Tribunal chumba compra de 8,3 milhões no Exército. Júri escolheu a opção mais cara

José Sena Goulão / Lusa

O Tribunal de Contas chumbou um contrato no valor de 8,3 milhões de euros, assinado há três meses, para a compra de 1.485 monóculos de visão noturna.

A TSF escreve que o tribunal entende que o júri ignorou os pareceres dos peritos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e optou pela proposta mais cara, violando assim a lei.

O concurso arrastava-se há dois anos e, segundo o acórdão ao qual a rádio teve acesso, a decisão do júri é criticada. Vai ser agora aberto um novo processo.

No acórdão lê-se que foi utilizada uma fórmula “pouco transparente”, violando vários artigos do Código dos Contratos Públicos. O critério usado foi o da melhor relação qualidade-preço, mas a opção de idêntica qualidade e que permitia ao Estado poupar 667 mil euros não foi escolhida.

“Dada a elevada tecnicidade dos equipamentos a adquirir, o júri do concurso foi apoiado, no exercício da sua função, por peritos designados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)”, esclarece o Tribunal de Contas.

O acórdão explica que o júri acabou por “desconsiderar na totalidade o relatório apresentado pelos peritos da FCUL e os respetivos testes laboratoriais”.

De acordo com a TSF, se não fosse ignorado o teste dos peritos da FCUL, o Tribunal de Contas refere que a proposta perdedora ficaria empatada no critério do “mérito técnico”, num desempate que seria decidido a favor da proposta mais barata.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Falta agora fazer a investigação que se impõe, para saber as “ligações amorosas” entre os elementos do “júri” e a empresa que seria beneficiada com mais esta escolha. Ou alguém acredita que estes 600.000 euros não iam ser divididos por uns quantos?

  2. Ainda mais quando o critério de escolha era a proposta de “melhor relação qualidade-preço” coisa que, muitas vezes, o CCP não “gosta” preferindo, singelamente, o mais baixo preço. Assim, haveria toda a possibilidade de avaliar o mérito técnico primeiro.
    O que me espanta mais é esta aquisição estar sujeita a visto do TC, usualmente as despesas da Defesa são classificadas como “secretas”.
    Mas a notícia só traz a versão Tribunal de Contas que, algumas vezes, também tem a mira desajustada 🙂

    A propósito mas não que se aplique ao caso, temos um Tribunal de Contas mas não um “Tribunal das Decisões”, quantas vezes a questão está na própria decisão de aquisição e/ou na determinação do preço base…Exactamente como indicado para as lanchas da GNR.

RESPONDER

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …