Congressista dos EUA diz que ficou infetado com covid-19 por usar máscara

Louie Gohmert, representante republicano do Texas no Congresso dos Estados Unidos, que frequentemente anda pelo Capitólio desvalorizando a necessidade de usar máscara, está infetado com covid-19 – e culpa o facto de ter usar máscara.

O representante republicano do Texas, Louie Gohmert, que evitava a necessidade de usar máscara, deu positivo no teste à covid-19 antes de entrar na Casa Branca na quarta-feira. Em declarações aos jornalistas, o congressista disse que a culpa de estar infetado era de ter usado máscara.

Numa entrevista à KETK, Gohmert foi questionado porque é que enfatizava a importância de usar máscaras apenas quando se está infetado com o coronavírus, em vez de em todos os momentos em ambientes públicos e em qualquer ambiente fechado. conforme recomendado por cientistas, especialistas em saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Há muitas pessoas que acham que é ótimo fazer isso a toda a hora, mas não posso deixar de pensar que se eu não estivesse a usar tanto uma máscara nos últimos dez dias ou mais, pergunto-me mesmo se teria ficado infetado“, disse Gohmert, que foi visto nos seus escritórios, na Casa Branca e noutros locais a usar uma máscara de forma intermitente e a manter distância social dos outros.

“Mas eu sei, mover a máscara, colocá-a no lugar certo, devo ter colocado algum vírus na máscara que suguei. Provavelmente é o que aconteceu”, disse o congressista.

“É realmente irónico, porque, sabe, muitas pessoas fizeram um grande escândalo por eu não usar muito a máscara”, disse Gohmert. “Mas nas últimas duas semanas, usei máscara mais do que nos últimos quatro meses“.

O uso incorreto de uma máscara, incluindo tocar-lhe e ajustá-la em público, pode levar à exposição ao vírus. As máscaras são mais eficazes quando as pessoas não tocam no rosto. Porém, a afirmação de Gohmert de que esse cenário é “provavelmente” como ficou infetado é questionável, uma vez que os especialistas dizem que o vírus se espalha principalmente durante o contato pessoa a pessoa.

De acordo com o IFLScience, Gohmert disse, num vídeo publicado no Twitter, que é assintomático. “Sou assintomático: não tenho nenhum dos sintomas listados como parte do covid-19, mas aparentemente tenho o vírus Wuhan“.

No entanto, o consegressista insiste em defender que as pessoas apenas devem usar máscara para proteger os outros quando forem positivos, apesar de ser alguém com experiência de ser um potencial propagador assintomático.

Gohmert disse ainda que “a boa notícia é que em 10 dias mais ou menos deverei estar bastante imune”. Porém, até à data, não se sabe se as pessoas com covid-19 leve desenvolvem uma resposta imune para combater outras infecções, assim como ainda não se sabe quanto tempo durará a imunidade.

Em declarações à Fox News, citadas pela CNN, Gohmert disse que iria começar a tomar a hidroxicloroquina nos próximos dias. Vários estudos mostram que o medicamento antimalárico não ajuda pacientes com covid-19.

Após a notícia do teste positivo, um assessor de Gohmert entrou em contato com o Politico, alegando que o congressista repreende os funcionários por usar máscaras. “Louie exige que toda a equipa esteja no escritório, incluindo três estagiários, para que possamos ser um exemplo para a América de como abrir com segurança”, lê-se no email. “Pode perguntar-se com que frequência as pessoas foram repreendidas por usar máscaras”.

Os Estados Unidos têm assistido a um aumento significativo de novos casos, tendo ultrapassado as 150 mil mortes esta semana. As máscaras são uma medida preventiva que reduz drasticamente esse risco.

Qualquer pessoa em contato com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem de fazer testes à covid-19 regularmente. Porém, milhões de pessoas que não apresentam nenhum sintoma podem tê-lo e transmitir o vírus sem saber.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …