Conferência de paz na Suíça. Putin ri-se do “grande circo”

1

(dr) Governo Russo

Encontro marcado para Junho: Rússia não quer participar ou não foi convidada? Presidente ri-se do assunto.

A Suíça vai realizar uma conferência internacional de alto nível sobre a paz na Ucrânia em 15 e 16 de junho, mas a Rússia não tenciona participar, anunciou na quarta-feira o governo suíço.

“Este é o primeiro passo para um processo de paz duradouro”, afirmou a Presidente da Suíça, Viola Amherd, numa conferência de imprensa em Berna, citada pela agência francesa AFP.

Amherd disse que não será assinado um plano de paz na conferência, mas que espera que se realize um novo encontro posteriormente. “Esperamos iniciar este processo”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, Ignazio Cassis, afirmou na conferência de imprensa que a Rússia não tenciona participar.

Cassis disse que a Rússia foi o primeiro país contactado, depois da Ucrânia, e que o encontro visa ajudar a traçar um caminho para a paz, na esperança de que Moscovo possa um dia juntar-se ao processo.

Não é possível alcançar um processo de paz sem a Rússia, mesmo que esta não esteja presente na primeira reunião”, afirmou.

Cassis disse que na primeira conferência poderá chegar-se a um acordo “sobre a melhor forma de convidar a Rússia” para a fase seguinte.

“Circo”

Mas o Governo da Rússia tem outra versão sobre o assunto.

Numa reação imediata ao anúncio da conferência, a porta-voz do Kremlin, Maria Zakharova, considerou a iniciativa como um projeto do Partido Democrata norte-americano, do Presidente Joe Biden.

“Por detrás de tudo isto estão os Democratas norte-americanos, que querem fotos e vídeos de um evento deste tipo para mostrar que o seu projeto “Ucrânia” continua vivo”, comentou Maria, na agência estatal TASS.

Entretanto Vladimir Putin também reagiu. E começou a rir-se, enquanto falava com Alexandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia.

“Estão a promover a ideia de realizar uma conferência de paz na Suíça. Nós não fomos convidados. E mais: acham que não temos nada para fazer lá“, começou por analisar o presidente da Rússia.

“Mas ao mesmo tempo dizem que, sem nós, é impossível tomar qualquer decisão. E como nós não vamos, isto é já um grande circo“, disse Putin, entre sorrisos.

O presidente repete que a Rússia nunca foi convidada para a conferência e agora “dizem que recusamos negociar”.

Tudo isto “até teria piada, se não fosse tão triste”, completou Putin.

O presidente assegura que a Rússia é a favor de um encontro para a paz – “mas não num formato que nos imponha qualquer tipo de esquemas que não têm nada a ver com a realidade”, avisou.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.