Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

(dr) Lenny Pozner

Lenny Pozner, o pai de uma das crianças que foi morta a tiro no massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que o massacre nunca ocorreu.

Leonard Pozner, que perdeu o seu filho de 6 anos, Noah, no ataque de 14 de outubro de 2012 na escola primária de Sandy Hook, nos Estados Unidos, deve receber indemnização por difamação de James Fetzer, professor reformado da Universidade do Minnesota Dulut.

Fetzer, juntamente com Mike Palacek, escreveram um livro, sob o título “Nobody Died at Sandy Hook” (Ninguém morreu em Sandy Hook), no qual afirmam que a tragédia nunca aconteceu e o pai falsificou a certidão de óbito do próprio filho.

No mesmo trabalho, conta a CBS News, os autores afirmam que o tiroteio foi realizado por ordem do antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama com o objetivo de fortalecer as leis de controlo de armas no país.

Palacek já chegou a um acordo extrajudicial com o autor, não sendo ainda os detalhes do acordo conhecidos. Por sua vez, Fetzer, que considerou a quantia “absurda”, rejeitou a condenação e disse que iria recorrer da decisão, de acordo com o jornal The Guardian.

“[O livro] faz com que as pessoas acreditem que eu menti sobre a morte do meu filho, que ele não morreu e que eu estou a fazer [a recorrer aos tribunais] por outros motivos”, disse Leonard Pozner, citado pela CBS News.

Apesar de reconhecer que Fetzer tem o direito de “expressar a sua ignorância” e pensar que o massacre não ocorreu, Pozner argumenta que a sentença assenta no direito das vítimas de não sofrer difamação e assédio.

No início deste ano, a editora que publicou o livro pediu desculpas a Leonard Pozner.

O tiroteio na escola primária de Sandy Hook, em Newtown, no estado norte-americano do Connecticut, aconteceu a 14 de dezembro de 2012. Morreram 20 crianças, com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade, e seis adultos.

O massacre, recorde-se, lançou um amplo debate sobre a circulação de armas de fogo no país e levou o então Presidente dos Estados Unidos a fazer um emocionado discurso no qual não conseguiu conter uma lágrima que correu o mundo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …