Conselho de Administração do Hospital de São João apresenta demissão após incêndio mortal. Ministra recusa pedido

José Coelho / Lusa

Ministra da Saúde esteve esta manhã no Centro Hospitalar para se inteirar dos últimos desenvolvimentos relativos ao incêndio de ontem.

Marta Temido, ministra da Saúde, recusou o pedido do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, o qual tinha sido apresentado esta tarde por Fernando Araújo na sequência de o incêndio que deflagrou ontem no piso 9 da unidade hospitalar e que provocou um morto e cinco feridos.

Para a recusa, a governante evocou a confiança que mantém no trabalho dos membros do Concelho de Administração, apesar do sucedido.

“O Conselho de Administração do CHUSJ apresentou à senhora ministra da Saúde o pedido de demissão. O Conselho de Administração do CHUSJ permanecerá em funções até à decisão da senhora ministra da saúde“, afirmou Fernando Araújo esta tarde aos jornalistas.

Na comunicação, o responsável confirmou ainda que os eventos de ontem estão a ser investigados pela Polícia Judiciária — com quem o hospital está a colaborar para averiguar qual a origem do fogo — e realçou que todo o apoio está a ser dado aos familiares da vítima — a qual dividia o quarto com o homem com problemas cognitivos que terá desencadeado as chamas, não se sabendo, para já, se através de um isqueiro ou de um cigarro.

De acordo com os meios de comunicação, o incêndio propagou-se com facilidade face à existência de botijas de oxigénio nas proximidades. Para além da vítima mortal, registaram-se quatro feridos, dois dos quais estiveram em paragem cardiorrespiratória.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) já revelou que instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades no incêndio ocorrido no domingo no Hospital São João, que causou um morto e quatro feridos graves. Em comunicado, o organismo refere que o processo de inquérito ao Centro Hospitalar Universitário de São João vai ser conduzido por dois inspetores do Núcleo Regional do Norte.

Uma nota publicada na noite de domingo na página oficial da Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa também contactou o presidente do conselho de administração do Hospital de São João, na sequência do incêndio, exprimindo solidariedade com todos os envolvidos.

“O Presidente da República falou esta noite com o Prof. Doutor Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, para se inteirar do incêndio desta tarde, que causou quatro vítimas, uma das quais entretanto falecida, e exprimir solidariedade com todos os afetados e respetivas famílias, mas também com os profissionais daquela unidade de saúde”, lê-se no comunicado.

ZAP/LUSA //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.