Vão abrir concursos para mais de 2 mil enfermeiros especialistas, gestores e farmacêuticos seniores

O Governo vai avançar com o preenchimento de 2.160 postos de trabalho para categorias superiores de carreiras especiais da saúde.

O Executivo deu luz verde à abertura de concursos para 1.383 enfermeiros especialistas e 522 enfermeiros gestores. Vão ainda ser lançados concursos para farmacêuticos assessores seniores (20), farmacêuticos assessores (80) e técnicos superiores de saúde (25 para assessor superior, 40 para assessor e 90 para assistente principal).

O despacho foi publicado esta quinta-feira em Diário da República.

De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo “permitir o gradual reequilíbrio da hierarquia interna das carreiras, conferindo aos respetivos trabalhadores uma perspetiva de futuro no seio do Serviço Nacional de Saúde, retomando-se o normal desenvolvimento das carreiras”.

O Público explica, no entanto, que vai ser necessário publicar os despachos para cada um dos grupos, com a distribuição das vagas a preencher por estabelecimento de saúde, o que será feito “posteriormente” e “em função das necessidades dos diversos serviços e estabelecimentos de saúde”.

Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse ao diário que a abertura deste tipo de concursos não acontecia desde 2009, “porque durante o período da troika ficou tudo congelado“.

“Esta é uma ótima notícia na perspetiva de permitir que os enfermeiros tenham expectativas de desenvolvimento profissional. Só peca por tardia. E vamos ver qual é o número [de vagas abertas]”, acrescentou dirigente sindical, que esta quinta-feira desconhecia o total de postos de trabalho abertos nestes concursos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.