Concurso para formadores do IEFP exigia licenciatura a cabeleireiros, costureiros e cozinheiros

A Associação Portuguesa de Formadores criticou o concurso aberto pelo IEFP que exigia licenciatura aos formadores, deixando vários candidatos de fora.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu 394 vagas para admitir alguns dos formadores excluídos do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP). O concurso exige que os candidatos tenham licenciatura, o que levou a duras críticas ao IEFP, escreve o jornal Público.

Os casos de formadores que dão cursos de estética, cabeleireiro, cozinheiro ou costureiro são os que mais revolta têm gerado, uma vez que o grosso dos candidatos não tem este nível de habilitações literárias.

Como tal, a Associação Portuguesa de Formadores (APF) enviou uma carta à ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, pedindo uma reunião para debater este assunto.

“Há vagas para as quais os formadores não podem concorrer porque não têm licenciatura, que nunca foi um requisito para dar formação e não deveria ser um requisito do concurso”, diz a presidente interina da associação, Gabriela Serrão, em declarações ao Público.

A APF considera que exigir uma licenciatura a formadores de áreas como a estética e a culinária não faz sentido e considera-a “discriminação negativa”.

“Existem 172 vagas abertas para a componente tecnológica, a que muitos formadores não poderão concorrer, ou por terem apenas o nível secundário, o nível IV ou até mesmo um bacharelato”, alerta ainda Gabriela Serrão.

Nem todos os centros de formação abriram vagas, razão pela qual alguns formadores veem-se obrigados a concorrer para centros distantes da sua casa ou a não concorrer de todo.

Além disso, a APF salienta que não existem vagas nos centros de formação onde os formadores têm dado disciplinas como português, inglês ou matemática.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …