Conselho Nacional do PSD passa de hotel para grande auditório. Oportunidade derradeira de Rio de reconquistar conselheiros

ppdpsd / Flickr

Rui Rio com Paulo Rangel

Rui Rio com Paulo Rangel

Esta quarta-feira, o presidente da Mesa do Congresso do PSD, Paulo Mota Pinto, enviou uma nota aos conselheiros nacionais do partido com uma alteração do local do Conselho Nacional do próximo sábado.

O local da reunião do próximo sábado seria o Hotel Meliá Ria, em Aveiro. Esta quarta-feira, o presidente da Mesa do Congresso do PSD, Paulo Mota Pinto, enviou um e-mail aos conselheiros a alterar o local para o grande auditório do Centro de Congressos.

A direção do PSD justifica a decisão com o facto de a sala inicialmente prevista não ter capacidade para sentar sequer os “participantes e conselheiros” que compareceram na última reunião (111).

Fonte próxima da candidatura de Paulo Rangel considera que a mudança para um espaço maior tem uma razão simples: “Estão a tentar montar um circo” para “caberem mais observadores”.

Uma sala maior acautela uma maior mobilização, o que pode ser favorável para o atual líder do partido. Além disso, Aveiro é terreno fértil para a candidatura de Rui Rio, uma vez que estará a jogar em casa de Salvador Malheiro, líder da distrital e seu vice-presidente.

O Expresso acrescenta ainda que, por outro lado, o próximo sábado, 6 de novembro, é o dia em que a distrital de Lisboa tem eleições internas, o que pode dificultar a comparência de dirigentes e conselheiros próximos de Paulo Rangel.

No último Conselho Nacional, Rangel conseguiu vencer Rio de forma expressiva: 70 votos a favor de diretas a 4 de dezembro contra 41 que queriam adiar para depois da votação do Orçamento do Estado.

Agora, o líder social-democrata tem de conseguir convencer cerca de 15 conselheiros a mudarem de ideias, mais outros tantos que compareçam desta vez. É a derradeira tentativa de Rui Rio reconquistar conselheiros.

As contas complicam com a lista de 68 assinaturas que os apoiantes do eurodeputado recolheram junto dos conselheiros para pedir a convocação do Conselho Nacional extraordinário, que proceda à antecipação do congresso.

O semanário destaca que, se esses 68 comparecerem na reunião de sábado e votarem pela antecipação do congresso, então será mais uma vitória garantida para Rangel.

Um conselheiro do PSD lembrou ao Expresso que, há três semanas, as circunstâncias eram bastante diferentes das atuais: o Conselho Nacional decidiu a data das diretas sem haver certezas sobre uma crise política, mas agora, para além da certeza de que existe uma crise política, já haverá também data para a ida às urnas.

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa anuncia esta quinta-feira a data das eleições legislativas antecipadas, numa comunicação ao país agendada para as 20 horas.

Data das eleições altera tabuleiro

Rui Rio entende que se o Presidente da República propuser uma data que não seja o dia 16 de janeiro, estará a beneficiar deliberadamente o candidato Paulo Rangel.

Mas se a data das legislativas antecipadas for final de janeiro ou fevereiro, Rio poderá nem forçar uma nova votação sobre o adiamento das diretas.

Por último, se a data for a que Rui Rio defende – 16 de janeiro ou antes –, será mais fácil convencer os conselheiros de que “não há tempo” para haver diretas e para ser o novo líder a fazer as listas de candidatos a deputados.

Depois de o Conselho de Estado ter dado parecer favorável à proposta de dissolução da Assembleia da República, Marcelo parece estar inclinado a marcar eleições para 30 de janeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.