Congressista dos EUA diz que ficou infetado com covid-19 por usar máscara

Louie Gohmert, representante republicano do Texas no Congresso dos Estados Unidos, que frequentemente anda pelo Capitólio desvalorizando a necessidade de usar máscara, está infetado com covid-19 – e culpa o facto de ter usar máscara.

O representante republicano do Texas, Louie Gohmert, que evitava a necessidade de usar máscara, deu positivo no teste à covid-19 antes de entrar na Casa Branca na quarta-feira. Em declarações aos jornalistas, o congressista disse que a culpa de estar infetado era de ter usado máscara.

Numa entrevista à KETK, Gohmert foi questionado porque é que enfatizava a importância de usar máscaras apenas quando se está infetado com o coronavírus, em vez de em todos os momentos em ambientes públicos e em qualquer ambiente fechado. conforme recomendado por cientistas, especialistas em saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Há muitas pessoas que acham que é ótimo fazer isso a toda a hora, mas não posso deixar de pensar que se eu não estivesse a usar tanto uma máscara nos últimos dez dias ou mais, pergunto-me mesmo se teria ficado infetado“, disse Gohmert, que foi visto nos seus escritórios, na Casa Branca e noutros locais a usar uma máscara de forma intermitente e a manter distância social dos outros.

“Mas eu sei, mover a máscara, colocá-a no lugar certo, devo ter colocado algum vírus na máscara que suguei. Provavelmente é o que aconteceu”, disse o congressista.

“É realmente irónico, porque, sabe, muitas pessoas fizeram um grande escândalo por eu não usar muito a máscara”, disse Gohmert. “Mas nas últimas duas semanas, usei máscara mais do que nos últimos quatro meses“.

O uso incorreto de uma máscara, incluindo tocar-lhe e ajustá-la em público, pode levar à exposição ao vírus. As máscaras são mais eficazes quando as pessoas não tocam no rosto. Porém, a afirmação de Gohmert de que esse cenário é “provavelmente” como ficou infetado é questionável, uma vez que os especialistas dizem que o vírus se espalha principalmente durante o contato pessoa a pessoa.

De acordo com o IFLScience, Gohmert disse, num vídeo publicado no Twitter, que é assintomático. “Sou assintomático: não tenho nenhum dos sintomas listados como parte do covid-19, mas aparentemente tenho o vírus Wuhan“.

No entanto, o consegressista insiste em defender que as pessoas apenas devem usar máscara para proteger os outros quando forem positivos, apesar de ser alguém com experiência de ser um potencial propagador assintomático.

Gohmert disse ainda que “a boa notícia é que em 10 dias mais ou menos deverei estar bastante imune”. Porém, até à data, não se sabe se as pessoas com covid-19 leve desenvolvem uma resposta imune para combater outras infecções, assim como ainda não se sabe quanto tempo durará a imunidade.

Em declarações à Fox News, citadas pela CNN, Gohmert disse que iria começar a tomar a hidroxicloroquina nos próximos dias. Vários estudos mostram que o medicamento antimalárico não ajuda pacientes com covid-19.

Após a notícia do teste positivo, um assessor de Gohmert entrou em contato com o Politico, alegando que o congressista repreende os funcionários por usar máscaras. “Louie exige que toda a equipa esteja no escritório, incluindo três estagiários, para que possamos ser um exemplo para a América de como abrir com segurança”, lê-se no email. “Pode perguntar-se com que frequência as pessoas foram repreendidas por usar máscaras”.

Os Estados Unidos têm assistido a um aumento significativo de novos casos, tendo ultrapassado as 150 mil mortes esta semana. As máscaras são uma medida preventiva que reduz drasticamente esse risco.

Qualquer pessoa em contato com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem de fazer testes à covid-19 regularmente. Porém, milhões de pessoas que não apresentam nenhum sintoma podem tê-lo e transmitir o vírus sem saber.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ramalho desculpabiliza Vítor Fernandes e nega "relação especial" com Vieira

António Ramalho diz que as decisões sobre o crédito da Imosteps foram tomadas de forma colegial, descartando influência direta de Vítor Fernandes. Numa carta enviada aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, António …

Ao contrário do que se pensava, os cães sabem quando mentimos

Um novo estudo revela que, contrariamente ao que acontece com as crianças, os cães tendem a ignorar afirmações de pessoas que estão a mentir. Estas conclusões trazem uma nova luz sobre a forma como os …

Marques Mendes revela que especialistas vão propor fim das restrições horárias

No seu comentário semanal habitual, Luís Marques Mendes, deixou um alerta aos líderes políticos do país e fez uma revelação sobre o processo de desconfinamento - que deverá ganhar novas proporções esta semana. No Jornal da …

Governo assina hoje acordos de financiamento e empréstimo com a Comissão Europeia

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, assinam esta segunda-feira os acordos de financiamento e de empréstimo, relativos ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, entre …

Agosto pode ser o mês do alívio das restrições

Com metade da população com a vacinação completa, há espaço para rever as limitações atualmente em vigor. Em agosto podem ser ajustadas algumas medidas, como a limitação de horários no comércio e restauração. Raquel Duarte, pneumologista …

Café pode reduzir a probabilidade de apanhar covid-19

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos sugere que, além de dar energia, o café pode fornecer alguma proteção contra a covid-19. Um novo estudo da Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos, investigou …

Com a espessura de um só átomo, nasceu o íman mais fino do mundo

O íman não perde o magnetismo quando exposto à temperatura ambiente. A descoberta pode ser a chave para o aumento da capacidade dos dispositivos de memória e para o desenvolvimento da física quântica. Há uma nova …

Revelada formação estelar nunca vista na Via Láctea

Um estudo que utilizou dados de dois dos radiotelescópios mais poderosos do mundo revelou traçadores nunca antes vistos da formação de estrelas massivas. No comunicado da norte-americana National Radio Astronomy Observatory (NRAO), é possível ler que …

Novo método permite que painéis solares produzam mil vezes mais energia

Um novo método permite que os painéis solares produzam mais energia do que é habitual. A técnica passa pelo uso de cristais ferroelétricos, em vez de silício. Os investigadores da Martin Luther University Halle-Wittenberg (MLU) descobriram …

"Solo ciborgue" revela a metrópole microbiana secreta debaixo dos nossos pés

Uma equipa de investigadores criou um "solo ciborgue" para poder estudar como é que é a vida dos micoorganismos no solo debaixo dos nossos pés. Cave uma colher de chá do solo mais próximo e o …