Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz para a Síria

Basil D Soufi / wikimedia

Assembleia Geral das Nações Unidas

Assembleia Geral das Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou esta sexta-feira por unanimidade uma resolução a pedir um cessar-fogo e diálogo político para pôr fim à guerra civil na Síria.

É a primeira vez que a Rússia e os Estados Unidos, membros-permanentes do Conselho, concordam numa proposta de resolução para a Síria.

O texto da resolução determina que devam realizar-se novas eleições no país nos próximos 18 meses.

No entanto, o texto não faz nenhuma referência ao futuro do actual presidente Bashar-al-Assad, nem se ele poderá vir a disputar o acto eleitoral.

Apesar disso, é a primeira vez que o Conselho de Segurança, órgão máximo da ONU, endossa uma proposta de solução para o conflito na Síria, quase 5 anos depois de ter começado.

A guerra civil na Síria fez até agora mais de 250 mil mortos e milhares de refugiados.

Um possível obstáculo à implementação do acordo será a necessidade de determinar que grupos rebeldes poderão participar no diálogo, que deverá ter início no próximo mês.

Também é incerto se as lideranças dos grupos rebeldes vão concordar em conversar — mesmo que haja a garantia de que Assad deixa o poder.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …