/

Conselheira das comunidades portuguesas demite-se por causa de André Ventura

13

Luísa Semedo / Twitter

Luísa Semedo, Conselheira no Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP)

Luísa Semedo, presidente do Conselho Regional da Europa (CRE) das Comunidades Portuguesas, demitiu-se esta quarta-feira do cargo de presidente por recusar encontrar-se com o deputado único do Chega, André Ventura.

A conselheira eleita em França e presidente do Conselho Regional da Europa (CRE) das Comunidades Portuguesas, Luísa Semedo, anunciou a sua demissão do cargo de presidente este fim de semana, através da rede social Facebook.

A demissão já foi apresentada por carta à secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, e ao Presidente do Conselho Permanente (CCP) Flávio Martins.

Na missiva, a responsável explica que se demite antes da reunião do Conselho Regional da Europa, um encontro para o qual são convidados todos os deputados da Assembleia da República, por não querer encontrar-se com André Ventura, deputado único do Chega.

A conselheira explica que considera a eleição deste deputado “ilegítima” e “fruto de uma anomalia, de uma falha do nosso sistema democrático”. “Considero que foi um grave erro que um personagem, já conhecido pelas suas tomadas de posição racistas, tenha obtido a autorização de fundar um partido, esteja hoje na Assembleia da República e pronto a disputar o lugar de Presidente da República.”

“André Ventura representa um partido que ataca os direitos das mulheres, das pessoas ciganas, negras, muçulmanas, das pessoas LGBT, dos direitos dos refugiados, que propaga incitação ao ódio, que ataca de forma descomplexada, no seu programa, os valores de Abril”, acrescenta ainda na mesma carta.

Para não colocar em causa a ética da responsabilidade, Luísa Semedo escolhe abdicar do cargo. “O racismo, o fascismo, o nazismo, o sexismo, a homofobia não são opiniões, são crimes”, sublinha a conselheira.

“Enquanto portuguesa, mulher, emigrante, antifascista, afrodescendente e mãe sinto-me diretamente atacada pela ideologia disseminada por este partido e pelo seu representante”, por isso, continua, “não posso ser a anfitriã e a interlocutora de quem me considera como inferior”, diz Luísa Semedo, que se apresenta no Facebook como “Presidenta de MigraCult”.

Segundo o Público, Luísa Semedo irá manter-se como conselheira das comunidades portuguesas em França até ao final do seu mandato.

ZAP //

13 Comments

    • Isso ainda era pior, porque o encontro iria ficar manchado pela discussão descabida em momento completamente impróprio.
      Além de que argumentar com energumenos não leva a lado nenhum!

    • Demite-se por MUITO, chama-se valores!
      E é preciso “tê-los” para fazer o que ela fez com o intuito de marcar publicamente uma posição.
      Falta na nossa politica pessoas com valores e coragem com os dela.

      • Valores Africanos?
        Há gente que não sabe o que diz, enm sabe o que faz. Andam “arrastados” pelos “Ventos” e lá vao dando uma patada aqui e um coice acolá e já se entem “civilizados”.

    • Ser antifascista quer dizer que é de esquerda?
      Ser contra energumeno do chega é ser de esquerda?
      Eu não sou de esquerda, considero-me de centro direita e aplaudo todas as causa que esta senhora enumerou.
      Isso faz de mim uma pessoa de esquerda?
      Só mesmo nessa tua cabecinha ôca, não é meu acéfalo?

      • Estranho que ela não tenha referido que também se recusa encontrar com a Joacine, a personagem mais racista que está na AR.
        Infelizmente continuam a referir o nazismo como crime mas não incluem o comunismo e não excluem partidos como o PCP e o BE que apoiam abertamente regimes ditatoriais e totalitários e ideologias e doutrinas responsáveis por milhoes de mortos (ainda mais que o nazismo).
        Acéfalos são os que não conseguem ver o mal da extrema esquerda e só se preocupam com “politicamente correto”.

      • Andas todo baralhado das ideias!…
        O BE apoia regimes ditatoriais e totalitários?
        Quais/quando?
        Mostra um exemplo
        Os EUA/Trump apoiam várias ditaduras/regimes totalitários (por exemplo, a Arábia Saudita, Quatar, Dubai/EAU, Honduras, Turquia, etc, etc); serão eles de extrema esquerda??
        Porque razão haveria o comunismo de ser crime?
        Crime é, tal como o Nazismo, o Estalinismo, o Maoísmo, o Franquismo, o Salazarismo, etc, etc!…
        .
        O Ventura é um palerma que só serve para fazer ruído e para constatar o óbvio sem qualquer solução para os problemas, mas concordo que a Joacine é bem pior (e no outro dia levou uma resposta à altura)!
        Também não percebi muito bem razão da demissão desta conselheira… provavelmente não tinha nada de útil para acrescentar e, sendo assim, mais vale ir andando!..

  1. Pois é, o chega só elegeu um deputado e a esquerda já está toda preocupada, por isso não sei como será quando for a quarta força política! Quanto à Sra. Luísa, que não tendo capacidade para defender os seus “valores” utiliza a via mais fácil, que é fugir (melhor do que mostrar que é xenófoba como muitas outras pessoas, que o são sem se darem conta). Quanto às opiniões sobre o André, não passa disso mesmo e cada um tem a sua, sem pensar num dos valores principais, que é o respeito pela opinião do outro (insulta-se, odeia-se, deseja-se a morte, critica-se, etc) e cada vez mais reparo que muita gente partilha das mesmas ideias, espalhando o ódio pelo mundo, atingindo os referidos “valores”, que dará cada vez mais voz a pessoas como o André, que depois do actual, será ó próximo PR.

  2. Para mim, a única coisa que destingue André Ventura dos demais deputados é que toda a gente parece ter medo dele ou tratá-lo de modo diferente. Até agora, não o ouvi ser nacionalista (ele diz-se Europeista) nem racista, nem sexista (já o ouvi pronunciar-se contra a tradição cigana de prejudicar as raparigas na educação. O que para mim, é o oposto).
    Ele também faz uma oposição muito melhor do que o PSD ou o CDS/PP (que não se destinguem nada bem do PS) e talvez por isso seja escolhido como alvo para quem tem um complexo de vítima.
    Mesmo se aceitarmos o rótulo de extrema-direita, o que me parece um pouco puxado. Olhando pelo lado ideológico, ambos os extremos são maus mas a extrema-esquerda (Staline, Chaves/Maduro) é e sempre foi muito pior para a democracia e para a própria população do que a extrema direita (Hitler, Trump). Ventura nunca terá o meu voto mas acho estas atitudes de “virgens ofendidas” um tiro no pé para quem as toma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.