação e assédio.

No início deste ano, a editora que publicou o livro pediu desculpas a Leonard Pozner.

O tiroteio na escola primária de Sandy Hook, em Newtown, no estado norte-americano do Connecticut, aconteceu a 14 de dezembro de 2012. Morreram 20 crianças, com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade, e seis adultos.

O massacre, recorde-se, lançou um amplo debate sobre a circulação de armas de fogo no país e levou o então Presidente dos Estados Unidos a fazer um emocionado discurso no qual não conseguiu conter uma lágrima que correu o mundo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …