Concurso para formadores do IEFP exigia licenciatura a cabeleireiros, costureiros e cozinheiros

A Associação Portuguesa de Formadores criticou o concurso aberto pelo IEFP que exigia licenciatura aos formadores, deixando vários candidatos de fora.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu 394 vagas para admitir alguns dos formadores excluídos do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP). O concurso exige que os candidatos tenham licenciatura, o que levou a duras críticas ao IEFP, escreve o jornal Público.

Os casos de formadores que dão cursos de estética, cabeleireiro, cozinheiro ou costureiro são os que mais revolta têm gerado, uma vez que o grosso dos candidatos não tem este nível de habilitações literárias.

Como tal, a Associação Portuguesa de Formadores (APF) enviou uma carta à ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, pedindo uma reunião para debater este assunto.

“Há vagas para as quais os formadores não podem concorrer porque não têm licenciatura, que nunca foi um requisito para dar formação e não deveria ser um requisito do concurso”, diz a presidente interina da associação, Gabriela Serrão, em declarações ao Público.

A APF considera que exigir uma licenciatura a formadores de áreas como a estética e a culinária não faz sentido e considera-a “discriminação negativa”.

“Existem 172 vagas abertas para a componente tecnológica, a que muitos formadores não poderão concorrer, ou por terem apenas o nível secundário, o nível IV ou até mesmo um bacharelato”, alerta ainda Gabriela Serrão.

Nem todos os centros de formação abriram vagas, razão pela qual alguns formadores veem-se obrigados a concorrer para centros distantes da sua casa ou a não concorrer de todo.

Além disso, a APF salienta que não existem vagas nos centros de formação onde os formadores têm dado disciplinas como português, inglês ou matemática.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …