Condutor do INEM multado por excesso de velocidade quando ia para emergência

Vários técnicos do INEM têm sido multados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária por excesso de velocidade quando estão em missão de socorro urgente.

O Jornal de Notícias conta, esta quinta-feira, o caso de um condutor de uma moto do serviço de emergência médica que foi multado em 300 euros, apreensão de carta durante dois a 24 meses e retirada de três pontos quando se encontrava em missão de socorro urgente.

O técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica circulava a 139 quilómetros por hora numa mota de emergência, e a situação ocorreu no ano passado, no Algarve. No entanto, antes de ser notificado, António Barreto remeteu para a ANSR a declaração do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a comprovar que circulava em emergência.

O técnico do INEM disse ao diário que esta situação “é revoltante e ridícula”. “Se vamos salvar vidas, não estamos preocupados com radares.” Pedro Moreira, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica, sublinhou que estas queixas de multas “são diárias e acontecem de norte a sul do país”.

De acordo com o JN, “em abril, a ANSR determinou que os condutores dos veículos de socorro sejam identificados para serem notificados a pagar coima ou a apresentarem defesa por escrito. O INEM comprovava a emergência médica e pedia arquivamento”.

Mas, segundo o Correio da Manhã, apesar de o INEM identificar o condutor do veículo e enviar a justificação de emergência, a ANSR tem ignorado a situação.

Ao CM, fonte do INEM disse que a ANSR informou que iria rever os autos no sentido de passarem a possibilitar a justificação de marcha de urgência e, assim, o consequente arquivamento do processo.

Para avaliar esta situação, O INEM solicitou uma nova reunião à ANSR, que terá lugar na próxima semana.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de andarem a multar condutores do INEM em serviço de urgência (leia-se SALVAR VIDAS), seria bom que esses anormais multassem quem comete infracções ao código da estrada, nomeadamente aos artigos 48 e 49º. desse código que diariamente é desrespeitado por milhares de “encartados” da treta. Mete raiva ter de ler este tipo de situação! Raiva e apenas ridiculariza quem tem o descaramento de multar quem vai salvar uma (ou mais) vida(s), por excesso de velocidade, seja INEM, sejam Bombeiros. E quem de direito neste País (leia-se governo), não toma medidas contra esta ANORMALIDADE?

  2. Quando alguém da ANSR precisar, ou algum familiar desses senhores, de uma assistência urgente e ela demorar e souberem que foi porque o condutor foi escrupulosamente a seguir o código da estrada talvez se deixem destas anormalidades.
    Também sei que há condutores de ambulâncias que abusam da velocidade, só porque estão atrasados ou têm muitos serviços de doentes não urgentes para fazer. Tenho pena mas organizem-se de outra maneira e só aceitem os serviços que podem realmente fazer. Não pode pagar o justo pelo pecador.

  3. Bem…

    Esta previsto que qualquer ambulancia, EM EMERGENCIA, nao pague as multas por excesso de velocidade entre outras.

    A quem se vira a criticar as autoridades, lembrem-se disto:
    – Os radares detectam a velocidade pelo veiculo e matricula, nao faz distincao de tipo e “decoracao”.

    – Muitos “condutores” de ambulancias em nao emergencia abusavam, e abusam, quando nao era necessario apresentar justificacao (quantas ambulancias de transporte de doentes nao eram e sao multadas. Quando chega a multa vao aos hospitais tentar conseguir uma justificacao de que estavam a transportar sangue.

    Acho justo a multa e que depois seja “perdoada” desde que compovado de que o excesso de velocidade era por uma razao valida.

    Sabiam que uma ambulancia desde que em situacao de emergencia, pode passar na via verde, mesmo nao tendo o identificador, e quando chegar a multa ficam isentos de pagamento, desde que rocedam da mesma forma que para o excesso de velocidade.

  4. Mas para a caça à multa já se podem cometer excessos de velocidade, como é o caso dos senhores da PSP e GNR / BT ! Aí já não se olha a velocidades. E nem é preciso circularem com marcha de urgência assinalada, basta querer.

  5. Até já as autoridades colaboram com o cangalheiro! Se já temos um SNS cada vez mais de rastos vêm ainda estes deitar mais uns pozinhos para a desgraça do ser humano, que país maravilhoso!.

  6. Só espero que quando foram os carros de ministros ou do Presidente da República nas autoestradas sempre a “abrir” que procedam da mesma maneira.

  7. Senhor João Saraiva, será que não tem a noção do que acaba de e”escrevinhar”?
    Todos os Bombeiros que efectuam transportes de doentes não urgentes são multados quando encontrados em infracção por excesso de velocidade. Não justificação possivel para casos desses.
    Agora, quando em situações de emergência é caricato que um Bombeiro ou Operador do INEM seja multado por excesso de velocidade, quando ela é recomendada no transporte. Diga-se, em abona da verdade, que há transportes em que a alta velocidade não é recomendada. Mas isso todos os operadores de ambulâncias de socorro sabem perfeitamente e estão conscientes do fato.

RESPONDER

Os mais terríveis ditadores genocidas têm um incompreensível lado fofinho

Os governos autoritários estão em ascensão. Um estudo do instituto alemão Bertelsmann Stiftung chegou à conclusão de que mais mil milhões de pessoas  vivem hoje sob ditaduras do que há quinze anos. O instituto analisou a qualidade …

Morreu o líder dos talibãs paquistaneses. Foi "assassinado pelos infiéis"

Os talibãs paquistaneses reconheceram este domingo a morte do seu líder, Maulana Fazlullah, morto na semana passada no Afeganistão por um drone do exército americano, e anunciaram ter nomeado um novo chefe. "É fonte de orgulho …

Bruno (com o ordenado congelado) recua e vai impugnar AG

Bruno de Carvalho, que este sábado foi destituído de presidente do Sporting pelos sócios em Assembleia-Geral, diz agora que vai impugnar a reunião e pretende apresentar-se às eleições, previstas para 8 de setembro. 15 horas depois …

A palavra de Costa não pode valer menos que a Constituição

O dirigente e deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares defendeu este domingo, a propósito dos impostos sobre os combustíveis, que a palavra do primeiro-ministro, António Costa, não pode valer menos do que a letra da …

Novo teste não invasivo usa a luz para identificar a malária

Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o ‘Matibabu’, palavra suaíli para "tratamento". "O Matibabu é um exemplo …

Inglaterra vs Panamá | Goleada histórica para todos

Aqui está a maior goleada do Mundial até ao momento e o resultado inglês mais gordo da sua história no torneio. A Inglaterra fez a festa frente à frágil selecção do Panamá e venceu por concludentes …

Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube. O presidente da Comissão de …

Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que …

Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um "estúpido filho da mãe" durante uma cimeira na cidade de Davao. Referindo-se ao conceito católico …

32 anos depois, a genealogia genética tramou o assassino de Michella

O mistério da agressão sexual seguida de homicídio de uma adolescente americana em 1986 foi resolvido, 32 anos depois graças a uma técnica inovadora da genealogia genética, anunciaram este domingo as autoridades do estado de …