Condutor do INEM multado por excesso de velocidade quando ia para emergência

Vários técnicos do INEM têm sido multados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária por excesso de velocidade quando estão em missão de socorro urgente.

O Jornal de Notícias conta, esta quinta-feira, o caso de um condutor de uma moto do serviço de emergência médica que foi multado em 300 euros, apreensão de carta durante dois a 24 meses e retirada de três pontos quando se encontrava em missão de socorro urgente.

O técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica circulava a 139 quilómetros por hora numa mota de emergência, e a situação ocorreu no ano passado, no Algarve. No entanto, antes de ser notificado, António Barreto remeteu para a ANSR a declaração do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a comprovar que circulava em emergência.

O técnico do INEM disse ao diário que esta situação “é revoltante e ridícula”. “Se vamos salvar vidas, não estamos preocupados com radares.” Pedro Moreira, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica, sublinhou que estas queixas de multas “são diárias e acontecem de norte a sul do país”.

De acordo com o JN, “em abril, a ANSR determinou que os condutores dos veículos de socorro sejam identificados para serem notificados a pagar coima ou a apresentarem defesa por escrito. O INEM comprovava a emergência médica e pedia arquivamento”.

Mas, segundo o Correio da Manhã, apesar de o INEM identificar o condutor do veículo e enviar a justificação de emergência, a ANSR tem ignorado a situação.

Ao CM, fonte do INEM disse que a ANSR informou que iria rever os autos no sentido de passarem a possibilitar a justificação de marcha de urgência e, assim, o consequente arquivamento do processo.

Para avaliar esta situação, O INEM solicitou uma nova reunião à ANSR, que terá lugar na próxima semana.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de andarem a multar condutores do INEM em serviço de urgência (leia-se SALVAR VIDAS), seria bom que esses anormais multassem quem comete infracções ao código da estrada, nomeadamente aos artigos 48 e 49º. desse código que diariamente é desrespeitado por milhares de “encartados” da treta. Mete raiva ter de ler este tipo de situação! Raiva e apenas ridiculariza quem tem o descaramento de multar quem vai salvar uma (ou mais) vida(s), por excesso de velocidade, seja INEM, sejam Bombeiros. E quem de direito neste País (leia-se governo), não toma medidas contra esta ANORMALIDADE?

  2. Quando alguém da ANSR precisar, ou algum familiar desses senhores, de uma assistência urgente e ela demorar e souberem que foi porque o condutor foi escrupulosamente a seguir o código da estrada talvez se deixem destas anormalidades.
    Também sei que há condutores de ambulâncias que abusam da velocidade, só porque estão atrasados ou têm muitos serviços de doentes não urgentes para fazer. Tenho pena mas organizem-se de outra maneira e só aceitem os serviços que podem realmente fazer. Não pode pagar o justo pelo pecador.

  3. Bem…

    Esta previsto que qualquer ambulancia, EM EMERGENCIA, nao pague as multas por excesso de velocidade entre outras.

    A quem se vira a criticar as autoridades, lembrem-se disto:
    – Os radares detectam a velocidade pelo veiculo e matricula, nao faz distincao de tipo e “decoracao”.

    – Muitos “condutores” de ambulancias em nao emergencia abusavam, e abusam, quando nao era necessario apresentar justificacao (quantas ambulancias de transporte de doentes nao eram e sao multadas. Quando chega a multa vao aos hospitais tentar conseguir uma justificacao de que estavam a transportar sangue.

    Acho justo a multa e que depois seja “perdoada” desde que compovado de que o excesso de velocidade era por uma razao valida.

    Sabiam que uma ambulancia desde que em situacao de emergencia, pode passar na via verde, mesmo nao tendo o identificador, e quando chegar a multa ficam isentos de pagamento, desde que rocedam da mesma forma que para o excesso de velocidade.

  4. Mas para a caça à multa já se podem cometer excessos de velocidade, como é o caso dos senhores da PSP e GNR / BT ! Aí já não se olha a velocidades. E nem é preciso circularem com marcha de urgência assinalada, basta querer.

  5. Até já as autoridades colaboram com o cangalheiro! Se já temos um SNS cada vez mais de rastos vêm ainda estes deitar mais uns pozinhos para a desgraça do ser humano, que país maravilhoso!.

  6. Só espero que quando foram os carros de ministros ou do Presidente da República nas autoestradas sempre a “abrir” que procedam da mesma maneira.

  7. Senhor João Saraiva, será que não tem a noção do que acaba de e”escrevinhar”?
    Todos os Bombeiros que efectuam transportes de doentes não urgentes são multados quando encontrados em infracção por excesso de velocidade. Não justificação possivel para casos desses.
    Agora, quando em situações de emergência é caricato que um Bombeiro ou Operador do INEM seja multado por excesso de velocidade, quando ela é recomendada no transporte. Diga-se, em abona da verdade, que há transportes em que a alta velocidade não é recomendada. Mas isso todos os operadores de ambulâncias de socorro sabem perfeitamente e estão conscientes do fato.

RESPONDER

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …

"O emprego mais difícil do mundo" é português, não tem salário e procura "gente de fibra"

"O emprego mais difícil do mundo" é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para "gente de fibra". Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a …

Presidente do Turismo do Norte detido por suspeitas de corrupção

Melchior Moreira, presidente do Turismo do Norte, dois outros dirigentes da mesma entidade e dois empresários foram esta quinta-feira detidos pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, por suspeitas de corrupção, tráfico de influências e …